A novela brasileira “ Avenida Brasil”, tinha um lixão como cenário para o desenvolvimento do trama. Entretanto, a questão do lixo deve ser discutido fora da televisão, visto que na sociedade brasileira não há políticas de descarte, visto que resíduos são eliminados de forma inadequada, em locais irregulares, assim surge os problemas ao meio ambiente.
Mesmo com a política nacional de resíduos sólidos, que ainda não é cumprida efetivamente no Brasil, visto que ainda existem lixões clandestinos sem fiscalização e geram risco à saúde. De acordo com as Nações Unidas “ O brasil é o maior produtor de resíduos da américa latina”, percebe-se que o consumismo desenfreado gera uma quantidade absurda de resíduos sólidos, que viram lixo e são descartados de maneira inadequada, afetando diretamente ao meio ambiente.
Os resíduos sólidos jogados de forma errada, causam poluição na água e no solo. Animais marinhos sofrem com o lixo jogado, cerca de cem mil animais marinhos morrem todos os anos em decorrência da contaminação de plásticos em oceano, mas um dos animais que mais sofrem decorrente da poluição é a tartaruga, uma pesquisa feita pela universidade de Queensland na Austrália, mais da metade das tartarugas do mundo já ingeriram plástico. As doenças causadas pelo resíduos sólidos afeta a população, já que com a chuva o lixo retém cerca 30,7% da água, assim ocasionando enchentes, que serve de abrigo para animais e insetos vetores de doenças.
As escolas devem fazer uma conscientização sobre como reciclar o lixo e como jogar corretamente ele, isso deve ser feito para que as gerações futuras, possam viver em um local sem poluição e doença. Por meio da educação, novas ideias serão geradas para melhorar a vida da população de uma maneira sustentável. Assim políticas públicas serão feitas para combater os lixões clandestinos, que futuramente poderá se tornar uma área verde e preservada, somente com as políticas públicas poderemos não ter mais lixos em nenhuma avenida do Brasil.
Maria Reis Oliveira
Olá!
Sua abordagem sobre o devido problema foi boa.
Utilize mais os conectivos.
Em relação a sua proposta de intervenção você pode detalhar um pouco mais , explorar os horizontes, um exemplo sobre a proposta seria um artigo que se encontra na Constituição Federal, art 225 ” Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo é essencial à sadia qualidade de vida”
giovanadrzo
Olá!
Tua redação tá bem escrita, objetiva e com informações boas.
Na introdução, eu achei o exemplo um pouco “solto”, poderia ter explicado um pouco como ele funcionava e fazer um link com a tese.
Acredito que se você tivesse utilizado mais conectivos, por exemplo, para ligar o D1 e D2 e mostrar causas e consequências como vc citou ficaria um pouco mais coeso.
Na conclusão, eu achei a disposição dos elementos um pouco confusa, mas é opinião minha, posso ter interpretado de forma errada.
Como sugestão te indico utilizar mais os conectivos, pois eles irão melhorar ainda mais seu texto.
Alguns erros de gramática que eu achei:
– primeira linha (no trama): na trama
– No segundo parágrafo: América Latina e Brasil em letra minúscula.
Espero ter ajudado de alguma forma :)
Biancaabbarros
oi gostei muito da sua redação, porém acho que o repertório usado na introdução sobre a novela, deveria ter sido mais contextualizado para ter uma conexão com o resto do parágrafo, ficou meio vago essa parte , fora isso gostei muito do seu desenvolvimento e da maneira que vc defendeu sua tese, sua conclusão está boa e a maneira que você respondeu as 5 perguntas válidas dos 200 nessa competência foi ótima, excelente redação, procure melhorar alguns pontos como a repetição da mesma palavra, espero ter ajudado
sabemine
C1-Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
C2-Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
C3-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
C4-Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
C5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Falta melhorar só mais um pouquinho:)
Gleiciene
Sugiro que você ligue as informações umas as outras,muitas ficaram “soltas” no texto.Colocar um conectivo entre elas seria uma boa forma de ligar uma a outra.
