Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, um compilado de ordenamentos jurídicos com foco na proteção integral de indivíduos de até 18 anos no Brasil, é dever do Estado assegurar acesso de crianças de 0 a 5 anos em pré-escolas, onde o indivíduo terá seu primeiro contato com o processo de aprendizagem e que será a base para seus futuros anos escolares. Dessa maneira, torna-se interessante então, discutir sobre os desafios da leitura infantil no Brasil, pois a mesma é um fator importante no auxilio da criatividade e alfabetização durante os primeiros anos de vida das crianças. Alguns assuntos como a falta de participação dos pais no processo de leitura dos filhos e o fácil acesso a tecnologia como fator de ajuda a leitura infantil são importantes para a discussão desse tema.
Em primeiro lugar, é necessário entender que a falta de participação dos pais no processo de leitura dos filhos é um dos principais fatores para a diminuição de livros lidos por crianças de até 10 anos. Segundo o G1, por exemplo, de 2007 a 2011 essa taxa caiu de 6,9 a 5,4. Isso ocorre, principalmente, devido a rotina dos trabalhadores em um sistema capitalista, em que os pais não possuem o tempo necessário para acompanhar a leitura dos filhos e a mesma fica única e exclusivamente no âmbito escolar.
Em segundo lugar, é importante entender que o fácil acesso a tecnologia, ocasionado após a terceira revolução industrial, diferente do que muitos imaginam, torna-se um fator de ajuda a leitura infantil. Segundo um levantamento feito pela Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, por exemplo, houve um crescimento de 7,7% nas vendas de livros digitais no mercado nacional. Por serem mais baratos e mais fáceis de carregar, os mesmos podem ser ótimas opções aos livros físicos.
Portanto, cabe a família incentivar a leitura infantil fora do âmbito escolar, através de, por exemplo, livros aprovados pelo Ministério da Educação, que possuem conteúdos educativos e que possam ser do interesse da criança. A família pode ainda se apoiar no projeto “Conta para Mim”, criado pela Política Nacional de Alfabetização, que conta com livros infantis gratuitos e que podem ser acessados através de qualquer celular. Dessa forma, os desafios da leitura infantil no Brasil serão ultrapassados.
Danibarros
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa = 160
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto = 200
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista = 200
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 160
5. Conclusão = 200
Abigail
Introdução: Bom repertório, mas acho que poderia ter resumido um pouco ao tirar a parte: “um compilado de ordenamentos…”. Você apresentou bem o tema, porém a descrição dos dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes ficou desconectada do resto; você poderia ter usado algum conectivo, como: “Nesse sentido, alguns assuntos, como…”. Tente usar sinônimos para evitar repetir o termo “leitura” .
Desenvolvimento 1: A frase: “a falta de participação dos pais no processo de leitura dos filhos” é exatamente a mesma usada na introdução, procure expressar essa ideia com palavras diferentes para não ficar muito repetitivo. Ao final do parágrafo, é aconselhável incluí-lo com sua ideia central.
Desenvolvimento 2: Achei que você desenvolveu bem a sequência de informações, mas faltou relacionar melhor à questão das crianças em si.
Conclusão: Na primeira e na segunda proposta de intervenção faltou a finalidade.
Nota: 760
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 160
Competência 4: 120
Competência 5: 160
Thalitamed10
Vamos lá!
Competência 1: Sua introdução ficou muito boa, segue muito bem para o direcionamento do restante do texto, além disso há pouquíssimos erros ortográficos.
Sua nota nessa competência é: 200.
Competência 2: Seu texto e suas ideias estão bem escritos.
Sua nota nessa competência é:200.
Competência 3: Seus posicionamento e articulações do texto estão bem desenvolvidos, com uma certa clareza: Sua nota nessa competência é: 160.
Competência 4: Tem conhecimento linguístico, porém poderia usar mais conectores, assim sua redação estaria mais posicionada.
Sua nota nesta competência é: 160.
Competência 5 Ficou muito bom, retomou parte do texto, e abordou muito bem a problemática.
Sua nota nessa competência é:200
Nota final(920)