Iniciante

Os desafios da inclusão escolar de pessoas portadoras de autismo

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Em um episódio da famosa série norte americana “Grey’s Anatomy” uma médica é hostilizada pelos colegas por ter dificuldade em se relacionar com eles, uma vez que ela é portadora de autismo. Fora da ficção, pessoas que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) também são severamente menosprezadas, atitude refletida nas escolas, porquanto ainda há desafios para a inclusão dessas pessoas. Nesse sentido, é válido destacar o preconceito enraizado e a negligência Estatal.

Primeiramente, é notório o preconceito naturalizado na sociedade contra pessoas portadoras de autismo. Isso porque essas pessoas não se encaixam nos padrões sociais considerados aceitos, e por isso são menosprezados. Nesse sentido, o ambiente escolar reflete essa mentalidade, pois colegas segregam esses indivíduos e os professores são incapacitados de lidar com as particularidades deles. Essa mentalidade representa um desafio à inclusão desde os tempos remotos, pois ainda na Antiguidade os Espartanos matavam crianças que não atendiam aos padrões da sociedade. Portanto, esse antigo preconceito deve ser superado para proporcionar inclusão escolar dos autistas.

Ademais, o descaso do Estado dificulta essa inclusão. Nessa perspectiva, ele não cumpre seu papel, tendo em vista que não prepara os professores, não adequa o currículo escolar e nem providencia ações de acolhimento para conscientização dos alunos. Seguindo essa lógica, a inclusão escolar dos portadores de autismo só será possível quando o Estado cumprir seu papel que, conforme o filósofo Thomas Hobbes, é garantir o bem estar da sociedade, o qual não está sendo efetivado, já que os portadores de TEA enfrentam muitos desafios os quais atrapalham sua qualidade de vida. Assim sendo, o Estado precisa agir na direção de preparar as escolas para acolher essas pessoas.

Em virtude dos fatos mencionados, o Ministério da Educação deve providenciar uma ação de capacitação dos professores e instrução dos alunos, mediante recrutamento de profissionais qualificados, como pedagogos, psicólogos e psiquiatras, para realizarem palestras e cursos nas escolas, com a finalidade de formar espaços escolares de acolhimento, empatia e preparados para incluir as pessoas com autismo e, assim, combater o preconceito contra essa parcela da população e assegurar maior qualidade de vida. Destarte será possível reduzir o problema refletido em “Grey’s Anatomy”. 

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4 Correções

  1. Oii, Liviaa! Vim corrigir sua redação, como pediu. Qualquer irregularidade, vc me corrige, ta bom ? =)

    INTRO
    -ausência de vírgula: “…americana “Grey’s Anatomy”, uma médica…”
    -introdução por citação, o que é muito bom
    -tese bem apresentada
    -2 problemáticas facilmente identificadas
    -parágrafo está coerente e atendeu muito bem às normas do enem

    D1 (preconceito enraizado)
    -erro de concordância: “…são menosprezados.” (menosprezadas, haja vista que concorda com ‘pessoas’)
    -ausência de vírgula: “…ainda na Antiguidade, os Espartanos matavam…”
    -procure especificar quem são os ‘espartanos’, abra um parênteses e diga que eram soldados guerreiros, conhecidos pela força militar e afins, a fim de evitar quaisquer duvidas ao corretor
    -evite expressões como primeiramente, por passar uma ideia de que ha um “segundamente”… mas, sem problemas
    -argumentação petinente e bom uso de repertório

    D2 (negligência Estatal)
    -repetição próxima (inclusão)
    -substitua “ele não cumpre” para “tal órgão não cumpre”, fica mais apresentável
    -“…não prepara os professores, não adequa o currículo escolar e nem providencia ações de acolhimento para conscientização dos alunos. ” esse trecho acabou ficando meio ‘rígido’, além de ter causado um sentido de generalização. Tente alterar para algo mais leve e imparcial “tendo em vista que não há uma preparação adequada aos professores e ao currículo escolar, além de escassas ações de acolhimento para conscientização dos alunos.”
    -repetição (Estado)
    -seu repertório, embora tenha se encaixado no contexto, acabou ficando um pouco vago
    -argumentação pertinente, entretanto houve alguns deslizes, como o ja citado

