(Estou estudando para a redação da EAOAP, banca FAB (Aeronáutica). Nela não há necessidade de uma proposta de intervenção, não é nem aconselhável. A redação é dissertativa-argumentativa, no máximo 30 linhas. O candidato começa com 1000 pontos e vai perdendo pontos de acordo com esses quesitos:
I EXPRESSÃO:
Pontuação, ortografia, caligrafia, vocabulário,
acentuação gráfica e morfossintaxe = 0,2000 por cada erro
cometido relacionado a cada
um dos aspectos avaliados.
II ESTRUTURA:
Paragrafação = até 0,5000 por cada erro
cometido.
III CONTEÚDO:
Pertinência ao tema proposto = até 1,5000.
Argumentação coerente = até 1,5000.
Informatividade = até 1,5000.)
(O erro ortográfico idêntico será computado apenas uma vez.)
Segue a redação:
No filme “Wall-E, é retratado o grande acúmulo de lixo no planeta, transformando este em ambiente inóspito. Na narrativa, fica claro o descaso da sociedade frente à reciclagem desses resíduos sendo influenciado pela ilusória necessidade de consumo. Fora da ficção, vê-se, de fato, que os desafios do descarte correto de lixo no Brasil são decorrentes do alheamento dos cidadãos a questão supracitada e da falta de aparatos governamentais na realização e propagação de projetos. À vista disso, faz-se necessária a tomada de medidas para a dissolução da problemática.
Em primeira análise, a política nacional de resíduos sólidos do Brasil prevê que todo material produzido pelas atividades domésticas e comercias que esta apto à coleta seletiva deve ser descartada. Contudo, na prática tal lei é deturpada, tendo em vista que é ostensiva a falta dos aparatos institucionais no controle eficiente da fiscalização da execução correta dessas coletas, permitindo que haja o descarte inadequado e, por consequência, o acúmulo desses materiais em lixões. Nesse sentido, esses resíduos poderiam ser reutilizados e aplicados em atividades lucrativas, acarretando, assim, um cenário preocupante no território brasileiro.
Outrossim, segundo o sociólogo alemão Jurgen Habermas, a “sociedade é dependente da crítica às suas próprias tradições”. Sob tal ética, a citação está relacionada aos desafios da reciclagem no Brasil, a medida que ainda é evidente a banalização e alienação sobre tal conjuntura por parte da população que, motivada por uma falsa necessidade de troca de utensílios em certos períodos de tempo, realiza o descarte diário de quilos de lixo, ignorando as possibilidades de reaproveitamento desses materiais. Nessa perspectiva, torna-se evidente a precisão de uma ampla mudança na postura dos cidadãos, caso contrário os empecilhos relacionados à reciclagem no país serão perpetuados a futuras gerações.
Portanto, devido a falta de conscientização da sociedade; de sua ganância por consumo, impossibilitando a reciclagem de maneira correta e da negligência do governo de implantar leis mais rigorosas, há um acumulo de lixo no Brasil e sérios problemas para as gerações futuras. Dessarte, fazendo com que o ser humano sofra pelos seus próprios atos.
Laísramalhodeoliveira
Não sou muito boa em corrigir redações, até pq esse modelo é um pouco diferente.
Mas gostei muito da sua redação, não conhecia esse tipo de redação.
Adorei a citação do filme Wall-e. Cuidado com o fecha aspas. Sua tese concorda com o repertório e é muito boa.
No D1, qual lei é deturbada?
Ademais, adorei sua escrita!