Em sua obra expressionista “Os retirantes”, o artista Cândido Portinari criticou a desigualdade compartilhada por milhões de brasileiros, os quais, vulneráveis socioeconomicamente, são inviabilizados enquanto cidadãos. A Crítica de Portinari continua válida nos dias atuais, mesmo depois de muito tempo, como visto a partir do alto índice de pessoas que não possuem acesso à alimentação básica, fator que gera ausência da saúde nutricional agravado pela pandemia. Com base nesse viés, é importante discutir o porquê de uma distribuição igualitária de renda proporcionar a nutrição alimentar, bem como o principal entrave que fomenta uma alimentação desregulada.
Com efeito, nota-se que a importância da Posse capital para a saúde nutricional se relaciona com a capacidade desta de proporcionar uma segurança alimentar. Tal situação ocorre, porque, essa segurança é escassa, visto que, desde a revolução verde as grandes corporações tem se articulado para gerar alimentos apenas à indústria, visando o lucro, esquecendo das famílias mais vulneráveis economicamente. Logo, a sociedade hodierna confirma a não garantia dos direitos fundamentais de um povo, como o acesso alimentação básica, dita por Gilberto Dimenstein em sua obra “Cidadão de papel”. Assim, a distribuição de renda igualitária funciona como uma espécie de âncora para uma população com frequente insegurança alimentar, garantindo esse direito.
Ademais, o principal entrave que fomenta uma alimentação desregulada é o caráter da mídia brasileira, a qual propaga o consumismo de alimentos industrializados exacerbado. Isso ocorre, porque, assim como estudado pelo sociólogo polonês e Zigmunt Bauman, observa-se a formação de uma sociedade hedonista, onde as pessoas consomem determinadas marcas afim de se sentirem inclusas. Desse modo, a partir desse bombardeamento de produtos não saudáveis, como o fast Foods, o índice de obesidade aumenta excessivamente, principalmente em cenário pandemico.
Concomitantemente forma-se um ciclo desnutrição e obesidade excessiva, onde ora os Brasileiros confirmam cenas como a da persogem Patty da série “Insantiable”: compulsão alimentar, ora estão dentro dos 59% dos domicílios com insegurança alimentar.
Destarte, é mister resolver o quadro da saúde nutricional. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação (ME) junto à mídia, reforce políticas de instrução e garantia da nutrição à população. Tal ação deve ocorrer por meio da criação de um projeto nacional de acesso à alimentação, o qual irá promover nas redes televisivas e domicílios, respectivamente: debates sobre a importância da manutenção nutricional para uma vida saudável, e garantia de alimentos básicos nos domicílios mais necessitados, isso será feito com a participação de equipes nutricionistas especializadas. Apenas assim, formarante cidadãos que, ciente de seus direitos, extinguirão cenas como as de “Os retirantes” e “Insantiable”.
Heloisam.studies
Percebe-se que você já estudou muito redação e tem competência para alcançar uma nota mil! Contudo, sempre há o que melhorar não é mesmo?
INTRODUÇÃO: POUCOS USO DE CONECTIVOS INTRAPARÁGRAFO (NO INÍCIO E NO DECORRER DO PERÍODO)-C4X
NÃO HOUVE UM BOM RESGATE DO TEMA EM NENHUM MOMENTO DA INTRODUÇÃO, OCASIONANDO PERCA DE PONTOS NA C3X
ALÉM DISSO SUAS TESES NÃO ESTÃO BEM EXPOSTAS
DESENVOLVIMENTO 1 – CONECTIVOS SÃO NECESSÁRIOS NO MEIO DAS FRASES TAMBÉM, NÃO SOMENTE NO INÍCIO – C4X
DESENVOLVIMENTO 2: PALAVRAS ESTRANGEIRAS DEVEM SEMPRE SER EMPREGADAS ENTRE ASPAS C1X
ERROS DE VÍRGULA C1X ERROS DE ACENTUAÇÃO C1X
CONCLUSÃO: FALTOU UMA MANUTENÇÃO TEMÁTICA C3X
ERROS DE GRAMÁTICA C1X
CADÊ A FINALIDADE? C5X
NOTAS:
C1: 120
C2: 200
C3: 120
C4: 160
C5:160
TOTAL: 760
Nayana Suellen
Olá! Primeiramente, não sou profissional em correções, então perdoe-me se errar algo.
Adorei sua redação!
Linha 6: proporciona.
Linha 3, 2º parágrafo: têm
Linha 4, 3º parágrafo: determinadas marcas, com o objetivo de se sentirem inclusas no corpo social.
Use os termos que falam sobre a história com as iniciais maiusculas. “Revolução Verde.
Não entendi o porquê do uso do conectivo “e” na linha 3 do 3º parágrafo, mas acredito que foi erro na hora de digitação. De qualquer forma, revise.
Linha 1, 4º parágrafo: de desnutrição…
Linha 3, 4º parágrafo: estão nos 59% dos…
Linha 6, 5º parágrafo: serão formados cidadãos,…
Achei muito estranho o seu 4º parágrafo. EU optaria por uma conclusão mais fácil, por exempo, “Dessa forma, a atenção dada aos fatores supracitados poderá contribuir de maneira qualitativa e quantitativa na vida dos consumidores brasileiros”. (É apenas uma sugestão. Isso seria como EU faria).
Ademais, sua conclusão trouxe tudo o que pedia.
Notas:
C1: 120
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200
Total: 880
Bem, é isso =)