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OS DESAFIOS DA MOBILIDADE URBANA NA SOCIEDADE BRASILEIRA

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A Política Nacional de Mobilidade Urbana prevê a integração dos diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e do deslocamento das pessoas e cargas no território municipal. Em contraste, percebe-se que a lei não é executada com eficiência no Brasil, o que mostra as dificuldades da mobilidade urbana no país. Isso ocorre devido à precarização do transporte público, além da falta de infraestrutura para outros modais.

Em primeiro lugar, destaca-se o precário transporte coletivo como um dos desafios da mobilidade urbana. Nesse sentido, a obra audiovisual “Situações de Coletivo!”, da humorista e produtora cearense Dinah Moraes, retrata diversos problemas do transporte público, como a superlotação, a falta de segurança e os poucos assentos preferenciais. Similarmente, situações como essas são frequentes no Brasil e fazem com que as pessoas pessoas prefiram utilizar veículos próprios a ônibus ou metrôs. A partir disso, há o aumento de automóveis no trânsito, o qual gera engarrafamentos e maiores emissões de gases poluentes na atmosfera, que prejudicam a natureza. Desse modo, melhorar o transporte coletivo é essencial à mobilidade urbana e ao meio ambiente.

Outrossim, ressalta-se a falta de infraestrutura para outros modais como agravante do péssimo deslocamento urbano. Sob essa ótica, houve, durante o período da Ditadura Militar no Brasil, muito investimento em rodovias e pouco ou nenhum recurso destinado aos outros meios de transporte. De maneira análoga, as gestões das cidades brasileiras não diversificam as modalidades de locomoção de seus municípios. Nesse cenário, não investir em ciclovias, hidrovias ou metroferrovias acarreta a dependência por transportes rodoviários, que, na maioria das vezes, são mais lentos ou têm maiores custos em relação aos outros meios. Logo, diversificar os modais de deslocamento é importante para a resolução da problemática.

Portanto, nota-se que o problema da mobilidade urbana tem que ser combatido. Dessa forma, o Ministério da Infraestrutura e o governos municipais, por meio de investimentos públicos e privados, devem criar o programa “Cidade Móvel”, um projeto que visa ao melhoramento do deslocamento das pessoas nos municípios, com a ampliação e modernização da frota de ônibus e dos metrôs, o acréscimo no número dos assentos preferenciais e o aumento da segurança nas vias públicas, além da implantação de milhares de quilômetros de malha cicloviária por todo o país e, ainda, a construção de novas hidrovias para o transporte de cargas e pessoas. Esse programa tem a finalidade de reduzir o número de automóveis em circulação e, consequentemente, diminuir a taxa de emissão de gases poluentes na atmosfera. Assim, a Política Nacional de Mobilidade Urbana passará a ser eficientemente cumprida, o acesso às cidades tornar-se-á universal e o meio ambiente será preservado.

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2 Correções

  1. A Política Nacional de Mobilidade Urbana prevê a integração dos diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e do deslocamento das pessoas e cargas no território municipal. Em contraste, percebe-se que a lei não é executada com eficiência no Brasil(1), o que mostra as dificuldades da mobilidade urbana no país. Isso ocorre devido à precarização do transporte público, além da falta de infraestrutura para outros modais(3).(2)

    2 – Tese por causas: precarização do transporte público e a falta de infraestrutura para outros modais.

    Competência 3:

    1 – De que forma a lei não é executada com eficiência?
    3 – Modais de transporte(evitar lacunas de compreensão).

    Em primeiro lugar, destaca-se o precário transporte coletivo como um dos desafios da mobilidade urbana. Nesse sentido, a obra audiovisual “Situações de Coletivo!”, da humorista e produtora cearense Dinah Moraes, retrata diversos problemas do transporte público, como a superlotação, a falta de segurança e os poucos assentos preferenciais. Similarmente, situações como essas são frequentes no Brasil e fazem com que as pessoas prefiram utilizar veículos próprios a ônibus ou metrôs(4). A partir disso, há o aumento de automóveis no trânsito, o qual gera engarrafamentos e maiores emissões de gases poluentes na atmosfera, que prejudicam a natureza. Desse modo, melhorar o transporte coletivo é essencial à mobilidade urbana e ao meio ambiente.

