Os desafios da imigração no Brasil

  • 1

A Lei de Imigração do Brasil, baseada na Constituição Federal de 1988, expressa que todo imigrante tenha o acesso a seus direitos fundamentais e humanos, que são: a universalidade, indivisibilidade, inclusão social e liberdade cultural. Contudo, tal prerrogativa não tem aplicado-se na prática, quando se pensa no acolhimento desumano, desigual e xenofóbico que acomete essa classe social, onde a maioria da população nacionalizada possui uma parcela de culpa por essa chaga. Diante dessa perspectiva, os fatos anteriores somam-se aos fatores que favorecem essa realidade.

Em primeira análise, deve-se ressaltar às falhas políticas públicas advindas da falta de preparação em linguística estrangeira de servidores da saúde, educação e segurança, que acabam dificultando o acesso a essas demandas para imigrantes pela dificuldade de socialização entre si. Nesse víeis, é possível ressaltar as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “Contrato Social” por parte de entidades federativas o não cumprimento de suas funções. Diante de tal exposto comparado a realidade é evidente as causas dessa problemática.

Ademais, é fundamental apontar a sociedade como propulsora de preconceitos que atingem a população imigratória, evidenciando o tratamento inconstitucional que persegue esse grupo de indivíduos. Dessa forma, segundo Maya Angelou, escritora e poetisa dos Estados Unidos, “O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível”. Logo, essa reflexão liga-se a realidade xenofóbica, que dificulta um futuro digno aos povos de outras nações em nosso país.

Assim, faz-se imprescindível que para modificar esse cenário, o Ministério da Justiça e Segurança, trabalhem através de plenários abertos a população, que discutam a criação e intensificações das normas de Imigração, dando pauta a penalidades mais rígidas para os que não obedecerem essas regras. Cabe também, que essas atividades sejam promovidas nas redes sociais para serem amplamente divulgadas para os internautas, visando um convívio em harmonia e socializado com indivíduos vindos de outros países. Desse modo, espera-se que a visão de preconceito de Maya Angelou possa ser contrária em realidades futuras.

Compartilhar

1 Correção

  1. Competência 1-160
    Competência 2-200
    Competência 3-160
    Competência 4-160
    Competência 5-200
    Nota: 880
    |||||||||||||||||
    ////////////////////////////////////
    A Lei de Imigração do Brasil, baseada na Constituição Federal de 1988, expressa que todo imigrante tenha o acesso a seus direitos fundamentais e humanos, que são: a universalidade, indivisibilidade, inclusão social e liberdade cultural. Contudo, tal prerrogativa não tem aplicado-se na prática[1], quando se pensa no acolhimento desumano, desigual e xenofóbico que acomete essa classe social, onde a maioria da população nacionalizada possui uma parcela de culpa por essa chaga. Diante dessa perspectiva, os fatos anteriores somam-se aos fatores que favorecem essa realidade.
    —————————————————————————-
    [1]= retirar vírgula
    —————————————————————————-
    Em primeira análise, deve-se ressaltar [1]às falhas políticas públicas advindas da falta de preparação em linguística estrangeira de servidores da saúde, educação e segurança, que acabam dificultando o acesso a essas demandas para imigrantes pela dificuldade de socialização entre si. Nesse [2]víeis, é possível ressaltar as ideias do filósofo contratualista John Locke, [3]configura-se como uma violação do “Contrato Social” por parte de entidades federativas o não cumprimento de suas funções. Diante de tal exposto[4] comparado [5]a realidade[4] é evidente as causas dessa problemática.
    —————————————————————————-
    [1]= retirar crase
    [2]= viés
    [3]= que configura como…
    [4]= vírgula
    [5]= crase
    —————————————————————————-
    Ademais, é fundamental apontar a sociedade como propulsora de preconceitos que atingem a população imigratória, evidenciando o tratamento inconstitucional que persegue esse grupo de indivíduos. Dessa forma, segundo Maya Angelou, escritora e poetisa dos Estados Unidos, “O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível”. Logo, essa reflexão liga-se [1]a realidade xenofóbica, que dificulta um futuro digno aos povos de outras nações em nosso país.
    —————————————————————————-
    [1]= crase
    —————————————————————————-
    Assim, faz-se imprescindível que[1] para modificar esse cenário,[2] o Ministério da Justiça e Segurança, [3]trabalhem através de plenários abertos [4]a população, [5]que discutam a criação e intensificações das normas de Imigração, dando pauta a penalidades mais rígidas para os que não obedecerem essas regras. Cabe também, [6]que essas atividades sejam promovidas nas redes sociais para serem amplamente divulgadas para os internautas, visando um convívio em harmonia e socializado com indivíduos vindos de outros países. Desse modo, espera-se que a visão de preconceito de Maya Angelou possa ser contrária em realidades futuras.
    —————————————————————————-
    [1]= vírgula
    [2]= compete ao
    [3]= trabalhar * sugiro substituir por “tomar medidas”
    [4]= crase
    [5]= sem vírgula
    [6]= conectivo conclusivo + vírgula (portanto,)
    —————————————————————————-
    ////////////////////////////////////
    * Na introdução você apresenta apenas consequências, é preciso também abordar as causas, eu entendo que no final você falou que (subentendidamente) existem as causas, mas é preciso dizer quais são elas, explicitamente, você poderia falar da negligência governamental na introdução.
    *”é fundamental apontar a sociedade como propulsora de preconceitos” frase solta. Diga o porquê, desenvolva essa ideia, mesmo que você cite Maya mais pra frente, isso não explica porque da população discriminar essas pessoas.
    * Você precisa de mais conectivos, use eles na hora de desenvolver as ideias, use mais, vai usando.
    __ redação com estruturação quase perfeita, faltou explicar algumas “pontas soltas” no seu desenvolvimento e citar a negligência no início.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.