Exemplo: você estava falando das tartarugas ingerirem plásticos nos oceanos e já pulou abruptamente para as doenças que afetam as populações.
liviali19
INTRODUÇÃO: você utilizou o “visto que” duas vezes. Sugiro variar os conectivos principalmente porque estão no mesmo parágrafo. Em relação à tese e aos argumentos, gostei bastante.
DESENVOLVIMENTO 1: sua frase inicial ficou muito longa e confusa. Sugiro que faça um tópico frasal mais sucinto e desenvolva melhor seu argumento. Repertório sociocultural interessante. Você usou mais uma vez o “visto que”. Atente-se a isso!
DESENVOLVIMENTO 2: seu parágrafo ficou mais expositivo do que argumentativo. Você expôs demais e desenvolveu de menos. Sugiro que coloque só um ou dois dados embasados e desenvolva de forma mais profunda.
CONCLUSÃO: achei um pouca confusa e vaga demais. Tente seguir uma linha lógica e deixar tudo muito bem detalhado, atendendo aos pontos que o ENEM pede.
Continue treinando que você ainda vai longe.
Gabigata
Segundo o naturalista Theodore Roosevelt “Educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral é criar uma ameaça a sociedade”. Antagônico do que muitos acreditam, a escola não serve apenas para a formação intelectual do aluno, ela também auxilia no desenvolvimento moral e crítico do indivíduo. De fato, o atual cenário pandêmico trouxe consigo inúmeros impactos, entre eles estão o isolamento social, a impossibilidade de profunda interação entre estudantes e professores, e o uso em larga escala do sistema de educação a distância através de recursos digitais, o principal problema desse sistema no Brasil é, que nem todos tem acesso a tais meio. Desta forma problematizando a troca de experiências que resultariam na modelação do caráter e do aprendizado nas áreas do conhecimento.
Convém ressaltar, a princípio, que a discrepância de renda no país, é um fator predominante para a desigualdade no acesso à internet. Dado que, nem sequer todos tenham condições financeiras de arcar com os curtos para tal aquisição. De acordo com um estudo feito pelo banco de dado numbeo o Brasil ocupa o, 58° lugar no ranking dos 100 países que pagam mais caro para ter acesso à internet. Desta forma impossibilitando uma maior inclusão digital, visto que 6 milhões de alunos — principalmente de escolas públicas— são excluídos digitalmente, desta forma impossibilitando o processo de aprendizagem remota e o colocando em desvantagem em relação a um aluno de escola privada que possui um maior acesso.
Ademais, outra dificuldade enfrentada é a carência de recursos e a necessidade de investimentos, com o propósito de, promover melhorias na estrutura educacional e capacitação dos professores para o uso e domínio de ferramentas digitais. Pois, a falta desse investimento ocasiona dificuldades na implementação de atividades a longa distância, tornando a forma de aprender mais exaustiva e obsoleta. Segundo o filósofo e sociólogo Karl Marx, o homem é por natureza um animal social, pois ele não pode ser privado de estar em sociedade. Análogo a isso, algo que está interligado ao rendimento escolar inserido neste atual contexto, é a pressão psicológica que o isolamento social está tendo sobre o aluno, uma vez que para pessoas na faixa etária de 12 a 17 anos de idade, a convivência diária entre elas é fundamental para aprender como viver em sociedade.
Tendo em vista esses aspectos, faz-se necessária uma intervenção destes problemas. A fim de diminuir a desigualdade no acesso à internet, o Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovações (MCTI) junto ao Ministério da Educação (MEC), devem instituir políticas públicas para tornar o valor do acesso á web mais acessível, para a classe estudantil, por meio de parcerias com as maiores provedoras de internet do Brasil. Desta forma espera-se diminuir a desigualdade no acesso á internet, e possibilitar que o estudante alcance maiores objetivos. Ademais, o MEC deve proporcionar para educadores, cursos por meio virtuais, com profissionais na área de tecnologia com o intuito de capacita-los para o uso de ferramentas digitais. Com essa intervenção, almeja-se que os professores tenham um maior domínio de recursos tecnológicos usados no sistema EAD, a fim de proporcionar uma melhor experiência na educação nesse atual cenário. Com todas as medidas citadas pretende-se diminuir os impactos na educação causados pela pandemia.