OS DESAFIOS DA RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E O MEIO AMBIENTE

  • 1

Em “Planetas”, comercial da empresa MercadoLivre, demonstra a procura de planetas nos quais o ser humano conseguiria se adaptar. Sendo assim, reflexão proposta pela propaganda é: “A gente vive buscando em outros planetas o que não valorizamos no nosso”. Atualmente, muito se investe em tecnologias na exploração de outros planetas habitáveis para raça humana, em contrapartida, pouco se aplica na preservação da Terra. Neste contexto, o desmatamento tem grande participação no deterioramento do globo, sendo seus principais causadores no Brasil: a Pecuária, Agricultura e exploração madeireira ilegal.

Em primeiro plano, está a exploração madeireira ilegal, causada pela baixa fiscalização das terras. A esse respeito, vale ressaltar que esses terrenos estão sob custódia do Estado. Devido à baixa fiscalização desses, e a falta de aplicação de uso, tornam-se alvos de Fazendeiros, que muitas vezes cometem o ato de “grilagem”, esperando aumentar a autenticidade, ao auto fabricarem documentos que comprovem a posse da área.

Por conseguinte, território esses que são explorados na maioria das vezes para a criação de gado. A respeito disso, a Pecuária é um dos principais causadores do Efeito Estufa em escala mundial, pois o gado solta gases (CH4) que ajudam a armazenar o calor atmosférico, aumentando assim, as ocorrências de mudanças climáticas. Além do que, há um alto custo para o mantimento do animal com: água, pasto e ração.

Nesse sentido, o segundo maior uso desses terrenos são para a Agricultura. Agricultura a qual é aplicada predominantemente para fabricação de ração para bovinos. Contudo, uma parcela menor, em sua maioria, é usada para a plantação de soja e milho. De outra parte, há a falsa ideia do Agricultor de que, produtividade é implicitamente correspondente com o tamanho da área de plantio. Segundo dados colhidos em 2005-16 pelo Instituto de Economia Agrícola, tal pensamento é infrutífero.

Dado o exposto, é imprescindível que haja investimentos em tecnologia e medidas para desaceleramento do desmatamento. Portanto, cabe ao Ministério da Tecnologia e Ciências, investir em pesquisas/profissionais a fim de desenvolverem técnicas que aumentem produtividade do solo, e a diminuição de Metano emitido pelo gado. Além disso, deve-se conscientizar a população sobre a redução do consumo de carne — como o movimento “Segunda Sem Carne”. Cabe também ao Estado, a fiscalização de Frigoríficos ilegais, e a dar utilidade para os terrenos, demarcando áreas Indígenas ou Quilombolas.

Compartilhar

3 Correções

  1. Caro colega…
    1 – (160) Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenção da escrita.
    * “mercado Livre” se escreve separado.
    2 – (160) Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição argumentação e conclusão.
    * você pode melhorar sua redação se trouxer outros tipos de conhecimentos para seu texto, citação de autores, livros e filmes que possam tornam a sua argumentação um pouco mais fruída.
    3 – (160) Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    4 – (200) Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    4 – (160) Elabora bem a proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada a discussão desenvolvida no texto.
    * seu texto pode ficar melhor se você escolher falar mais a respeito da intervenção, como por exemplo custos, onde, quando e como.
    total: 840 pontos
    meus parabéns, espero ter ajudado!

    • 1
  2. Sua redação está ótima. Na minha opinião você desenvolveu muito bem o tema, o único erro que encontrei foi na conclusão . O seu primeiro argumento fala sobre a Falta de fiscalização das terras do estado, só que na conclusão você não cita esse problema. Com base em todas as redações que já li, acredito que essa ganhe uma nota de 800 até 960.

    • 1
  3. A redação está ótima.
    A introdução possui a estrutura corretá, mas as palavras “Pecuária ” e a “Agricultura ” ,o certo seria pecuária e agricultura escritas com letras minúsculas .
    Nos desenvolvimento seus 1 e 2 faltaram repertório sociocultural, como, algum dado,citação, alusões e etc.
    Na redação do enem , eles só avaliam só uma Proposta de intervenção, que é a que tiver mais completa, na sua redação possui 3 proposta, na qual a mais completa é a primeira.
    São 5 elementos ( AGENTE,AÇÃO, MODO,OBJETIVO E FINALIDADE), na sua possui apenas 3 ,portanto está incompletal, e faltou o fechamento do texto (que é a finalidade. )
    Ex:” Desse modo, o desmatamento no Brasil vai diminuir. ……….
    Mas a sua redação possui muitos pontos positivos, tem uma ótima estrutura e aprofundamento no tema.É um texto coeso e bem articulado e argumentativo.
    Notas :
    Competência 1- Domínio da norma escrita:160
    Competência 2-Compreender o tema:200
    Competência 3- Selecionar argumentos em defesa do seu ponto de vista:160
    Competência 4 :Estrutura do texto:200
    Competência 5-Proposta de intervenção:160
    Nota final: 880
    Parabéns e boa sorte na sua jornada!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.