Os desafios da insegurança alimentar no Brasil

  • 0

Apesar da Constituição Federal de 1988, assegurar legalmente o direito a alimentação adequada, vê-se que há muito tempo a insegurança alimentar é vista como um problema. Isso acontece não só pelo salário mínimo insuficiente, mas também o desemprego no país.
Sob esse viés, para muitos brasileiros é impossível viver bem e saudável com o baixo valor do pagamento que recebem, principalmente durante a pandemia muitas famílias tiveram diminuição de renda e passaram a comer menos e mal. Segundo o IBGE, 10,3 milhões de pessoas moram em domicílios com insegurança alimentar grave.
Ademais, brasiileiros desempregados acabam sem saber como se alimentarão e se terão a quantidade suficiente para uma boa alimentação, após a diminuição do valor do auxílio emergencial a situação para as famílias de classe baixa se tornou ainda mais dificil. De acordo com a Declaração Universal Dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e em direitos. Porém, no Brasil o problema da insegurança alimentar não encontra respaldo político ou social para ser solucionado.
Portanto, cabe ao Governo Federal revisar o valor do salário, com o intuito que a população passe a ter condição de ter uma refeição saudável e digna, em conjunto o Ministério da Econômia deve aumentar o auxílio emergencial e possivelmente deixar permanente para os indivíduos que se encontram em situação de desemprego, com o objetivo que essas famílias tenham a qualidade e a qualidade de uma boa alimentação.

Compartilhar

2 Correções

  1. Introdução:
    • Apesar da Constituição Federal de 1988, [1] assegurar legalmente o direito a alimentação adequada, vê-se que há muito tempo a insegurança alimentar é vista como um problema. Isso acontece não só pelo salário mínimo insuficiente, mas também [2] o desemprego no país.

    Obs.:
    – Antes de mais nada, eu aconselho você a não começar a sua introdução fazendo uma oposição e, na próxima, separe contextualização de transição.
    1 – Devido ao “apesar”, essa vírgula sai daqui.
    2 – mas também pelo*.
    – Faltou trabalhar mais nessa introdução, né?

    Desenvolvimento 01:
    • Sob esse viés, para muitos brasileiros é impossível viver bem e saudável com o baixo valor do pagamento que recebem, principalmente durante a pandemia [1] muitas famílias tiveram diminuição de renda e passaram a comer menos e mal. Segundo o IBGE, 10,3 milhões de pessoas moram em domicílios com insegurança alimentar grave.

    Obs.:
    1 – Que pandemia? A do COVID-19 vivenciada no contexto atual? Fale, você precisa pensar que está escrevendo uma redação para quem não sabe de nada.
    – Pouquíssima argumentação, acho que não tem nada, pois o tópico frasal não conta como argumentação e, depois, só tem o repertório.
    – Cadê o encerramento? Deveria ter mais 2 períodos só de argumentação.
    – Basicamente não tem tópico frasal, né? Aqui, ficaremos responsáveis em colocar nossa ideia central, alinhada à proposta da tese, ou seja, uma frase que irá resumir o assunto do seu parágrafo e ligado à tese e, geralmente, elaborada em uma frase, um único período. Seja breve nesse tópico frasal, se possível, em uma única linha, no máximo, duas.

    Desenvolvimento 02:
    • Ademais, brasiileiros [1] desempregados acabam sem saber como se alimentarão e se terão a quantidade suficiente para uma boa alimentação, após a diminuição do valor do auxílio emergencial a situação para as famílias de classe baixa se tornou ainda mais dificil. [2] De acordo com a Declaração Universal Dos Direitos Humanos, todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e em direitos. Porém, [3] no Brasil [4] o problema da insegurança alimentar não encontra respaldo político ou social para ser solucionado.

    Obs.:
    1 – brasileiros*
    2 – difícil*
    3 – Não use essa conjução para iniciar um novo período, use um conectivo de oposição: no entanto, todavia, entretanto, conquanto…
    4 – Ausência de vírgula.
    – Faltou o encerramento do parágrafo, além de pouca argumentação.
    – Basicamente não tem tópico frasal, né? Aqui, ficaremos responsáveis em colocar nossa ideia central, alinhada à proposta da tese, ou seja, uma frase que irá resumir o assunto do seu parágrafo e ligado à tese e, geralmente, elaborada em uma frase, um único período. Seja breve nesse tópico frasal, se possível, em uma única linha, no máximo, duas.

    Conclusão:
    • Portanto, cabe ao Governo Federal [1] revisar o valor do salário, com o intuito que a população passe a ter condição de ter uma refeição saudável e digna, [2] em conjunto o Ministério da Econômia [3] [4] deve aumentar o auxílio emergencial e [5] possivelmente [6] deixar permanente para os indivíduos que se encontram em situação de desemprego, com o objetivo que essas famílias tenham a qualidade e a qualidade de uma boa alimentação.

    Obs.:
    1 – As iniciais são minúsculas.
    2 – Aqui não é lugar de finalidade, além de duas que só é um desperdício de linhas, já que só é avaliado uma.
    3 – Ausência de vírgula.
    4 – Economia*
    5 e 6 – Ausência de vírgulas.
    – Falta de organização, pouco detalhamento e faltou o MEIO. Para isso, só era utilizar o “por meio de” ou “por intermédio de”.

    Nota:
    c1: 120
    c2: 160
    c3: 120
    c4: 160
    c5: 120
    Total: 680//

    No meu perfil tem uma explicação mais detalhada sobre a estrutura da redação, eu irei montar outro grupo para o ano que vem, caso queira participar ou saiba de alguém que queira, me mande uma mensagem. Bons estudos.

    • 0
  2. Introdução:
    Repertório sociocultural bem utilizado.
    Tese 1: salário mínimo insuficiente
    Tese 2: o desemprego no país.

    Introdução curta, mas completa. Perfeito. Só recomendo que tente destacar mais seu tema para chamar a atenção do leitor/banca, mas isso não irá alterar seus pontos aqui.

    Desenvolvimentos:
    D1 – Conectivo ficou meio estranho pois, sob quais viés? A insegurança alimentar ser vista como um problema. Tente usar um mais concreto, por exemplo, “primeiramente”, “A priori”, ou meu favorito “Primordialmente”. Ademais, você esqueceu de posicionar seu tópico frasal, não se pode largar a tese sem apresenta-la corretamente, um tópico frasal é fundamental – recomendo que estude sobre isso no youtube, pois é um pouco difícil de compreender.

    Seu repertório foi bem utilizado, só recomendo que não se esqueça de concluir CADA argumento, uma pequena conclusão pra deixar bem organizado.

    D2 – Conectivo bem utilizado, porém faltou novamente um tópico frasal. Foi utilizado um belo argumento e finalizou com uma pequena “conclusão”. Parabéns.

    Conclusão:
    Conectivo bem utilizado.
    Novamente esqueceu de utilizar um tópico frasal para conclusão. Por exemplo:
    “Portanto, medidas são necessárias para amenizar a insegurança alimentar no Brasil. Logo, cabe ao Governo Federal …”

    Recomendo que estude como montar uma conclusão pois faltou muita coisa nela.
    Lembre-se que apenas 1 proposta de intervenção deve ser bem detalhada.

    Nota: 520

    Reveja mais seus estudos sobre uma boa redação. Porém para iniciante está indo bem. Acredito no seu potencial! <3

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.