Os desafios da mobilidade urbana no Brasil
A Constituição de 1988, diz ser direito de todos o poder de ir e vir pelo território nacional, no entanto, os cidadãos brasileiros não conseguem usufruir em parte desse direito, visto que em seu cotidiano a população enfrenta desafios como o aumento de veículos particulares nas ruas e também a falta de ciclovias, os quais acarretam na precária mobilidade urbana no Brasil.
Convém ressaltar, a princípio, que o crescimento de veículos particulares nas ruas colaboram na difícil mobilidade urbana no país, haja vista, que com maior número de carros e motos nas cidades o trânsito tende a aumentar, o que impacta na vida das pessoas, pois um percurso curto pode precisar de horas. Ademais, a precariedade dos transportes públicos, como os ônibus, que sofrem com escassa manutenção e com o elevado preço das tarifas, incentiva os brasileiros a comprarem um automovél mesmo que necessite contrair uma dívida, do que gastar com tarifas abusivas. Logo, exemplo do crescimento de modais particulares, são os dados da pesquisa realizada pelo FGV (Fundação Getúlio Vargas), em 2016, na qual aponta um aumento de 400% na frota de automovéis no país nos últimos 10 anos.
Outrosssim, a ausência de ciclovias corrobora com a déficit locomobilidade urbana, já que sem ciclofaixas devidamente planejadas e construídas e mesmo que os indivíduos optem por se locomoveram por meio de bicicletas é inviavél e perigoso, pois os ciclistas ficam expostos ao pedalarem no mesmo local que se transita carros, motos e outros. Dessa forma, é necessário ações como as do Distrito Federal o qual conta com mais de 500 km de malha cicloviária e predente licitar, em 2021, mais 130 km de novas faixas.
Portanto, para que haja melhorias na mobilidade urbana no Brasil, cabe ao Estado, investimento em políticas públicas mediante ao repasse de verbas às Secretárias Municipais de Mobilidade Urbana, onde serão criadas e restauradas ciclovias, disponibilizados bicicletários e aluguel de bicicletas por toda a cidade; os ônibus e demais transportes públicos também deverão passar por restauro, manutenção trimestral e diminuição na tarifa cobrada aos passageiros, a fim de mitigar e incentivar toda a população a usar menos os modais privados. Desse modo, o direito previsto na Constituição vigente será realmente realidade.
Projeto Redação
Introdução:
• A Constituição de 1988, diz ser direito de todos o poder de ir e vir pelo território nacional, [1] no entanto, os cidadãos brasileiros não conseguem usufruir em parte desse direito, visto que [2] em seu cotidiano [3] a população enfrenta desafios [4] como o aumento de veículos particulares nas ruas e [5] também [6] a falta de ciclovias, os quais acarretam na precária mobilidade urbana no Brasil.
Obs.:
• Antes de mais nada, eu percebi que você tem bastante dificuldade em organizar cada parte da introdução. Você precisa entender a estrutura antes de iniciar a escrever.
• A Introdução é dividida em três partes: contextualização, transição e tese.
▪︎1° parte – Contextualização: é aqui que você impressiona o corretor com alguma área do conhecimento: série, filme, novela, documentário, frase direta e indireta de algum filósofo, etc. Lembrando que essa área do conhecimento é avaliada pela competência dois.
▪︎2° parte – Transição: é aqui que você explica a relação do seu repertório utilizado na contextualização, com o tema que será abordado, fazendo uma comparação ou oposição da área do conhecimento com a realidade.
▪︎Ex.: oposição + justificativa
É, basicamente, o modo de apontar as divergências entre o repertório e a ideia a ser defendida (a sua tese). Para isso, conectivos de adversidades são oportunos, como “no entanto”, e é preciso justificar o porquê de existir tal desarmonia entre as partes analisadas.
▪︎Ex.: comparação + justificativa
Nessa modalidade, o autor do texto busca estabelecer relações harmônicas entre o repertório adotado e a tese a ser trabalhada. Conectivos de analogia, como “de modo semelhante”, são oportunos nesse processo. Lembre-se de que, aqui, também é preciso justificar o porquê de existir semelhança entre as partes.
▪︎3° parte – Tese: é aqui que você irá mostrar para o corretor quais são os seus assuntos dos desenvolvimentos. Ela pode vir de forma generalizada, como “causa” e “consequência” ou você pode dar nome aos bois, falando qual é essa “causa” e qual é essa “consequência”. Lembre-se que, quando chegar nos desenvolvimentos, não é pra repetir a mesma coisa da tese.
Obs.: a quantidade de períodos deve ser de três a quatro e o número de linhas, no máximo, sete, não passe disso. E cada parte dessa é em períodos diferentes.
Erros:
• 1 – Coloque um ponto final e iniciei com letra maiúscula, pois você precisa separar “contextualização” de “transição”.
• 2, 3, 4, 5 e 6 – Ausência de vírgulas.
• Naquele número 4, poderia colocar um ponto final e iniciar a tese separada, lembra da organização? Infelizmente não dá pra ensinar tudo em apenas uma correção, aconselho dá uma estudada sobre a estrutura.
Desenvolvimento 01:
• Convém ressaltar, a princípio, que o crescimento de veículos particulares nas ruas colaboram na difícil mobilidade urbana no país, haja vista, [1] que [2] com maior número de carros e motos nas cidades [3] o trânsito tende a aumentar, o que impacta na vida das pessoas, pois um percurso curto pode precisar de horas. Ademais, a precariedade dos transportes públicos, como os ônibus, que sofrem com escassa manutenção e com o elevado preço das tarifas, incentiva os brasileiros a comprarem um automovél [4] mesmo que necessite contrair uma dívida, [5] do que gastar com tarifas abusivas. Logo, exemplo do crescimento de modais particulares, [6] são os dados da pesquisa realizada pelo FGV (Fundação Getúlio Vargas), em 2016, na qual [7] aponta um aumento de 400% na frota de automovéis [8] no país nos últimos 10 anos.
