TEMA: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL
Título: O digital é inacessível
Segundo o sociólogo Karl Marx, as sociedades são de classes. Na sociologia, classe é o modo que as desigualdades se constroem e se estabilizam. Deste modo, como consequência da série de problemas estruturais que a desigualdade gera, surge a inacessibilidade de muitos brasileiros aos benefícios que o mundo digital oferece enquanto ferramenta de cidadania. Sendo assim, para resolver o impasse, é necessário a identificação de suas possíveis causas e implicações.
Primeiramente, é crucial reforçar que a dependência tecnológica torna o acesso à internet um direito do cidadão do século XXI. Entretanto, o cumprimento desse direito é violado quando não se pode pagar pelo serviço de internet ou pelos equipamentos tecnológicos necessários. Além disso, quando há acesso à tecnologia, muitos, porém, não têm as habilidades necessárias para usufruí-la, pois apresentam dificuldades na interpretação e leitura dos sites ou por falta de experiência, como é representado no filme “Eu, Daniel Blake”, que mostra claramente o empecilho que é a analfabetização digital.
Do mesmo modo, no início da pandemia do coronavírus, 25% dos brasileiros não tinham acesso aos meios digitais (TIC domicílios). Isso implica, expressivamente, na situação das escolas públicas brasileiras, pois tanto professores quanto alunos dependem do uso do meio digital para a adaptação de um novo ensino e aprendizado a distância. Consequências disso, são os altos níveis de evasão escolar, o que indica a importância da educação em tornar o digital acessível.
Portanto, para resolver esse impasse, é necessário que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, junto com o Estado, invista na democratização digital por meio da distribuição de planos de subsídios para as famílias mais periféricas e de verbas destinadas às escolas públicas para o oferecimento de ferramentas tecnológicas e letramento digital. Desta maneira, a tecnologia permitiria que os benefícios do mundo digital possam ser usufruídos por mais cidadãos e trabalharia como uma forma de reduzir as desigualdades entre as classes.
Wermeson
Competência 1= 200 (demostra conhecimento dos mecanismos da língua portuguesa)
Competência 2= 200 (apresentou domínio quanto a aplicação dos repertórios ao tema)
Competência 3= 160 ( soube organizar a redação, alguns desvios, mas encaminhou bem o ponto de vista)
Competência 4= 200 (está bem definido)
Competência 5= 200 (articulação dos 5 elementos definidas).
jefferson__amm
Boa noite, segue abaixo a análise do seu texto:
C1: 160 (os desvios q encontrei foram: é necessário (necessáriA) a identificação de suas possíveis causas e implicações, junto com (junto AO ou COM) o Estado, permitiria (permitirÁ) que os benefícios do mundo digital possam ser usufruídos por mais cidadãos e trabalharia(trabalharÁ) )
C2: 200 (bom uso de repertórios)
C3: 160 (encontrei desvios no 1º parágrafo, como em: Entretanto, o cumprimento desse direito é violado quando não se pode pagar pelo serviço de internet ou pelos equipamentos tecnológicos necessários. (não ficou claro como isso acontece) e interpretação e leitura dos sites ou por falta de experiência (poderia explicar melhor a consequência disso) )
C4: 180 (bom uso de mecanismos linguísticos, apenas se atente a repetições de frases ou palavras no texxto e dentro do próprio parágrafo, por isso dei 180)
C5: 200 (5 elementos válidos)
total: 900
parabéns, continue assim!!! :)