Iniciante

OS DESAFIOS DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA

  • 0

No período pré-cabralino, a população indígena que habitava o território brasileiro já enfrentava enfermidades em suas comunidades, isso se agravou ainda mais com a chegada do portugueses, os quais trouxeram consigo graves doenças. Desde então, no decorrer da história, foram feitas inúmeras ações para com a saúde do Brasil, e hoje o sistema público responsável por esse setor enfrenta grandes desafios a serem superados. Sob esse raciocínio, entende-se que a deficiência da saúde pública brasileira ocorre não só em razão do mau gerenciamento, como também da falta de investimentos destinada ao setor.

Destaca-se, primeiramente, a deficiência e a mau qualificação daqueles encarregados pela administração do sistema. A exemplo disso, é válido abordar dados do Tribunal de Contas da União (TCU), os quais revelam que 64% dos hospitais brasileiros estão sempre em estado de superlotação. Ademais, constantes filas formadas nas unidades de saúde, longas esperas para atendimentos ou exames, evidenciam o quanto os responsáveis pela gerência do setor não cumprem o seu trabalho de forma satisfatória. Contribuindo, dessa forma, para um sistema insuficiente, e que não atende à população de forma adequada.

Paralelo a isso, a pequena verba que é destinada à saúde pública, é motivo da grande precariedade presente. Programática essa, já constatada pelo Conselho Federal de Medicina, o qual afirmou em sua pesquisa de 2018, que os investimentos voltados a saúde brasileira, ao contrário dos atuais 2,98%, deveria corresponder a 10% do PIB econômico. Como consequência disso, a falta de recursos e equipamentos, juntamente com a infraestrutura deficitária dos hospitais, são reflexos do grande desequilíbrio entre o pouco valor investido e a quantidade dos pacientes a serem assistidos.

Tendo em vista o que foi exposto, é necessário, portanto, medidas que busquem solucionar os entraves da saúde pública brasileira. Logo, cabe ao Ministério da Saúde em parceria com o Governo Federal promover a substituição do gerenciamento do setor, por meio da contratação de profissionais plenamente capacitados para tal. Além disso, é preciso urgentemente do aumento significativo da verba investida, a fim de que haja a certeza e a devida qualidade dos serviços oferecidos.  Só assim, a situação da saúde dos tempos passados não irá se repetir na realidade atual dos habitantes do Brasil.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá
    Sua redação tem uma base, porém é perceptível a falta de aplicação de conhecimento em outras áreas, é sempre bom citar livros, alguma serie televisiva e principalmente filósofos, que retratam algum pensamento ou realidade que pode entrar em concordância com o fato histórico. A erros gramaticais pouco visíveis, como excesso de virgula,e tomar cuidado com crase.
    Um fato importante a ser discutido é a falta de aprofundamento na proposta de intervenção (solução para o problema) que não é 100% eficaz, é necessário uma proposta mais impactante.
    Entretanto, é uma redação com grande potencial.

    • 0
  2. Ficou muito boa a redação, usou recursos de estatísticas, seus argumentos foram gradativos e a estrutura do texto está muito boa.
    Acredito que sua conclusão poderia ter sido mais a altura das demais partes do texto, mas não ficou ruim poderia ter ficado excelente. Está no caminho certo, é isso mesmo, essa redação teria uma nota satisfatória.

    • 0
  3. Olá
    A redação no geral está muito boa, parabéns. Vi só pequenos erros de concordância( não sei se foi na hr de você digitar), e erro de crase. Mas a estrutura está perfeita.
    Só recomendo utilizar alguns contextos históricos nos desenvolvimentos ou alguma citação, pois é mais fácil de recordar do que dados estatísticos.E tendo em vista que os textos motivadores podem, por vezes, não trazer os dados que queremos ou precisamos. Mas fica a seu crítério.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.