    CONCLUSÃO
    -ação: providenciar uma ação de capacitação dos professores e instrução dos alunos
    -meio/modo: mediante recrutamento de profissionais qualificados
    -agente: Ministério da Educação
    -finalidade: formar espaços escolares de acolhimento, empatia e preparados para incluir as pessoas com autismo e, assim, combater o preconceito contra essa parcela da população e assegurar maior qualidade de vida
    -detalhamento: como pedagogos, psicólogos e psiquiatras, para realizarem palestras e cursos nas escolas

    |FEEDBACK|
    Livia, amei muito seu texto. Sua conclusão está perfeita! Esta ficou muito bem desenvolvida, detalhada e atendeu, corretamente, aos 5 critérios exigidos pelo enem. Na sua argumentação, a unica observação é sobre não generalizar e nem fazer expressões com sentido de “ódio”, vc precisa ser sempre imparcial. Em geral, gostei muito de como você trabalhou a temática, ficou realmente muito bom. Parabéns! ;)

    C1: 160
    C2: 180
    C3: 180
    C4: 200
    C5: 200
    NOTA: 920

    Qualquer dúvida, só chamar. =)

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  2. Nossa! Perfeita a sua redação. Só trago alguns pontos:
    – Na introdução, você poderia ter colocado apenas “Na série Grey´s Anatomy”, porque colocar “em um episódio” pode passar para o corretor indecisão.
    – No desenvolvimento 2, cabia um repertório sociocultural de dado estatístico. Além de criticar o Estado, você deve buscar provas que reafirmem seu argumento como irrefutável. (Nesse caso,
    – Na proposta de intervenção, o trecho “uma ação de capacitação” pode criar uma confusão no corretor, sempre é bom detalhar, mais sendo o mais objetiva possível.

    Se não for 1000, chegou bem perto. Parabéns e continue treinando!!! ;)

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  3. Sua introdução está muito boa, apresentou a tese e os argumentos. Só faltou uma virgula em “Em um episódio da famosa série norte americana “Grey’s Anatomy”, uma médica é…
    No trecho “ele não cumpre seu papel, tendo em vista que não prepara os professores, não adequa o currículo escolar e nem providencia ações de acolhimento para conscientização dos alunos” vc acabou generalizando, opte por colocar expressões como “geralmente”, “muitas vezes”, etc
    Mas no geral, achei sua redação muito boa. Parabéns!!

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  4. Oi, vou fazer alguns comentários

    Introdução:
    – Bem contextualizada
    – Tese clara

    D1:
    – Você repetiu colegas, portadora, menosprezadas, preconceito, escolar, inclusão, padrões… cuidado, tente variar mais o vocabulário
    – O repertório não foi tão bem desenvolvido, é realmente mais difícil tornar o repertório produtivo quando ele vem no final do parágrafo, então te aconselho a colocar o repertório logo depois do tópico frasal
    – Poderia ter dito que padrões são esses pra o texto não ficar muito superficial
    – Quais são as particularidades dos autistas? como eles são? mostre pro leitor ;)

    D2:
    – Muito bem! aqui vc mostra como o descaso do Estado se manifesta, ao invés de só ficar falando que existe descaso, vc deixou a argumentação mais profunda mas ainda poderia especificar mais um pouquinho sabe? mostre os problemas dos autistas de forma mais clara, destaque a inatividade do Estado em resolver isso
    – Novamente cuidado com a repetição de palavras

    Conclusão:
    – Vc fez um período muito grande, poderia ter colocado mais pontos
    – Tem todos os elementos, parabéns!!

    Dica: Você fala que há os autistas sofrem com alguns problemas, diz que os professores não são preparados, mas como essa despreparação se manifesta? como assim eles não são preparados? como os colegas segregam os autistas? poderia dar exemplos práticos pro leitor entender que problemas são esses

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