Na obra “Vidas Secas”, do escritor modernista Graciliano Ramos, é retratada a história de um casal de retirantes que, com a companhia de sua cadela Baleia, emigram para fugir da hostilidade da seca. A narrativa foca nas tribulações que a família enfrenta na busca por melhores condições de vida. Fora da ficção, é fato que os desafios da imigração estão presentes no cenário brasileiro hodierno devido à negligência estatal que adjuva na degradação da massa social presa a uma orbe deteriorizante.
Diante desse cenário, é imperioso ressaltar que a ausência de zelo por parte dos governantes auxilia na persistência da problemática. Segundo, o escritor americano Aldous Hulex, ” Fatos não deixam de existir apenas porque são ignorados”. Pode-se inferir sobre o pensamento do autor que a supressão de ações do Estado para retirar do plano teórico as diretrizes, de segurança e de dignidade, presentespresentes na Constituição Federal colabora para que a fatia demográfica imigrante se disperse para outros lugares, uma vez, que ela se sente inerte e sem possibilidades para sobreviver. Nesse sentido, é inadmissível que tal ato, retrógrado e oneroso, seja perpetuado, de forma análoga ocorre em “Vidas Secas”.
Por conseguinte, a chegada dos mudantes a lugar de destino, expõe jovens de discrepantes faixas etárias a sofrerem agressões físicas e psicológicas, como xenofobia, tráfico de pessoas, desequilíbrio financeiro e dentre outros, já que, muitos se dispõem a mudar de localidade em busca de melhores condições de vida. Conforme, ocorreu na Era Vargas, na qual grande massa de italianos e alemães eram seduzidos a vir para o Brasil, em prol de trabalhar nas plantações de café para alcançar uma ascensão socioeconômica, contudo, quando se adentraram no país foram explorados e expostos a condições precárias. Assim, é inconcebível que tal atitude, desumana e preocupante, seja assistida e naturalizada.
Destartes, medidas são cruciais para estancar as mazelas da imigração no Brasil. Urge que o governo federal faça a contratação de fiscais que irão às residências dos deslocados para verificar como eles se encontram e denunciar qualquer tipo de violência sofrida por esses indivíduos, por meio do direcionamento de verbas, a fim de atenuar os descasos com os imigrados. Somente assim, o Brasil vai conseguir estourar a orbe que foi colocada em “Vidas Secas” e que está presente em pleno século XXI.
Samir soares
Competência 1-120
Competência 2-160
Competência 3-120
Competência 4-160
Competência 5-120
Nota: 680
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*No início: “é retratado” você tem que substituir por “retrata-se” EM ALGUMAS OCASIÕES, se você não quiser se preocupar com isso, coloque: A obra “Vidas Secas” retrata … Mas do jeito que você colocou está certo (eu acho)
*Na conclusão: “destarte” e não “destartes”
* Nussa, nunca vi essas palavras ae no final da introdução não, um corretor do ENEM ia ficar com raiva (talvez) mas eu gosto de corrigir redações com essas palavras em desuso. Bom, não sei o que significa”orbe” nesse sentido, mas creio que seria “um” orbe, e não “uma” orbe, já que eu não conheço muito a palavra, é, posso te responder se está certo ou não n, tenta usar outra palavra de você não souber se está certo, se estiver então faça o que você quiser.
*”Pode-se inferir[1] sobre o pensamento do autor[1] que a su…”
[1] = vírgula
*”Pode-se inferir sobre o pensamento do autor que a supressão de ações do Estado para retirar do plano teórico as diretrizes, de segurança e de dignidade, presentespresentes na Constituição Federal ” período confuso, falta de vírgula ou coerência, não consigo dizer qual foi pq não entendi.
*”uma vez, que ” retire essa vírgula!
*”sente inerte” se sente inerte? Mano, não tô entendendo muito isso aí não…
__ pode dar deslike, essa correção tá sendo difícil aqui
* “Vidas Secas” você repete 3 vezes.
*”que tal ato,[1] retrógrado e oneroso,[1]”
*”dos mudantes a lugar”??? Mudantes não existe e a lugar, o que significa eu também n sei.
*”destino,[1] expõem ” expõe
*”já que,[1] muitos”
*”Conforme,[1] ocorreu”
*”Conforme, ocorreu na Era Vargas, na qual grande massa de italianos e alemães eram seduzidos a vir para o Brasil, em prol de trabalhar nas plantações de café para alcançar uma ascensão socioeconômica, contudo” período confuso, leia a frase novamente para entender o erro. Se não entendeu, troque “em prol de” por: “várias pessoas eram obrigadas a …”
*”adentraram no país[1] ”
*”preocupante,[1] seja ”
*”Urge…” Faltou conectivo no início desse período.
*”indivíduos,[1] por meio”
*”verbas,[1] a fim”
*”a orbe” você não quer dizer “o óbice” não?
*”assim,[1] o Brasil”
*”presentespresentes na” :/
*” Somente assim, o Brasil vai conseguir” poderá amenizar, no máximo, você não pode garantir nada na propostas de intervenção.
*”governo federal” Governo Federal
*”Urge que o governo federal faça a contratação de fiscais que irão às residências dos deslocados para verificar como eles se encontram e denunciar qualquer tipo de violência sofrida por esses indivíduos” aja fiscal né, ia ter fiscal com borra, caramba, vai chover fiscal, essa proposta tá meio estranha.
* O D1 tem 2 ponto final, e o D2 tem, é, tem 2 também mas o último quase não conta né?! Prévia da conclusão não vai contar não, pq isso não muda o fato de que a coerência foi alterada ali.
__Que correção COMPLICA mano, da um deslike ae nessa correção paia minha, espero que tenha mais pessoas aqui para corrigir sua redação,pq foi difícil mn.
Suiany
Sua redação ta muito boa , gostei muito , usou bons argumentos , só alguns erros na virgula , ortografia
Na introdução foi muito boa , mais ficou muito longa e isso pode ser não muito bem visto pelo o corretor
Competência 1 180
Competência 2 180
Competência 3 200
Competência 4 180
Competência 5 180
[email protected]
Olá, tudo bem?
Eu não sou profissional na correção, mas vou tentar te ajudar com o que eu sei.
Competência 1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa.
Houve alguns pequenos desvios, como o uso incorreto da vírgula.
Nota: 180
Competência 2: Compreensão da proposta de redação.
Nota: 200
Competência 3: Seleção e organização das informações.
Nota: 200
Competência 4: Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto.
Nota: 200
Competência 5: Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
Nota: 200
Você argumenta muito bem, traz ótimos repertórios e produz uma conclusão completa com os 5 itens. Parabéns, nota: 980