(Quem puder dá uma nota de acordo com o Enem)
Segundo o filósofo Claude Lévi-Strauss, a interpretação adequada do coletivo ocorre por meio do entendimento das forças que estruturam a sociedade, como eventos históricos e as relações sociais. Esse pensamento nos auxilia na análise da questão sobre os desafios para formação educacional de surdos no Brasil, por isso a comunidade, historicamente, marginaliza as minorias, que promove a falta de apoio da população e do Estado para com esse deficiente auditivo, dificultando a sua participação plena no cenário educativo e também na sociedade. Diante dessa perspectiva cabe ver os fatores que favorecem esse quadro.
Em primeiro lugar, sabe-se que na sociedade brasileira existem modelos excludente impostos por diversos grupos, no qual o indivíduo que não atende aos requisitos estabelecidos, sofre uma rejeição e uma periferização social. É dever do estado, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência, colocando-a a salvo de qualquer negligencia e discriminação, é válido analisar que o desconhecimento acerca de deficientes auditivos influi em comportamentos inadequados contra esses deficientes. Por conseguinte, a educação dos surdos é prejudicada pela negligência social, de modo que os profissionais não estão capacitados para oferecer o ensino de libras e os demais auxílios necessários.
No Brasil, os surdos só começaram a ter acesso à educação durante o Império, no governo de Dom Pedro II, que criou a primeira escola de educação de surdos, no Rio de Janeiro. Outrossim, daquela época até o século XXI as coisas evoluíram e hoje funciona o Instituto Nacional de Educação de Surdos, e hoje por meio da lei nº 10.436, a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no País. Outro ponto relevante é o conceito de modernidade líquida de Zygmunt Bauman, a queda das atitudes éticas pela fluidez dos valores, a fim de atender aos interesses pessoais, aumentando o individualismo, assim o sujeito, ao estar nesse panorama líquido, acaba por perpetuar a exclusão educacional dos surdos.
Destarte, fica evidente a problemática da formação educacional de surdos no Brasil. Tornando assim, indubitável a importância do Governo Federal, mediante o Ministério da Educação capacitar os professores e pedagogos, com o fito de instruir sobre as necessidades de tal grupo, como o ensino em Libras, por meio de cursos e métodos para acolher esses deficientes. Ademais, ainda cabe a mídia o papel de promover campanhas publicitárias, debates fomentando a conscientização sobre os deficientes auditivos. A fim de elevar a visualização dos surdos como membros da sociedade e da educação. Assim espera-se que, essa problemática de cunho social e ensino tenha uma melhora das condições educacionais desse grupo.
letiP211
Nota total: 720
Competência 1: 160- poucos erros gramaticais
Competência 2: 120- teve uma boa compreensão da proposta mas poderia melhora um pouco mais na aplicação de outras áreas do conhecimento na redação
Competência 3: 120- melhorar na habilidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Competência 4:160- melhorar um pouco mais os mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Competência 5:160- Uma boa conclusão , mas poderia ter retomado a tese da introdução e a citação para concluir o texto
CONCLUSÃO: Sua introduçao é muito boa,gostei do método de usar uma citação para começar a introdução.Mas acho que nessa parte: “Esse pensamento nos auxilia na análise da questão sobre os desafios para formação educacional de surdos no Brasil, por isso a comunidade, historicamente, marginaliza as minorias, que promove a falta de apoio da população e do Estado para com esse deficiente auditivo, dificultando a sua participação plena no cenário educativo e também na sociedade ” , poderia ter organizado de uma forma melhor, por exemplo , neste trecho:”marginaliza as minorias, que promove a falta de apoio da população”, acho que seria melhor tirar o QUE : marginaliza as minorias , assim promovendo a falta de apoio da população.
Os parágrafos de desenvolvimentos são bons,mas poderia ter colocado uma conjunção para relacionar o parágrafo com o parágrafo anterior . E que poderia desenvolver um pouco mais das frases da introdução,ou seja,explicar cada frase da introdução em um parágrafo.
Na conclusão é muito boa ,poderia ter retomado a tese da introdução e a citação para concluir o texto. Resumindo,seu texto é muito bom. Apresenta poucos erros gramaticais,uma argumentação boa e ficar atento na estrutura de cada parágrafo.
Parabéns , continue escrevendo pois é com a prática que melhoramos. Espero ter ajudado,boa sorte!!!
Vinnicius
COMP. 1: 160. CUIDADO! O pronome ” nos” é pessoal. O ENEM exige um texto dissertativo- argumentaivo impessoal. A grafia da palavra “negligencia” está errada. No final do terceiro parágrafo a citação de Bauman com as vírgulas não bem dispostas prejudica a fluidez da leitura e até mesmo “cansa” o leitor.
COMP. 2: 200 . Apresenta um bom repértório e compreende o tema.
COMP.3: 120. As vírgulas na citação de Bauman não foram bem colocadas. Como também o pronome “nos”.(Não erre mais nisso!)
COMP.4: 200 Apresenta conhecer mecanismos necessários para a construção da argumentação.
COMP.5 :200. Possui todos os requisitos básico de uma conclusão completa( agente, meio, fim, complemento e detalhamento).
OBS.: SE POSSÍVEL, AVALIA ESSA CORREÇÃO COMO A MELHOR SE EU TE AJUDEI. BOA SORTE!!
Edilsonds
Texto esta bem elaborado e planejado, com alguns ajuste pode chegar a uma nota maior.
segundo o que diz cada competência estou corrigindo por ela agora .
teve alguns
problemas mais nada que leve a comprometer muito a redação com repetição do “a”.
COMP 1: 160
COMP 2: 200
COMP 3: 120
COMP 4: 160
COMP 5: 160
PONTOS 800 pode chegar 1000…