“Os desafios da oferta de educação financeira nas escolas do Brasil”

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Segundo Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Nesse sentido, a educação financeira é uma ferramenta essencial, pois orienta o desenvolvimento da competência para lidar com decisões financeiras. Porém, ainda não se encaixa na didática instruída nas escolas, assim, ocasionando dificuldades no gerenciamento de finanças na fase adulta e a falta de formação específica dos professores sobre o tema. 

       No filme “À procura da felicidade”, Chris Gardner enfrenta sérios problemas financeiros, sendo pai solteiro. Chris tenta de todas as formas conseguir oportunidades para ele e seu filho. Analogamente, baseado no filme, a falta de planejamento de finanças torna-se um grande problema, visto que, em consequência, a pessoa que não tem conhecimentos sobre o tema pode acabar se endividando. Sendo assim, é perceptível a importância de inserir a educação financeira nas redes de ensino para a formação do amadurecimento econômico. 

     Para desenvolver o ensino financeiro na educação, é crucial a adaptação dos professores à temática, visto que finanças é abordado em apenas algumas faculdades específicas. Dessa forma, é perceptível o despreparo dos docentes para que possam desenvolver tal assunto em sala de aula. De acordo com o IBOPE, apenas 21% das pessoas tiveram educação financeira até os 12 anos; dentre os 79% que não tiveram oportunidade de possuir esse ensino, encontram-se professores que precisam abordar esse tema nas escolas. 

           Portanto, é necessário a busca de soluções executáveis para essa problemática. Destarte, o Ministério da Educação deve inserir a disciplina de educação financeira nas instituições de ensino com professores que tenham ciência sobre o assunto, para que, desde jovens, os alunos tenham acesso ao conhecimento sobre finanças com o intuito de adquirir maturidade e independência financeira. Logo, com o objetivo de abranger os conhecimentos dos professores, cabe ao Ministério da Ciência e Tecnologia com o Tribunal de Contas da União desenvolver cursos online para auxiliar os professores na aplicação do tema no seu método de ensino, com o propósito da educação facilitar a mudança da sociedade, como menciona Paulo Freire.

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2 Correções

  1. Bom dia!! De modo geral, seu texto está bom e eu irei pontuar apenas alguns tópicos que podem enriquecer sua produção textual e aumentar sua nota…

    1º Gerundismo: Verbos no gerúndio devem ser evitados e no seu texto notei que houveram alguns casos desses. Não é “O ERRO”, mas evitá-los e substituí-los enriquece seu texto;

    Ex.: “…ocasionando”, “…endividando” etc…

    2º Redundância: No 1º desenvolvimento, você escreveu “Analogamente, baseado no texto…”. Isso soa redundante, pois se você usou o conectivo “Analogamente” significa que fará uma análise baseada no período anterior, logo, não seria necessário usar a expressão (baseado no filme…);

    3º Proposta de intervenção: No Enem, por exemplo, a proposta de intervenção nos garante 200 pontos quando completa e para atingir esse objetivo é necessário atender alguns critérios. Sua proposta de intervenção deve conter AGENTE, AÇÃO, DETALHAMENTO, MEIO/MODO e FINALIDADE. Contudo, no seu texto, percebi apenas os AGENTES, as AÇÕES e a FINALIDADE, com isso os outros requisitos não foram atendidos. Minha dica é a seguinte: na sua conclusão foram apresentadas duas propostas de intervenção, se conseguir atender todos os 5 requisitos com uma proposta apenas, faça e abra mão da segunda intervenção… Acredito que para o INEP, mais vale uma proposta de intervenção completa do que duas incompletas… Além disso, na segunda proposta de intervenção você menciona o Ministério da Ciência e Tecnologia com o Tribunal de Contas da União, mas em seguida você diz “pode”, como são dois agentes, para que aja concordância, o verbo deve estar no plural: “podem”

    Aqui, repito o que disse no início, me propus apenas a dar dicas a fim de aumentar sua nota em caso de avaliação. Seu texto ficou bom, se reparar apenas alguns pequenos desvios pode atingir nota máxima… Desejo sucesso e continue produzindo mais e mais!!

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  2. Olá, antes de tudo, eu não sou especialista ok?
    Bom, gostei bastante da sua redação, você trouxe bons argumentos e soube desenvolver eles bem durante a sua argumentação. Porém, eu faria algumas leves mudanças para enriquecer mais seu texto
    -mais uso de conectivos (você usa bastante, mas tenta ligar os parágrafos entre si antes de já começar a desenvolver seu raciocínio, principalmente no D1 e no D2)
    -concluir um pouco melhor os desenvolvimentos (você argumenta muito bom e traz uma boa definição, mas eu senti falta de um fechamento mais claro sabe)
    -inserir mais agentes na conclusão (não digo numericamente, mas tenta falar sobre outros agentes além do governo pra não ficar muito no senso comum)
    Ademais, sua redação ficou ótima, tem grande potencial. Parabéns e bons estudos!

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