Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação. Conquanto, a dificuldade na formação dos professores no Brasil, impossibilita que grande parcela da população disfrute desse direito universal. Esse cenário é fruto tanto da falta de investimento governamental quanto da falta de valorização dos profissionais de educação no país. Logo, é fundamental a discussão desses aspectos afim do pleno funcionamento da sociedade.
Em primeira análise, é importante pontuar que os desafios da formações de educadores no Brasil é resultado da falta de atuações por parte dos setores governamentais. De acordo com o filósofo e pensador inglês Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir os direitos básicos e o bem-estar da população, contudo, a falta de verba direcionada para a educação que impossibilita materiais didáticos e profissionais de qualidade faz com que os ideias de Hobbes não sejam postos em prático na sociedade brasileira.
Em segunda análise, é inevitável destacar a falta de valorização dos professores como um dos principais empecilhos na formação desses profissionais no Brasil. De acordo com o PISA – Programa Internacional de Avaliação dos Alunos, os países com melhores índices educacionais valorizam os professores e exigem os melhores índices acadêmicos para quem deseja seguir a profissão docente. Partindo dessa perspectiva, o baixo salário e o grande risco de violência em que os profissionais de educação são expostos retarda a solução do problema. Assim, é notória a necessidade de reformulação dessa postura.
Desse modo, é mister que os órgãos governamentais tomem providências para amenizar a problemática atual. O Tribunal da União deve direcionar capital que, por intermédio do Ministério da Educação seja revertido em melhores condições de trabalho para os professores brasileiros, com materiais de trabalho de qualidade afim de incentivar o profissão docente nos estudantes e assim superar os desafios da formação de professores no Brasil.
SamillaCorreia
oie, farei algumas observações:
– No trecho: “Esse cenário é fruto tanto da falta de investimento governamental quanto da falta de valorização dos profissionais de educação no país” acho que você poderia reformular essa frase ou até mesmo substituir o termo “falta” que foi repetido duas vezes. Sinônimos são bem legais!
– Gosto dos teus desenvolvimentos, foram bem construídos e achei a conclusão muito boa, parabéns!
Espero ter ajudado!
AlanaLuckmannFischer
ótimo domínio da Língua Portuguesa.
desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e
apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com
proposição, argumentação e conclusão.
apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema,
de forma organizada.
Articula as partes do texto com poucas inadequações e
apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e
articulada à discussão desenvolvida no texto
C1: 200
C2:200
C3: 180
C4:190
C5: 200
970