Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente.

  • 0

A relação do homem com o meio ambiente antecede desde o princípio de tudo tendo como um marco a Revolução industrial em 1760, onde houve grandes mudanças na mão-de-obra e na migração da população para os centros urbanos, gerando mais lixo e aumentando a contaminação de recursos como a água e o ar. Bem como na atualidade, este problema ainda é real pelo grande desmatamento ao meio ambiente e elevações de emissões tóxicas de gases que aumentam processos naturais, tendo por consequência a degradação ambiental.

Primeiramente é válido citar como o desmatamento têm se alargado por todo o Brasil uma vez que, existe a falta de medidas proeminentes a este excesso de desarborização. De acordo com o site ”Educa Mais”, o ano de 2019, apresentou cerca de 30% a mais de desflorestamento que o ano anterior na Amazônia, comprovando como a cada ano se engrandece a quilometragem de desaparecimentos florestais motivado por ações humanas, favorecendo a perda de habitat de vários animais por conseguinte a decaída na biodiversidade da fauna e da flora brasileira, as mais afetadas por tal desgaste.

Outrossim a esta problemática temos a intensificação de processos naturais que precisam acontecer como o efeito estufa, no qual é absorvido por gases existentes na atmosfera, a questão que o implica tornando-o um grande estorvilho é o aumento significativo de tais gases por ações humanas que usam de energias não renováveis concentradas em gás carbônico, tendo por consequência uma elevação de temperatura promovendo o aquecimento global. Tal acontecimento implica em várias esferas ambientais como a desertificação, e alterações nas chuvas e nos níveis oceânicos.

Logo mediante o apresentado se faz necessário medidas interventivas para sanar tais desafios. Urge que o Governo Federal invista em legislações de proteção a áreas ambientais, além de reeducar a sociedade para a ideia de reflorestamento, por meio de recursos midiáticos mostrando sua importância, como também incentivar o uso de combustíveis renováveis e a reciclagem a fim de reduzir tal desflorestamento e auxiliar na barragem de emissões tóxicas, visando a mudança histórica ambientalista  que regride desde o princípio tendo como estopim a Revolução Industrial e suas consequências.

 

Se possível corrigir de acordo com as competências do enem, obrigada :)

Compartilhar

2 Correções

  1. As vezes me perdi ao ler por conta das vírgulas aconselho revisar isso melhor porque facilita no entendimento. Ao mais achei a redação interessante . A argumentação está pertinente.
    Daria uns 900 a 960. Essa é minha opinião humilde, não sou professora mas espero ter te ajudado. Boa sorte

    • 1
  2. introdução:
    tiraria a palavra “tudo” da primeira linha, acho que “desde o principio” ja da para entender
    faltou uma vírgula depois do TUDO
    virgula entre o numero 1760: revolução industrial, em 1760,…
    troque onde por EM QUE
    nao acho que o conectivo BEM COMO ficou bom, eu trocaria por: no contexto atual

    d1: faltou uma virgula depois do conectivo inicial
    tem com acento é no plural, o que nao é o caso,logo, nao se coloca acento

    d2
    faltou virgula apos o conectivo inicial

    conclusao:
    nao tem sentido colocar LOGO MEDIANTE. É melhor colocar: LOGO/ DIANTE DO EXPOSTO faz necessário…
    EU daria entre 920 e 940

    Lembrando: nao sou professor, minhas dicas sao apenas construtivas, o que eu faria

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.