Os desafios da inclusão escolar de pessoas portadoras de autismo

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Segundo o filósofo Immanuel Kant “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”, entretanto, muitas escolas estão inaptas a receber alunos com deficiências, como os autistas, que necessitam de atenção redobrada para que haja progressão em seu desenvolvimento.

Primeiramente,  o número de pessoas com autismo matriculadas em escolas públicas, crescem em torno de 37% ao ano, desse modo, as instituições que não tem os requisitos necessários para atender estes estudantes, acabam se adaptando para transmitir o conteúdo a eles. Muita das vezes a falta de profissionais especializados  para trabalhar com crianças e adolescentes portadoras do TEA (transtorno do espectro autista), influencia fortemente no aprendizado desses alunos, pois eles deveriam ter aulas especiais, com isso eles teriam o mesmo nível estudo que os demais colegas de classe.

Segundamente, de acordo com a lei de Berenice Piana, todo indivíduo com autismo tem direito ao acesso a educação. Assim como o filme (A boy called PO), que relata as dificuldades de Patrick que possui o TEA, em ter uma vida normal em sociedade, com isso ele cria um universo paralelo onde se encontra na fase infantil. Esta obra cinematográfica tem como finalidade, destacar de forma indireta sobre a exclusão social, o que é muito presente nas escolas onde jovens que possuem esse distúrbio neurológico são vítimas de bullying, preconceito e exceção entre os demais.

Por fim, salienta-se a importância do Ministério da Educação juntamente ao Ministério da saúde, criarem um programa de atendimento especial a pessoas autistas, por meio de aulas em salas separadas com atividades mais dinâmicas, proporcionando então um ensinamento mais amplo e de fácil aprendizado.

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1 Correção

  1. Olá, Ester! Gostaria de pontuar sua redação a partir de cada competência da redação modelo Enem (acredito q seja, pois há uma proposta de intervenção kk).
    C.1 (Norma culta padrão da língua portuguesa) – “Segundo o filósofo Immanuel Kant(ausência de vírgula) “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”,(aqui, caberia melhor o ponto final (.)) entretanto, muitas escolas estão inaptas a receber(erro de concordância; deve seguir no plural – “receberem”) alunos com deficiências, como os autistas, que necessitam de atenção redobrada para que haja progressão em seu desenvolvimento.

    Primeiramente, o número de pessoas com autismo matriculadas em escolas públicas,(uso indevido de vírgula) crescem em torno de 37% ao ano,(aqui, caberia melhor o ponto final) desse modo, as instituições que não tem(erro de concordância; “têm”) os requisitos necessários para atender(erro de concordância; “atenderem”) estes estudantes,(uso indevido de vírgula) acabam se adaptando para transmitir(erro de concordância; “transmitirem”) o conteúdo a eles. Muita das vezes(ausência de vírgula) a falta de profissionais especializados para trabalhar(erro de concordância; “trabalharem”) com crianças e adolescentes portadoras do TEA (transtorno do espectro autista),(uso indevido de vírgula) influencia fortemente no aprendizado desses alunos, pois eles deveriam ter aulas especiais, com isso eles teriam o mesmo nível estudo que os demais colegas de classe.

    Segundamente, de acordo com a lei de Berenice Piana, todo indivíduo com autismo tem direito ao acesso a(“à”) educação. Assim como o filme (A boy called PO)(coloque entre aspas(“”), e não entre parênteses), que relata as dificuldades de Patrick(ausência de vírgula) que possui o TEA, em ter uma vida normal em sociedade,(aqui, caberia melhor o ponto final) com isso(ausência de vírgula) ele cria um universo paralelo onde se encontra na fase infantil. Esta obra cinematográfica tem como finalidade,(uso indevido de vírgula) destacar de forma indireta sobre a exclusão social, o que é muito presente nas escolas onde jovens que possuem esse distúrbio neurológico são vítimas de bullying, preconceito e exceção entre os demais.

    Por fim, salienta-se a importância do Ministério da Educação(ausência de vírgula) juntamente ao Ministério da saúde,(faltou o conectivo! no caso, “de”) criarem um programa de atendimento especial a(“à”) pessoas autistas, por meio de aulas em salas separadas com atividades mais dinâmicas, proporcionando então um ensinamento mais amplo e de fácil aprendizado.”
    Portanto, 100.
    C.2 (Abordagem/repertório/gênero) – 200. A abordagem do tema foi mt boa, além de apresentar um bom repertório sócio cultural (como a citação de Kant, como os dados( obs: é meio arriscado usar dados sem citar a fonte; por isso, te indico a nn usar!), entre outros) e tbm construir o texto dissertativo argumentativo de forma correta.
    C.3 (Coerência) – 140. Nn ficou boa a relação q vc fez com frase de Kant e a temática, como tbm nn ficou mt bom o seu segundo parágrafo, visto q vc inicia com uma frase e pouca desenvolve sobre oq foi abordado nela. Na minha opinião, vc n deveria ter citado o filme depois da frase (ou só citaria o filme e nn a frase). Por fim, nn fez mt sentido vc dizer, no segundo parágrafo, q há uma exclusão do indivíduo autista e sua proposta ser justamente excludente (uma vez q, na proposta, eles teriam aulas separadamente).
    C.4 (Coesão) – 160. O uso de pontuações indevidas ao longo do redação ompromete a coesão das partes de seu texto.
    C.5 (Proposta de Intervenção) – 200. Cumpriu bem todos os quesitos da PI(que é a AÇÃO, o AGENTE, o COMO/MODO e o FIM/OBJETIVO da ação). Oq eu te indico é q vc pense um pouco antes de construí-la, para ver se ela “resolve” os problemas abordados e se ela está coerente com os argumentos.
    Total: 800.
    Portanto, espero ter ajudado! Gostaria de dizer pra vc nn levar tão sério a pontuação, já q eu nn sou corretor PRO kk. Contudo, é um número aproximado do q vc realmente receberia, e tbm já serve como base. Logo, busque corrigir seus erros!
    Nessa reta final, te indico q vc leia redações exemplares (nota mil), como tbm treine bastantes redações, pois assim vc alcançará um grande texto! ;)

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