Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade padronizada pela ausência de problemas. No entanto, essa perspectiva não é constatada na realidade brasileira, uma vez que a inversão da pirâmide etária tem desafios a serem enfrentados, os quais estão ligados ao acesso precário à saúde e ao aumento do desemprego dos idosos.
A princípio, conforme o Platão, filósofo grego, “o importante é viver bem”. Hodiernamente, esse pensamento está só na teoria, visto que diversos cidadãos mais velhos não têm atendimento adequado na área hospitalar, devido à falta de investimento governamental para viabilização de recursos. Com efeito, tal quadro se agrava com o crescimento dessa população, a qual necessita constantemente do tratamento de doenças, como diabetes e hipertensão.
Ademais, outro desafio é o desemprego, haja vista que muitas empresas não contratam as pessoas longevas, com o intuito de evitar possíveis gastos ou por considerá-las inábeis para exercer certos cargos, por exemplo, relacionados à tecnologia. Isso ocasiona efeitos prejudiciais, como o desenvolvimento de problemas psíquicos, devido ao isolamento do convívio social. Nessa ótica, é essencial que medidas sejam tomadas para alterar esse cenário.
Infere-se, portanto, que o Ministério da Saúde e do Trabalho deve, por meio dos impostos pagos pelos cidadãos, criar um projeto de inclusão dos indivíduos mais velhos, com a construção de postos de atendimento específico a essa população nos âmbitos hospitalares, tendo profissionais especializados e recursos suficientes, além do mais viabilizar apoio financeiro as empresas e realizar cursos gratuitos de qualificação. Assim sendo, os planos de Platão e More serão alcançados no país.
juliaamancio
Olá, boa tarde! Os argumentos apresentados foram muito bem elaborados e organizados no decorrer do texto. Vocabulário excelente, dentro na morma culta. Os repertórios também foram muito bem inseridos. Algumas coisas que observei foram:
– Seria bom se apresentasse algum repertório no D2 para legitimar e ratificar sua tese neste parágrafo, especificamente em dados estatísticos, para então mostrar como o desemprego afeta na vida dos idosos.
– Recomendo que comente também comente outros aspectos fora da ideia somente dos idosos. Por exemplo, poderia abordar o problema da baixa taxa de natalidade que está acontecendo no Brasil. Talvez o corretor tiraria pontos na competência II (tangenciamento do tema).
– A proposta de intervenção estaria um pouco mais contextualizada se tivesse trazido a frase que termina o terceiro parágrafo (Nessa ótica, é essencial que medidas sejam tomadas para alterar esse cenário.) para introduzir o último, ao invés de começá-lo já inferindo o que se deve fazer.
– Também seria legal se colocasse o efeito das ações da proposta, além da frase de efeito que termina o texto (Assim sendo, os planos de Platão e More serão alcançados no país). Por exemplo: Através delas, a pirâmide etária atingirá o equilíbrio em ambos extremos, assim sendo, os planos de Platão e More serão alcançados no país.
Parabéns pelo texto!
C1 – 200
C2 – 120
C3 – 160
C4 – 200
C5 – 160
Opa, achei a redação muito boa e eficaz. Apenas gostaria de acrescentar um detalhe que poderia ter a deixado melhor ainda: no desenvolvimento, você podia colocar pelo menos um dado para confirmar o que disse. Por exemplo: “de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Econômico de Tangamandáquio, 80% das empresas do ramos de desenvolvimento de softwares não apresentam nem 1% de pessoas acima de 60 anos”. Isso traria maior “credibilidade” ao texto.