Os desafios da saúde pública no Brasil

  • 1

Em um episódio de Grey’s  Anatomy, que se passa em Seattle, Estados Unidos, o pai de uma garotinha não tem dinheiro para pagar um procedimento de emergência para ela, e a médica, Meredith Grey, falsifica o formulário de plano de saúde e coloca o nome de sua própria filha para salvar a garota enferma. Fora dos filmes e séries, no Brasil, Existe o Sistema Único de Saúde (SUS) que foi instituído pela Constituição Federal em 1988, mas apresenta falhas na sua cobertura, especialmente no interior, fazendo com que os hospitais das capitais fiquem lotados. Sendo assim, é necessário medidas para resolver o problema.

 

O SUS é um sistema que tem como objetivo proporcionar a saúde como direito de todos, mas apresenta muitas falhas nos atendimentos e na cobertura, fazendo com que os hospitais fiquem super-lotados, agravando as condições de saúde no país. Os Dados do Tribunal de Contas da União (TCU) indicam que 64% dos hospitais estão sempre com superlotação. Apenas 6% nunca estão cheios. Outrossim, é a falta de atendimento nos interiores, onde muitas vezes, os enfermos precisam ir às capitais para receber atendimento, devido a falta de médicos, tal fato colabora ainda mais para a superlotação. Isso mostra que SUS precisa aumentar e melhorar a sua cobertura para evitar tais problemas.

 

Além disso, a falta de recursos financeiros e gestão inadequada, fazem com que esse problema permaneça sem resolução, já que a falta de equipamentos, de hospitais nos interiores e capitais e  profissionais capacitados para a atuar e  gerenciar o sistema causam estagnação nesse impasse. Outra questão a ser discutida é a falta de Médicos capacitados para atender no SUS, já que a saúde nesse sistema não é vista como mercadoria e sim como um direito.

 

Portanto, o Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Economia precisam destinar maior porcentagem dos impostos para a Saúde Pública, por meio de um Projeto de Lei, entregue à Câmara dos Deputados, onde pelo menos cinquenta por cento dos impostos precisam ser destinados para o SUS.Além disso, segundo o Filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele, sendo assim, o Ministério da Saúde deverá capacitar todos os profissionais que atuam ou irão atuar no SUS para que haja um atendimento com qualidade respeitando os princípios desse sistema, melhorando, dessa forma, a saúde pública no Brasil.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, tudo bem? “Let’ s go!!”

    A sua introdução está muito boa, bem desenvolvida e articulada;

    O seus desenvolvimentos estão bons, porém falta desenvolvimento no assunto ( principalmente do D2) e usar mais conectivos e

    A sua conclusão está muito boa também você soube pontuar as soluções do problema de maneira clara, objetiva e organizada.

    Espero ter ajudado, não sou expert no assunto. :)

    • 1
  2. Olá! Sua redação foi muito bem estruturada, soube desenvolver o tema e não fugiu dele. Ao meu ver você teve dificuldade em argumentar, seu desenvolvimento boas ideias, mas a argumentação é essencial. Sua conclusão ficou ótima!

    PONTOS PARA TER ATENÇÃO:
    Trabalhe no desenvolvimento de argumentos
    Utilizar mais conectivos
    Bons estudos!!

    • 1
  3. Olá! De acordo com as competências do ENEM:

    C1: 160
    Teve mais de dois desvios gramaticais!
    C2: 200
    Não fugiu do tema! Parabéns!
    C3: 160
    Muito repertório e pouca argumentação! Especialmente no D2, o texto soa expositivo, e ele deve ser argumentativo.
    C4: 120
    Poucos conectivos! Procure apresentar mais conectivos, principalmente no desenvolvimento.
    C5: 200
    Proposta de intervenção completa.

    Nota final: 840
    A redação está boa, gostei da introdução, apenas acho que tem que melhorar a argumentação e apresentar mais conectivos. Bons estudos e abraço :)!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.