A Tesla, empresa fundada pelo empresário multimilionário Elon Musk, fabrica automóveis elétricos destinados aos compradores da classe alta da sociedade. Com isso, as pessoas de classes inferiores não têm poderes aquisitivos, para adquirir essa tecnologia, que promove a mobilidade sustentável. No contexto brasileiro, existem vários entraves para a sustentabilidade urbana nas grandes cidades da nação, frutos da dinâmica da massa social e da negligência estatal.
Primeiramente, constata-se o funcionamento da sociedade atual muito dinâmica, em que tudo ocorre instantaneamente. Segundo o filósofo Byung Chul-Han, o corpo social é caracterizado pelo cansaço, no qual os formantes usam dos meios mais rápidos, independentemente de seus malefícios, para alcançarem seus objetivos. Sob esse viés, percebe-se que a dinâmica da sociedade é um contribuinte para o uso de veículos poluentes – carros, ônibus, motos e entre outros veículos–, pois é uma forma prática de usa-lo, a fim de agilizar a realização de suas tarefas no cotidiano. Nesse sentido, é previsto o crescimento exponencial do uso desses transportes nas metrópoles brasileiras, visto que a tendência do sistema social é intensificar a dinâmica de agilidade e praticidade ao longo dos anos.
Ademais, o Estado, por ter o maior poder hierárquico, tem grande influência na vida das pessoas. De acordo com o pensador John Rawls, a máquina pública deve oferecer a todos os direitos básicos, com a finalidade de minimizar os problemas sociais. Sob essa ótica, nota-se que a má intervenção do Estado é um fator que negligencia a mobilidade sustentável, porque ela precariza o acesso das pessoas aos meios de locomoção sustentáveis – carros elétricos,ônibus elétrico, motocicletas elétricas, bicicletas, patinetes e entre outros meios sustentáveis – , uma vez que há indisponibilidade desses transportes no setor público. Dessa forma, as pessoas de poderes econômicos baixos não conseguem se transportar sustentavelmente, e por ser uma parcela populosa, acarretam em um espaço urbano poluído.
Portanto, é mister que algo, com extrema urgência, seja feito. Então, o Estado deve incentivar a compra de automóveis sustentáveis, por meio da diminuição nas taxas de impostos – atributo que aumenta o preço final do produto – sobre os produtos locomotivos sustentáveis, a fim de substituir o uso de automóveis poluentes por sustentáveis. Somente assim, conforme a teoria de Rawls, a esfera pública cumprirá seu papel, fornecendo uma mobilidade urbana sustentável no território brasileiro.
uGinTW
Ótima redação, ótimo paragrafo inicial, bons repertórios, bem objetiva e com aprofundamento. além de claro um ótimo paragrafo de conclusão !!!!
Não notei nenhum erro de ortografia ou concordância em toda a dissertação
…………………………………………………………..
…………………………………………………………..
PARABÉNS!!!!
…………………………………………………………..
………………………………………………………….
Nota: 930
ssabrynalima
Olá, gostei muito da sua redação. Espero que minhas observações possam te ajudar, parabéns pelo texto e continue praticando :)
–
INTRODUÇÃO:
A Tesla, empresa fundada pelo empresário multimilionário Elon Musk, fabrica automóveis elétricos destinados aos compradores da classe alta da sociedade. Com isso, as pessoas de classes inferiores não têm poderes aquisitivos, para adquirir essa tecnologia, que promove a mobilidade sustentável. No contexto brasileiro, existem vários entraves para a sustentabilidade urbana nas grandes cidades da nação, frutos da dinâmica da massa social e da negligência estatal. [1]
[1] Sua tese está bem explícita e o tema bem contextualizado, também não encontrei nenhum desvio gramatical no seu parágrafo.