Obs.:
• Antes de mais nada, eu aconselho a fazer um tópico frasal, ou seja, uma pequena frase que resuma o seu assunto do parágrafo e que esteja ligado à tese. Esse tópico frasal deve ser, no máximo, em 2 linhas, não passe disso. Isso faz parte da estrutura, viu!?
Erros:
• 1 – Equívoco de vírgula.
• 2 e 3 – Ausência de vírgulas.
• 4 – Ausência de vírgula e o correto é “automóvel”
• 5 e 6 – Equívoco de vírgula.
• 7 – O correto é “os quais”, já que deve concordar com “os dados”.
• 8 – automóveis*.
• Aconselho a fazer um encerramento do parágrafo.
Desenvolvimento 02:
• Outrosssim, [1] a ausência de ciclovias corrobora [2] com a [3] déficit [4] locomobilidade urbana, já que [5] sem ciclofaixas devidamente planejadas e construídas e [6] mesmo que os indivíduos optem por se locomoveram por meio de bicicletas [7] é inviavél [8] e perigoso, pois os ciclistas ficam expostos ao pedalarem no mesmo local que se transita carros, motos e outros. [9] Dessa forma, é necessário [10] ações como as do Distrito Federal [11] o qual [12] conta [13] com mais de 500 km de malha cicloviária e predente [14] licitar, em 2021, mais 130 km de novas faixas.
Obs.:
• Mesma coisa do desenvolvimento 01, aconselho em fazer um tópico frasal.
• 1 – Outrossim*.
• 2 – Uso inadequado dessa palavra, uma vez que significa “afirmar”.
• 3 – o*.
• 4 – Tire o acento agudo, pois não tem mais. Dê uma pesquisada no Google.
• 5 – Ausência de vírgula.
• 6 – Tire esse “e”. Substitua por uma vírgula.
• 7 – Ausência de vírgula .
• 8 – inviavél*
• 9 – Eu acho essa essa expressão muito vaga. Aconselho fazer assim: “[…] que transita carros e motos. […]”
• 10 – necessária*. Cuidado com a concordância.
• 11 – Ausência de vírgula.
• 12 – O correto é “as quais”, visto que concorda com “ações”.
• 13 – contam*.
• 14 – pretende?
• Também aconselho a fazer um encerramento.
Conclusão:
• Portanto, para que haja melhorias na mobilidade urbana no Brasil, cabe ao Estado, [1] investimento [2] em políticas públicas mediante ao repasse de verbas às Secretárias Municipais de Mobilidade Urbana, onde [3] serão criadas e restauradas ciclovias, disponibilizados bicicletários e aluguel de bicicletas por toda a cidade; os ônibus e demais transportes públicos também deverão passar por restauro, manutenção trimestral e diminuição na tarifa cobrada aos passageiros, a fim de mitigar e incentivar toda a população a usar menos os modais privados. Desse modo, o direito previsto na Constituição vigente será realmente realidade.
Obs.:
• 1 – Equívoco de vírgula.
• 2 – investir*.
• 3 – Uso inadequado, pois “onde” se refere a lugar físico. Substitua por “em que, que, o qual…”
• Cadê o MEIO? Para isso, aconselho deixar o marcador bem claro depois da AÇÃO. Use “por meio de” ou “por intermédio de”.
Nota:
c1: 120
c2: 160
c3: 160
c4: 200
c5: 160
Total: 800//
Eu irei abrir um cursinho de redação para o ENEM 2021, caso queira participar, me mande uma mensagem.
Larissa_psi
Olá, primeiramente parabéns pela redação, achei que ficou muito boa. Infelizmente eu não tenho as melhores competências para avaliar seu trabalho, mas irei fazer alguns comentários que podem ser interessantes para você. Ok?! Bora lá então.
Primeiro parágrafo
Gostei desse parágrafo, trouxe a ideia de forma sucinta e com conteúdo, só senti a falta da problematização que irá fundamentar os outros parágrafos.
Segundo parágrafo
Convém ressaltar, a princípio, que o crescimento de veículos particulares nas ruas colaboram na difícil mobilidade urbana no país, haja vista [1] que com maior número de carros e motos nas cidades o trânsito tende a aumentar, o que impacta na vida das pessoas, pois um percurso curto pode precisar de horas. Ademais, a precariedade dos transportes públicos, como os ônibus, que sofrem com escassa manutenção e com o elevado preço das tarifas, incentiva os brasileiros a comprarem um automóvel [2] mesmo que necessite contrair uma dívida, do que gastar com tarifas abusivas. Logo, exemplo do crescimento de modais particulares, são os dados da pesquisa realizada pelo FGV (Fundação Getúlio Vargas), em 2016, na qual aponta um aumento de 400% na frota de automóveis [3] no país nos últimos 10 anos.
1- não precisa de vírgula
2 e 3- acentuação errada
Parágrafo muito bom, pois apresentou exemplos e referências.
Terceiro parágrafo
Nada a dizer
Quarto parágrafo
1- Nada a comentar, eu achei que ficou bom!
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
150, pois o parágrafo 2 está desproporcional aos outros.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
200
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
200
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
200
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
100, poderia aumentar sua nota se trouxesse como seria essas campanhas, como seriam feitas.
Total: 850
Observações gerais: Seu repertório é muito bom, parabéns! Só chamaria sua atenção para pequenas palavras do português e sobre a estética do texto, que também é considerado.
Desculpa se algum comentário meu desmereceu seu trabalho ou te deixou chateado(a), não foi minha intenção. Desejo sucesso em seus sonhos, até mais! :)