Durante o governo de Jucelino Kubitschek, na década de 1950, o presidente incentivou o modelo desenvolvimentista no país, foi estimulado a construção de rodovias federais, a fim de instigar a compra de veículos particulares. Muitas pessoas, atualmente, têm dado preferência a meios de transporte modernos e poluidores ambientais. Apesar dos automóveis serem tão populares e muito utilizado, reconhecer os impactos negativos causados à sociedade e ao meio ambiente é essencial.
É compreensível que a obtenção de um automóvel, além de demonstrar poder econômico, mostra como a sociedade se desenvolve de maneira egoísta, ignorando o bem estar social. É notório que junto com os congestionamentos vem a poluição ambiental, causada pela liberação do dióxido de carbono e também a poluição sonora.Consequentemente, há cada vez mais problemas de saúde relacionados à poluição.
Além disso, associar o desejo de consumo individual ao capitalismo, explica muitos fatos na sociedade moderna. Se por um lado existem pessoas descomprometidas com a sustentabilidade, por outro é possível notar o aumento no número de indivíduos que substituem seu transporte particular para o coletivo, usam bicicletas e caminham. É o exemplo da cidade de Fortaleza, a prefeitura lançou o projeto Bicicletar, no qual foram instalados postos de bicicletas para uso compartilhado. Essa prática ajuda na diminuição do lançamento de poluentes, traz economia financeira e reduz o tempo no trânsito.
Sendo assim, é necessário desenvolver métodos para incentivar formas sustentáveis de transporte. As prefeituras devem investir na melhoria quantitativa e qualitativa do transporte público, aumentar o número de ciclovias e promover projetos ligados ao ambiente. Ademais, os meios de comunicação necessitam incentivar o uso de bicicletas, por meio de campanhas. Por fim, as escolas devem promover atividades sobre impactos ambientais e envolver as famílias nesse projeto, pois já dizia o filósofo Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele.
Os desafios da mobilidade urbana de baixo impacto ambiental.
Compartilhar
AliceReck
Muito bom, ficou bem legal. o tema é realmente muito interessante e atual. acredito apenas, que você deva focar mais no desenvolvimento do terceiro parágrafo, poderias falar um pouco mais. a introdução está muito boa, e a conclusão perfeita. poderias trazer alguns dados e pesquisas que tenham relação com o tema abordado. fale talvez sobre os problemas de saúde, ou sobre status, tente relacionar com transporte publico, que querendo ou não, é um meio mais ecologicamente sustentável de locomoção. pode falar também sobre carros elétricos que não poluem tanto quanto os que utilizam combustíveis fósseis.
Olá:)
Sua redação está muito interessante.
Em relação a competênica 1, sua ortografia está perfeita, muito bem escrita, porém cuidado um pouco com a gramática, observei alguns desvios.
Compet 2
Foi muito bem. Repertório produtivo. Porém há um pouco de desorganização, escreva com mais calma para deixar bem transparente suas ideias.
Compet 3
Muito bom!! só cuidado novamente com a desorganização.
Comp 4
Achei muito legal.
Original e eficiente.