Regente

Os desafios da inclusão digital do idoso no Brasil.

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Com avanço da globalização proporcionada pela revolução tecnológica, a integração socio-digital ampliou-se nível global. Todavia, observa-se no Brasil, questões relacionadas a inclusão digital do idoso não apenas existem, como esbarram em lacunas outroras presentes no país. Desse modo, enfatizam-se como causas: ausência de uma educação tecnológica e a passividade estatal.

Em primeiro lugar, é preciso se atentar para impunidade presente na questão. Nesse contexto, é válido afirmar que desde o período Iluminista, a educação era vista como base primordial na evolução social. Dessa forma, analisando o seguinte pensamento, observa-se que a atuação produtiva encontra-se reclusa do país, uma vez que a ausência de uma educação tecnológica atinge a sociedade, a ampliação de mecanismos que corroboram para a inexistência de pensamentos intelectuais, bem como digitais, formam como consequência, a evolução do analfabetismo digital em uma ampla esfera social.

Outrossim, a passividade estatal é vista como regente do problema. De acordo com a obra “Contrato Social”,  do filósofo Rousseau, é dever do Estado viabilizar ações que visem o bem-estar e a igualdade coletiva. Entretanto, nota-se que devido a ausência de políticas públicas que de fato visem a inclusão digital do idoso, a formação de uma sociedade dependente em virtude de tal potencialidade, atuam em fluxos contínuos. Portanto, é fundamental incluir os idosos no meio digital, para que se garanta o direito à igualdade e a exclusão seja mitigada.

Logo, é dever do MEC juntamente com o Governo Federal, desenvolverem projetos executados mediante campanhas públicas, visem proporcionar à sociedade uma educação tecnológica de qualidade, garantindo assim, a exclusão do analfabetismo digital.  Ademais, é necessário que o Governo Federal amplie programas, que por meio de ações governamentais, garantam a sociedade uma igualdade digital coletiva, promovendo a utilização eficaz da tecnologia. Como efeito,  a sociedade evoluirá.

 

📍 Se possível corrigir mediante as competências do Enem.

💙 Thank you.

 

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4 Correções

  1. Eu achei excelente a redação proposta no entanto acredito que não fechasse os 1000 pontos por causa de alguns detalhes como: cuidado quando for usar “se” pois algumas palavras na nova ortografia antecede a palavra exemplo: ampliou-se, se ampliou, outro ponto a ser observado é cuidado com os termos exemplo usou outrossim não vou mentir tive até que olhar na net porém a forma com que você usou transgride a coerencia, outrossim significa “do mesmo modo” ou “igualmente” dando a entender ao leitor uma pergunta do mesmo modo o quê? Igualmente a que? Entendi qual é a ligação do outrossim com o parágrafo anterior? Se serve como dica procura outro termo para se iniciar um argumento secundário, Mas fora essa observação está muito bom seria uns 900 se não tiver pegado nenhuma parte da net e simplesmente feito de cabeça.

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  2. O seu texto está bem fundamento, embora esteja um pouco pobre de argumentos, senti falta da relação entre os repertórios socioculturais e os argumentos em ambos desenvolvimentos. Você poderia ter explorado a ausência de educação tecnológica citando a precariedade das escolas, principalmente públicas, visto que não apresentam equipamentos tecnológicos suficientes para abranger todos os alunos, além de que a desigualdade social corrobora para esse desafio, pois a maioria dos estudantes de escolas públicas são de classe baixa e, com isso, carecem de experiência com a tecnologia. No segundo desenvolvimento, você poderia ter abordado a problemática de forma a elencar as causas para a exclusão digital dos idosos, tal qual a falta de cursos especializados para os mesmos, a falta de paciência que as pessoas demonstram para ensinar isso etc.
    Quanto à gramática, não percebi muitos erros, mas a linha 2 apresenta um desvio, pois ao meu ver deveria ser “ampliou-se EM nível global”, na linha 4 há a ausência de crase em “relacionadas À inclusão digital”, na linha 16 também há a ausência de crase em “devido À ausência”. Sua conclusão é um pouco confusa, mas é possível identificar 5 elementos. Tente melhorar na Competência III, pois é onde percebo mais falhas, visto que sua seleção de ideias parece vaga e em alguns pontos o texto fica incoerente.

    Competência I: 160
    Competência II: 200
    Competência III: 120
    Competência IV: 200
    Competência V: 160
    Nota: 840

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  3. Eu achei excelente a redação proposta no entanto acredito que não fechasse os 1000 pontos por causa de alguns detalhes como: cuidado quando for usar “se” pois algumas palavras na nova ortografia antecede a palavra exemplo: ampliou-se, se ampliou, outro ponto a ser observado é cuidado com os termos exemplo usou outrossim não vou mentir tive até que olhar na net porém a forma com que você usou transgride a coerencia, outrossim significa “do mesmo modo” ou “igualmente” dando a entender ao leitor uma pergunta do mesmo modo o quê? Igualmente a que? Entendi qual é a ligação do outrossim com o parágrafo anterior? Se serve como dica procura outro termo para se iniciar um argumento secundário, Mas fora essa observação está muito bom seria uns 900 se não tiver pegado nenhuma parte da net e simplesmente feito de cabeça.

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  4. Introdução: A tese ficou um pouco confusa, porque você cita: “…questões relacionadas a inclusão digital do idoso não apenas existem, como esbarram em lacunas outroras presentes no país.”, o que não deixa claro quais são essas questões e qual é o problema. Acho que ficaria melhor algo do tipo: ” No entanto, no Brasil, observa-se que os idosos ainda não estão incluídos digitalmente.” Você apresentou os dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes, o que demonstra que houve um planejamento de texto.
    Desenvolvimento 1: No seu tópico frasal, você escreveu sobre impunidade, mas a ideia central do parágrafo é a ausência de educação tecnológica, então ficou um pouco sem coerência. A última frase ficou bem longa e isso dificultou a leitura e o entendimento dos seus argumentos. Opte por períodos mais curtos, para facilitar a leitura e para deixar o texto mais claro. Como o tema é: Os desafios da inclusão digital do IDOSO no Brasil, você tangenciou um pouco ao abordar um aspecto mais geral e não especificamente sobre os idosos.
    Desenvolvimento 2: A frase: “…a formação de uma sociedade dependente em virtude de tal potencialidade, atuam em fluxos contínuos.” ficou confusa para mim. O parágrafo apresenta uma referência sociocultural para comprovar seus argumentos, e as ideias possuem uma boa sequência lógica.
    Conclusão: As propostas de intervenção têm os 5 elementos, mas eles estão muito vagos, tente especificar mais as ações. Também, as propostas não parecem resolver exatamente o problema da falta de inclusão digital dos idosos, já que você fez uma abordagem relacionada mais ao analfabetismo digital da população em geral.
    Nota: 720
    Competência 1: 160
    Competência 2: 120
    Competência 3: 160
    Competência 4: 160
    Competência 5: 120

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