Os desafios da inclusão de autistas no cenário brasileiro contemporâneo

  • 2

Na Grécia Antiga, os filhos nascidos com quaisquer deficiências ou anormalidades eram jogados através de pontes ao mar pelas suas próprias mães, pois não serem dignos de viverem. Atualmente, no século XXI, ainda persiste os desafios para inclusão de autistas no Brasil. Desta maneira, deve-Se ao impasse a falta de informação de grande parte da população e a ausência de participação desse grupo na sociedade.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que ainda que a tecnologia tenha democratizado o acesso à informação ,a maioria dos indivíduos não detêm de conhecimento em relação aos autistas, o que gera o preconceito contra esse grupo. Consoante ao pensamento do estudioso Antonio Nunes, ” Um povo que lê nunca será um povo escravo”, é válido mencionar que aqueles que lêem a respeito do Transtorno Espectro Autista( TEA) não serão presos as amarras do julgamento do julgamento, indiferença e exclusão, mas sim conhecedores do respeito e aceitação.
Em segundo lugar, a ausência dos autistas no cenário corrobora para o impasse . A maioria não é incluída no ambiente escolar, ambiente político e até mesmo no ambiente familiar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde ( OMS) , 70 milhões de pessoas são autistas em todo o mundo, no entanto, esse grupo é pouco mencionado na sociedade. Além disso, as estruturas de algumas escolas, principalmente as públicas, não estão aptas a atender essas demandas, o que gera a exclusão e o afastamento dos estudantes.
Portanto, os desafios para inclusão de autistas no Brasil devem ser solucionados. Assim,O Governo Federal como órgão máximo juntamente com os outros governos de todos os estados brasileiros devem promover o acesso à informação sobre os autistas através de campanhas ou plataformas digitais que visem promover a inclusão desse grupo. Ademais, o investimento do Ministério de educação em escolas que possam atender as essas demandas tanto em estrutura quanto em acompanhamento psicológico, fará a socialização desses com os demais alunos. Assim, a sociedade brasileira não vivenciará a realidade ocorrida na Grécia Antiga.

Ps- se puder, avalie de acordo com as competências do Enem ,com nota final,  agradeço que tenha lido até aqui🤝📝

Compartilhar

3 Correções

  1. Competência I: Notei que sua redação apresenta alguns erros gramaticais, mas a maioria provavelmente se deu por conta da digitação. Apesar disso, vejo que você usou variados conectivos e um bom repertório de palavras (160 pontos por apresentar alguns desvios, mas, como já foi dito, pode ter sido por causa da digitação)
    Competência II: Você desenvolveu bem o tema e em momento algum houve uma fuga, além de ter utilizado uma boa alusão histórica e dados, o que torna a argumentação muito consistente. Eu amei bastante :D (200 pontos)
    Só por título de curiosidade, tem uma série chamada Atypical e ela conta a história do Sam, um garoto dentro do espectro autista e mostra como ele enxerga o mundo, o modo como as coisas fazem sentido pra ele e como a família lida com isso.
    Competência III: Você deixa bem clara a sua opinião sobre o assunto desde a introdução e defende-a ao longo do texto através de dados, fatos e opiniões de forma consistente e bem organizada, além de aparentar ter tido um planejamento prévio da redação (200 pontos)
    Competência IV: Ótimo domínio do vocabulário, sem repetições excessivas e uso de conectivos de maneira a deixar o texto fluido e bem articulado (200 pontos)
    Competência V: A retomada ao tema logo no começo do texto e a detalhação da proposta de intervenção, além da sua relação com o tema, não deixam a desejar e não vão contra os direitos humanos (200 pontos)
    No aspecto geral, seu texto foi muito bem escrito e vc teria tirado em torno de 960. Parabéns :D

    • 1
  2. Oi Juliana, parabéns pela redação!
    – Introdução – Sua introdução estava muito boa, clara, objetiva, conseguir identificar facilmente sua tese.
    – Desenvolvimento – Desenvolveu bem seu texto, com argumentos coerentes. Muito bom também.
    – Conclusão – Sua intervenção também muito boa, consoante com seu texto. Só achei que faltou mais detalhe.
    De modo geral, seu texto está muito bom, você escreve bem. Continue escrevendo p/ gente. Abraços!
    Nota: 960

    • 1
  3. Competência l: Bom, você demostra uma boa gramática, notei alguns erros mas creio que são resultados da digitação, como, por exemplo, na introdução, quando você utilizou (pois) em vez de (por). Por isso, revise bem sua redação antes de enviar para evitar a repetição de tais erros
    Competência ll: Sua alusão a Grécia antiga foi muito interessante e analogou corretamente com o tema proposto para sua redação. Além disso, os dados e a citação contribuíram para uma boa argumentação, parabéns!
    Competência lll: No D ll você apresentou argumentos convincentes, o problema é que no primeiro período ficou meio vaga sua ideia. ( Impasse de que?), tirando isso, o restante está ok!
    IV: seu vocabulário está ótimo, só opte por aqueles mais enriquecedores, isso tornará a sua redação mais elegante .
    V: Sua proposta de intervenção foi muito interessante, só toma cuidado com os termos de ligação, como no segundo período, se você tivesse optado por utilizar ( para tanto,) em vez de ( assim,) a estrutura da conclusão ficaria ainda melhor.
    R= Espero que analise todas as falhas, isso irá te ajudar a ficar ainda melhor no quesito das redações. Bons estudos!♥️

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.