Na série norte-americana “Chicago Med”, em um de seus episódios, é apresentado um médico que, desesperado para chegar ao banco e pagar o resgate de sua amiga sequestrado, é pego pelo trânsito acirrado e luta contra o tempo. Paralelo à obra fictícia, no cenário brasileiro hodierno, os desafios da mobilidade urbana se mostram um obstáculo para o progresso social. Dessa forma, convém discorrer sobre os fatores que fomentam a problemática, como a infraestrutura ultrapassada e os impactos ambientais.
Em primeiro lugar, vale destacar que o planejamento precário do sistema rodoviário corrobora a negatividade da questão. Sob essa ótica, as ferramentas pouco modernizadas foram superadas pelo crescimento populacional, que potencializou as exigências do uso de novas tecnologias que acompanhassem os avanços e agilidades das locomoções. Nesse aspecto, consoante ao pensamento do empresário norte-americano Steve Jobs, de que a tecnologia move o mundo, pode-se inferir a necessidade de novos mecanismos que viabilizem as transformações contemporâneas. Por conseguinte, há a decadência dos projetos estaduais de construção urbana.
Ademais, cabe analisar os efeitos maléficos no ambiente como agravantes da questão. Nesse sentido, o aumento de automóveis individuais nas estradas, proporcionados pelo incremento da renda e alta do poder aquisitivo dos cidadãos, torna progressiva as emissões de gases poluentes na atmosfera, além da poluição sonora e visual dos veículos. Desse modo, ocorre o comprometimento do âmbito natural e a degradação da saúde.
Portanto, iniciativas são imprescindíveis para minimizar o conflito. Logo, compete ao Plenário, por meio de um projeto de lei enviado à Câmara dos Deputados, promover a obrigatoriedade do uso de catalisadores nos carros e veículos públicos para reduzir a liberação de partículas tóxicas, além da reformulação da estrutura viária com incremento de tecnologias de trânsito e profissionais de urbanismo para otimizar o tráfego. Com o fito de que o país seja dotado de apelo ao bem-estar dos cidadãos.
Obs: se possível, corrigir pelas as competências do Enem.❤️
Biancaabbarros
boa noite, seu texto está muito bom , apesar de alguns erros ortográficos, também acho que vc deveria ter buscado validar mais sua tese em relação a maneira de apresentação de seus argumentos, como usar dados estatísticos e o aprofundamento em descrever os impactos causados por esse problema na sociedade. Gostei muito da sua conclusão, seu texto está excelente, busque uma melhora em determinados pontos
[email protected]
I – 160
II – 200
III – 180
IV – 160
V – 200
Nota final: 900
Uma redação muito boa que não contem erros gritantes na estruturação, continue se empenhando e você logo alcançará uma nota 1000. Se atente ao uso das virgulas, crases e principalmente na ortografia. Tente citar contextos históricos ao longo do texto, repertorio socio cultural enriquece a sua redação.
KelvinRocha
Boa noite Cecília, tudo bem? Vou te ajudar!!
Em primeiro lugar:
número ótimo de linhas
esteticamente equilibrado na quantidade de linhas por parágrafos
4 parágrafos ( excelente pra enem, sendo 1 pra intro, 2 pra desenv e 1 pra conc )
PARABÉNS!!
Competências do Enem:
I – norma culta ( escrita correta )
II – entender a proposta do tema que escolheu
III – coesão e coerência ( uso de conectivos ou conjunções das mais variadas )
IV – mecanismos linguísticos
V – PI – proposta de intervenção completa
Sendo assim, você tirou na sua redação:
I – 160 ( escreveu na introdução: sequestrado, mas seria sequestrada, e não use a palavra “hodierno”, ela é arcaica demais, não cai bem para o Enem, de verdade, confie em mim
II – 200 ( falou sobre a temática de forma correta pra uma dissertação-argumentativa )
III – 180 ( usou muitas conjunções, porém, o segundo parágrafo realmente ficou confuso de se entender, então pecou um pouco na coerência )
IV – 160
V – 200 ( conclusão perfeita com tudo o que é necessário )
nota final: 900
Parabéns, só continuar assim! procure revisar os assuntos de:
ortografia
crase
vírgulas
assim como colocar mais repertório sociocultural no seu desenvolvimento!
boa noite <3
valquiriaoliv
I-160
II-160
III-120
IV-160
V-200
800
Cecília, sua redação ficou muito boa, principalmente na intervenção! Você só perdeu a coesão um pouco no segundo parágrafo. Tente retomar um pouco da tese/introdução na intervenção e citar contextos históricos ao longo do texto, isso enriquece muito a redação. Boa sorte!