Os desafios da inversão da pirâmide etária no Brasil

  • 0

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade padronizada pela ausência de problemas. No entanto, essa perspectiva não é constatada na realidade brasileira, uma vez que a inversão da pirâmide etária tem desafios a serem enfrentados, os quais estão ligados ao acesso precário à saúde e ao aumento do desemprego dos idosos.  

A princípio, conforme o Platão, filósofo grego, “o importante é viver bem”. Hodiernamente, esse pensamento está só na teoria, visto que diversos cidadãos mais velhos não têm atendimento adequado na área hospitalar, devido à falta de investimento governamental para viabilização de recursos. Com efeito, tal quadro se agrava com o crescimento dessa população, a qual necessita constantemente do tratamento de doenças, como diabetes e hipertensão.  

Ademais, outro desafio é o desemprego, haja vista que muitas empresas não contratam os idosos, com o intuito de evitar possíveis gastos ou por considerarem essa população inábil para exercer certos cargos, por exemplo, relacionados à tecnologia. Isso ocasiona efeitos prejudiciais, como o desenvolvimento de problemas psíquicos, devido ao isolamento do convívio social. Nessa ótica, é essencial que medidas sejam tomadas para alterar esse cenário.    

Infere-se, portanto, que o Ministério da Saúde e do Trabalho deve, por meio dos impostos pagos pelos cidadãos, criar um projeto de inclusão dos indivíduos mais velhos, com a construção de postos de atendimento específico a essa população nos âmbitos hospitalares, tendo profissionais especializados e recursos suficientes, além do mais viabilizar apoio financeiro as empresas e realizar cursos gratuitos de qualificação. Assim sendo, os planos de Platão e More serão alcançados no país.  

Compartilhar

1 Correção

  1. mas odiado por falar a verdade eu mesmo tá aqui não tem que ter ido lá era uma farsa tô vendo voz de quem já tava sem voz forçar de quem tava sem força a ponto de equilíbrio se tu ver mesmo se achando o dono da CNN se nós não te rouba quero que você se foda corra tem que levantar uma grana bem antes que morra porra deixa a família bem ainda o foco dessa…. Desculpe ignore

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.