Iniciante

Os desafios da inclusão de pessoas com autismo no Brasil

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(Quem puder corrigir de acordo com o Enem, agradeço.)

 

 

Na série americana “The Good Doctor”, o Dr. Shaun – médico portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) – luta diariamente com as dificuldades advindas da convivência dele com a sociedade, sobretudo em seu ambiente de trabalho. Analogamente, fora da ficção, a questão da inclusão de pessoas com autismo apresenta um quadro preocupante, tanto por causa do desconhecimento da sociedade sobre TEA, quanto pelo descaso do Estado. Assim, é fundamental analisar os problemas, a fim de que se possa contorná-los.

Em primeiro lugar, a falta de informação sobre o autismo constitui um impedimento para a inclusão dessas pessoas na sociedade. Assim, pouco se sabe sobre essa doença, e tudo aquilo que é desconhecido causa medo, como consequência, tem-se a dificuldade de inserir essas pessoas no meio social, uma vez que a falta de informação leva ao preconceito. Além disso, apenas em 1993 o autismo foi incluído na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde, segundo dados da USP, o que comprova a falta de conhecimento sobre o assunto.

Outrossim, a falta de atenção dos estados e ministérios é um dos entraves para a melhoria dos autistas. De acordo com Aristóteles, o homem é um ser social e a vida em sociedade é essencial para a sua realização pessoal e busca pela felicidade. Nesse aspecto, é importante a inclusão de pessoas com TEA na sociedade, tal impedimento é a ineficiência das instituições de ensino em proporcionar uma inclusão adequada aos autistas, o que implicará em um desenvolvimento inadequado. Tendo isso em vista, os portadores do autismo negligenciados pelo sistema educacional brasileiro, enfrentarão situações injustas no âmbito social e profissional, já que não têm a preparação exigida.

Os desafios para incluir as pessoas com autismo na sociedade são evidentes e é preciso que o Estado, por meio do Ministério da Educação dê verba as capitais e municípios para contratar e qualificar profissionais, com palestras, treinamentos e orientações sobre como proceder com alunos com esse transtorno, para que assim, eles possam se desenvolver e viver em sociedade. Além disso, o Ministério da Saúde junto com as mídias sociais deve promover campanhas para informar melhor a população sobre essa doença, a fim de minimizar o preconceito existente e incluí-los no âmbito social.

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4 Correções

  1. me parece excelente, bem feita e organizada.
    se encaixa no enem.
    simples e informativa.
    pode ir com confiança que voce vai arrasar na prova. voce consegue! voa lek
    nao sei corrigir redaçao mas o site exige é isso. adorei a referencia gosto dessa serie, fiquei indgnada quando o cara la ficava querendo que o shaun nao agisse como autista. é ridiculo como a sociedade exige que as pessoas com disturbios hajam como se não tivesse eles.

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  2. Olá, boa noite.
    vou corrigir sua redação por cada parte da estrutura e dps atribuir uma nota por cada competência, ok? vamos lá

    INTRODUÇÃO
    -citação de série
    -contextualização
    -tese
    -miniconclusão
    (não senti falta de nada específico nesse parágrafo)

    DESENVOLVIMENTO 1
    -conectivo
    -tópico frasal
    -causa e consequência
    -repertório para comprovar os argumentos

    DESENVOLVIMENTO 2
    -conectivo
    -tópico frasal
    -repertório filosófico (mt bom por sinal)
    -contextualização
    -causa e consequência
    -miniconclusão

    CONCLUSÃO
    -agente: ok
    -ação: ok
    -meio: ok
    -detalhamento: ok
    -finalidade: ok

    o texto possuiu domínio da língua culta pt, desenvolvimento do tema de forma clara, argumentações bem elaboradas, mecanismos linguísticos variados e uma proposta de intervenção que atende a problemática, respeitando os direitos humanos e a diversidade. Por isso, minhas notas por competências, são:

    C1:200
    C2:200
    C3:200
    C4:200
    C5:200

    sua redação fico excelente, parabéns, tenho certeza q no Enem vc vai tirar uma ótima nota, boa sorte e continue estudando q vc vai longe, abraço :)

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  3. Olá !
    Eu vou corrigir a sua redação, ok ?!

    foi interessante a citação de uma série e fazendo certa alusão com a ficção e a realidade do autista, demonstrando suas dificuldades, interações sociais, seus desafios no cotidiano e demonstrando o quão dificultoso é para o indivíduo com TEA na sociedade em questão da inclusão.

    Outro ponto seria a forma de como você organizou as situações durante a redação no desenvolvimentos 1 e 2, citando instituições como a OMS e nomes conhecidos na história como o de Aristóteles.

    A forma conotativa em todo o texto foi bem colocada. Sem contar o uso correto da linguagem portuguesa e destreza na gramática. Tá muito bom mesmo ! Parabéns !

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  4. 1- Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase.
    2- Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.
    3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.
    4- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.
    Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela coesão do texto porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e parágrafos. Cada parágrafo será composto por um ou mais períodos também articulados. Cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores.
    5- Respeito aos direitos humanos
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.
    Estude e boa sorte

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