Os desafios da formação empreendedora no Brasil.

  • 1

O empreendedorismo pode ser entendido como a característica atribuída ao indivíduo que possui proatividade e habilidades psicossociais para desenvolver determinado projeto. No entanto, tal perfil não é evidenciado na sociedade brasileira, o que impede o engrandecimento da nação. Desse modo, evidencia-se desafios como a burocracia na abertura de empresas e a lacuna no ensino como impulsionadores da problemática.

A princípio, vale destacar as barreiras burocráticas enfrentadas por cidadãos que almejam entrar de forma autônoma no mercado de trabalho. Segundo pesquisas da US News, em média a abertura de empresas no Brasil demora 20,5 dias, enquanto países como Nova Zelândia o prazo cai para 0,5 dias. Nesse viés, nota-se as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores que ,além de complicações financeiras e sociais, têm seu negócio preso em um processo demorado e lento. Dessa maneira, faz-se necessário medidas que desburocratizem o processo de abertura e promovam facilidade aos cidadãos.

Ademais, o sistema de ensino brasileiro apresenta fragilidade no que tange ao desenvolvimento de cidadãos empreendedores. No filme “À Busca da Felicidade”, é notória a importância da educação, aliada a resiliência e engajamento do protagonista que precisa inserir-se no mercado de trabalho para garantir tanto a sua sobrevivência como a do filho. Não distante da ficção, tais características são essenciais no mundo do trabalho, todavia a realidade brasileira foge do retratado na obra, tendo em vista a falta de estímulo e ensino adequado que desenvolvam indivíduos prontos para os negócios. Sendo assim, urge a tomada de ações que modifiquem tal cenário no contexto brasileiro.

Infere-se, portanto, a clareza dos empecilhos enfrentados na formação de indivíduos empreendedores no Brasil. Logo, o Ministério da Educação, provedor de ferramentas essenciais à educação de qualidade, deve desenvolver o perfil empreendedor ao longo do território nacional. Tal ação deve ocorrer por meio das instituições de ensino, mediante palestras, cursos, oficinas, seminários e eventos que busquem debater e explanar a importância de ser empreendedor no mundo contemporâneo. Assim, será possível o maior preparo do cidadão para o mundo do trabalho e finalmente o engrandecimento da nação.

Compartilhar

1 Correção

  1. OLÁ

    Em sua redação vejo uma boa estrutura você foi inteligente em organizar sua ideias e informações no texto mas tenho alguns pontos para fazer uma observação :

    . primeiro não acho muito adequado usar gerúndio como “tendo” que você utilizou no texto , por que utilização de gerúndio pode trazer mal entendimento e pode sair da proposta de texto dissertativo argumentativo
    .Outro ponto é ficar atento á algumas repetições de palavras que pode diminuir sua nota nesse aspecto e também o texto fica chato de ler
    . organize mais os conectivos para ficar mais claro seu texto

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.