Os Egípcios foram um povo totalmente dependente da natureza, a sua sobrevivência no deserto estava diretamente ligada ao Rio Nilo que possibilitava à agricultura naquela região. Além disso, a preservação e o culto à natureza eram comuns a esse povo. Hodiernamente, o cenário é diferente, a relação saudável entre homem e o meio ambienhe enfrenta desafios como a Poluição ambiental e a exploração demasiada dos recursos naturais.
De início, cabe resaltar que o ser humano é um dos maiores responsáveis pela poluição ambiental.Isso porque, a forte demanda dos meios industriais influênciadas pelo Consumismo afetam o ambiente, a poluição do ar e o desmatamento são só exemplos dessa devastação. A Obsolescência Programada é o ato de empresas que inviabilzam o tempo de uso de um produto para que os indivíduos sejam obrigados a recorrerem a outro.Dessa forma, exigindo mais produção das indústrias e atenuando o problema da poluição.
Ademais, a Alta exploração dos recursos ambientais é responsável por endurecer a relação Homem-Natureza, haja vista que para obter matéria-prima o ser humano causa uma destruição ao meio ambiente sem precedentes.Diante disso, o filme “Avatar”, de 2009, narra como a humanidade esgotou os recursos da Terra e em decorrência disso busca invadir e explorar os recursos de um planeta chamado Pandora,habitado pelos Na’vis,que os enfrentam para defenderem seu lar.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para resolver o impasse. Assim cabe ao Governo Federal firmar parcerias público-privadas com indústrias e empresas, concedendo subsídios para estas utilizarem formas mais limpas em seus métodos. Paralelamente, o Ministério do Meio Ambiente deve propor campanhas midiáticas e ações como o reflorestamento de áreas devastadas e limpezas de Rios e Manancias com o apoio da população; e só assim o homem atual se aproximará da preservação ambiental efetuada pelos antigos povos.
Se puderem dar nota modelo Enem eu Agradeço, mas de qualquer forma eu vou agaradecer a avaliação tendo ela nota ou não
marisancmt
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 140
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 1640
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 160
cajuína
Olá!! Passando para dar apenas algumas dicas ;)
* Sua introdução ficou boa, mas tenta sintetizar ela e deixa-lá mais direta sem esse “Ademais”.
* Parágrafo 1:
Não está bem estruturado. Os argumentos ficaram meio vagos, aparentando estarem colocados mas sem aprofundamento e explicações. Acredito que isso tiraria alguns pontos de coerência, pois ficou meio confuso.
* Parágrafo 2:
O repertório ficou bom, mas também ficou superficial, sem aprofundamento e não foi bem produtivo.
* Conclusão:
Não ficou bem detalhada, não apresentou clareza e coerência da proposta.
Na primeira faltou responder a finalidade.
Na segunda proposta só respondeu o “Quem e o que”.
– para o enem uma proposta bem detalhada já é o suficiente e garante os pontos de detalhamento.
A proposta não retomou a tese.
* Não sou boa em notas mas daria 620 para sua redação
C1: 140
C2: 140
C3: 120
C4: 140
C5: 80
BONS ESTUDOS :)
Elieldeazevedo
Boa noite, Yago! Tudo bom?
Vamos à correção:
————
1° Parágrafo: Você fez correto em apresentar um conhecimento legitimado para em seguida apresentar sua tesa. Porém, lembre-se que esse também é um parágrafo de introdução ao tema. É importante que você cite nele todas as palavras chave (nesse caso são: Desafios, relação, homem e meio ambiente), para contextualizar o assunto. Você fez muito bem em apresentar duas problematizações para desenvolver nos outros parágrafos. Muito bem!
————-
2° Parágrafo: Seu segundo parágrafo está bem desenvolvido. Muito bem! Faltou apenas você finalizar suas ideias. Pense que cada parágrafo é um pequeno texto, então deve ter introdução, argumentos e conclusão em cada. Você também usou “atenuando”, evite gerúndios na redação, eles são usados especialmente em apresentações.
————-
3° Parágrafo: Esse parágrafo também está bom, faltou somente apresentar uma conclusão para ele (mesmo erro do segundo parágrafo).
————-
4° Parágrafo: Nesse parágrafo, você deve apresentar, além da conclusão, uma proposta de intervenção. Lembre-se, a quantidade de propostas não é tão importante, o mais importante é que sejam propostas boas, contendo AGENTE, AÇÃO, MEIO e EFEITO esperado.
Você citou duas propostas:
Na primeira você apresentou o agente, ação e meio, faltou apresentar os efeitos esperados.
Na segunda você apresentou agente e ação, faltou o meio e os efeitos esperados.
————
Análise geral:
Você apresenta um bom conhecimento acerca das redações no modelo ENEM, além dos problemas descritos acima, você cometeu alguns desvios de escrita (provavelmente foram somente erros de digitação).
————
Vamos às notas pelos critérios do ENEM, elas estão formuladas de 0 a 5 por competência, sendo que cada uma delas valem 200 pontos.
————
Competência I
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. NOTA entre 3 e 4 (somente por conta dos erros de digitação)
Competência II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. NOTA entre 4 e 5
Competência III
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. NOTA 4
Competência IV
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. NOTA 4
Competência V
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. NOTA 3
————
Nota média: 760
————
Você está indo muito bem! Continue praticando.
VanessaA
O texto estar bem estruturado na divisões de paragrafo. Entretanto, apresenta algumas divergência de opinião ao longo do texto, prejudicando assim a compreensão do texto. Acredito que uma projeção de escrita com ideias delimitadas antes do texto poderia lhe auxiliar melhor.
A proposta de intervenção ficou meio vaga, seria importante explica a função de cada órgão e assim complementar mais.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa- 140
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo 140
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 100
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 180
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural 140
blreeanal
1º parágrafo:
– […] diretamente ligada ao Rio Nilo(,) que possibilitava […]
– apresentou um bom conhecimento, usou bem os conectivos, parágrafo está relativamente organizado apresentando a tese, problematização e contextualização do tema.
2º parágrafo:
– erro: “Isso porque” (no início da segunda frase). Opte por: “Nesse sentido”.
– a terceira frase não faz concordância com o restante do parágrafo, você não fez uso de conectivo ao iniciar a frase.
3º parágrafo:
– você está repetindo muito as palavras homem e natureza, opte por indivíduo e holocenose.
– faça conexão do repertório com o tema.
4º parágrafo:
– apresentou o agente, o que vai fazer, como vai fazer, o meio que vai utilizar, mas falhou no detalhamento.
– foi uma boa você fazer referência ao seu repertório no inicio do texto.
C1: 160.
C2: 200.
C3: 120.
C4: 120.
C5: 160.
total: 760.