–
D1:
Primeiramente, constata-se o funcionamento da sociedade atual muito dinâmica, em que tudo ocorre instantaneamente [2]. [3] Segundo o filósofo Byung Chul-Han, o corpo social é caracterizado pelo cansaço, no qual os formantes usam dos meios mais rápidos, independentemente de seus malefícios, para alcançarem seus objetivos. Sob esse viés, percebe-se que a dinâmica da sociedade é um contribuinte para o uso de veículos poluentes – carros, ônibus, motos e entre outros veículos–, pois é uma forma prática de usa-lo [4], a fim de agilizar a realização de suas tarefas no cotidiano. Nesse sentido, é previsto o crescimento exponencial do uso desses transportes nas metrópoles brasileiras, visto que a tendência do sistema social é intensificar a dinâmica de agilidade e praticidade ao longo dos anos. [5]
[2] Eu reformularia essa frase para “Primeiramente, constata-se o funcionamento da sociedade atual COMO muito dinâmica, em que tudo ocorre instantaneamente.”
[3] Insira um conectivo.
[4] A grafia correta é “usá-lo” (com acento).
[5] Gostei muito da sua argumentação e do seu repertório nesse parágrafo.
–
D2:
Ademais, o Estado, por ter o maior poder hierárquico, tem grande influência na vida das pessoas. [6] De acordo com o pensador John Rawls, a máquina pública deve oferecer a todos os direitos básicos, com a finalidade de minimizar os problemas sociais. Sob essa ótica, nota-se que a má intervenção do Estado é um fator que negligencia a mobilidade sustentável, porque ela precariza o acesso das pessoas aos meios de locomoção sustentáveis – [7] carros elétricos,ônibus elétrico, motocicletas elétricas, bicicletas, patinetes e entre outros meios sustentáveis – , uma vez que há indisponibilidade desses transportes no setor público. Dessa forma, as pessoas de poderes econômicos baixos não conseguem se transportar sustentavelmente, e por ser uma parcela populosa, acarretam em um espaço urbano poluído. [8]
[6] Insira um conectivo.
[7] Inicie essa frase com “como, por exemplo…”, fica mais formal e coeso com o texto.
[8] Ótimos argumentos.
–
CONCLUSÃO:
Portanto, é mister que algo, com extrema urgência, seja feito. Então, o Estado deve incentivar a compra de automóveis sustentáveis, por meio da diminuição nas taxas de impostos – atributo que aumenta o preço final do produto – sobre os produtos locomotivos sustentáveis, a fim de substituir o uso de automóveis poluentes por sustentáveis. Somente assim, conforme a teoria de Rawls, a esfera pública cumprirá seu papel, fornecendo uma mobilidade urbana sustentável no território brasileiro. [9]
[9] Ótimo parágrafo de conclusão. Sua proposta de intervenção está excelente.
–
NOTAS POR COMPETÊNCIA
[1] 160
[2] 200
[3] 200
[4] 160
[5] 200
TOTAL: 920
zeqhugo
Olá, sou estudante também então entre em contato se não concordar com meus apontamentos.
COMPETÊNCIA 1: 160
Poucos desvios que não comprometem a compreensão do texto. Por pouco dei 200 pontos, mas vi um padrão frequente com o erro de posicionamento de vírgulas e acentuação. Acredito que eles são devido a digitação.
COMPETÊNCIA 2: 200
Parabéns! Só nas primeiras linhas já dá para imaginar exatamente sobre o que você está discorrendo e isso não se desvia em momento algum do texto. Ademais, os conceitos se conectam e se relacionam entre si, é notável que você ligou os pontos bem no seu raciocínio.
COMPETÊNCIA 3: 200
Seu repertório e o modo como fala sobre eles mostra que você não está só reproduzindo mas enxergando sequências lógicas a partir de uma informação. Uma relação do tipo “isso tende a acontecer por causa disto, que foi mencionado por tal”. Isso demonstra que você concorda com as posições que apresentou e pensa assim como as pessoas que mencionou.
COMPETÊNCIA 4: 200
Texto muito bem amarrado. Conectores comuns mas diversos e que unem o que você tem a dizer.
COMPETÊNCIA 5: 160
Você tem tudo: agente, o que, como, a fim de que, enfim gerando o que. Contudo, o seu agente poderia ser um pouco mais específico, um grupo menor que possa ser responsabilizado pela sua ação proposta.
Nota final: 920.
Ótima redação, excelente trabalho.