    Competência 3:
    4 – Por que problemas de transporte coletivo ocorrem no Brasil?

    Outrossim, ressalta-se a falta de infraestrutura para outros modais como agravante do péssimo deslocamento urbano. Sob essa ótica, houve, durante o período da Ditadura Militar no Brasil, muito investimento em rodovias e pouco ou nenhum recurso destinado aos outros meios de transporte(6). De maneira análoga, as gestões das cidades brasileiras não diversificam(5) as modalidades de locomoção de seus municípios(7). Nesse cenário, não investir em ciclovias, hidrovias ou metro-ferrovias acarreta a dependência por transportes rodoviários, que, na maioria das vezes, são mais lentos ou têm maiores custos em relação aos outros meios(8). Logo, diversificar os modais de deslocamento é importante para a resolução da problemática.

    Competência 3:
    5 – evitar generalização
    6 – Por que houve pouco investimento nos outros modais?
    7 – Por que as cidades tendem a não diversificar os modais de transporte?
    8 – Por que os transportes rodoviários são mais lentos e têm maiores custos?
    Portanto, nota-se que o problema da mobilidade urbana tem que ser combatido. (10)Dessa forma, o Ministério da Infraestrutura e o(9) governos municipais(agente), por meio de investimentos públicos e privados(meio), devem criar o programa “Cidade Móvel”(ação), um projeto que visa ao melhoramento do deslocamento das pessoas nos municípios(detalhamento), com a ampliação e modernização da frota de ônibus e dos metrôs, o acréscimo no número dos assentos preferenciais e o aumento da segurança nas vias públicas, além da implantação de milhares de quilômetros de malha ciclo-viária por todo o país e, ainda, a construção de novas hidrovias para o transporte de cargas e pessoas(11). Esse programa tem a finalidade (finalidade) de reduzir o número de automóveis em circulação e, consequentemente, diminuir a taxa de emissão de gases poluentes na atmosfera(detalhamento 2). Assim, a Política Nacional de Mobilidade Urbana passará a ser eficientemente cumprida, o acesso às cidades tornar-se-á universal e o meio ambiente será preservado.

    10 – período longo
    9 – os
    11 – você fez uma enumeração de uma série de medidas, no entanto o recomendável é usar as vírgulas para enumerar e na última medida usar o “e”, por exemplo “medida 1, medida 2, medida 3 e medida 4”, ao invés de utilizar o “além disso” e o “ainda” que trazem marcas de oralidade.

    Observações: você trouxe 3 repertórios distintos, e creio que houve produtividade já que você os utilizou como comparação para o argumento proposto. Houve algumas repetições de palavras no mesmo parágrafo como: transporte, modais, mobilidade e coletivo. Apesar das repetições, você trouxe o que é requisitado de conectivos(2 conectivos entre os parágrafos e pelo menos 1 dentro de cada parágrafo). A proposta de intervenção tem os 5 elementos.

    C1: 200
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 180
    C5: 200

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  2. oii vou tentar corrigir sua redação da melhor maneira possível porém não sou profissional! vamos lá
    eu particularmente adorei sua redação eu gostei bastante da sua introdução mostrando a tese da sua redação e o que será mostrada e retratada nela em diante,
    os parágrafos de desenvolvimento eu gostei bastante também só se atente as vezes em na repetição do “mobilidade urbana” sei que esse é basicamente o tema mas adquira em mente alguns sinônimos que poderão substituir e isso mostrará que palavras chaves ao corretor ,
    na conclusão eu achei muito bom que você tenha conseguido de alguma forma encaixar os 5 agentes de uma conclusão em redações , você utilizou bem a questão do detalhamento da sua intervenção o que é ótimo!

    C1:200
    C2:200
    C3:160
    C4:200
    C5:200
    NOTA:960

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