Os desafios da educação universitária no Brasil

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Na música de Trapper (gênero derivado do Rap) do cantor Matuê, “Cidade 2000”,
tem um trecho crítico referente à educação “Esse sistema falho, ir pra escola é um atraso”,
na qual referencia-se os descasos educacionais aos mecanismos incorporados no Brasil.
Fora da obra artística, existem vários entraves para a educação universitária brasileira, fruto
da negligência estatal e da ausência institucional.
Primeiramente, sabe-se que a máquina pública tem uma enorme influência nas
áreas bases de funcionamento da sociedade, na qual a educação está inserida. Segundo o
filósofo John Rawls, o Governo deve agir de tal forma que todos, independente da sua
identidade social, tenham o direito ao poder de acesso e escolha sobre o que desejam. Sob
esse viés, constata-se o mau funcionamento das políticas públicas como um impedimento
das pessoas de classes mais baixas da sociedade brasileira ingressarem em faculdades,
tornando esse direito privativo aos ricos.
Ademais, percebe-se, pelo engajamento dos cidadãos, que as instituições dirigem
as pessoas a tomarem decisões. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, as
instituções– igreja, família, escola e outros grupos sociais – devem intervir nas atitudes da
massa social, pois, caso contrário, a sociedade entra em anomia, gerando problemas no
sistema de organização. Sob essa ótica, constata-se a omissão das instituições um motivo
que interrompe o acesso das pessoas aos espaços acadêmicos, pois esses entes
necessitam de um apoio para se direcionar a caminho de uma universidade, orientando, os
indivíduos desinformados, de que essa opção transforma o ser humano e sua relação com
o meio.
Portanto, é mister que algo seja realizado para amenizar esses percalços. Então, o
Estado deve agir de forma ampla para todos no quesito educacional, por meio do
desenvolvimento das leis de cotas – regimento existente, porém não atende as
especificações de muitos estudantes – nas universidades federais e estaduais, a fim de que
a s desigualdades sociais sejam menos presentes na comunidade estudantil. Dessa
maneira, a negligência estatal seria reduzida, aumentando o índice de estudantes, da
classe baixa, nas universidades.

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5 Correções

  1. Competências

    I: demonstrar domínio da língua portuguesa; 
    Nota:200

    II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; 
    Nota:160

    III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 
    Nota:180

    IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
    Nota:200

    V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural. 
    Nota:200

    Dúvidas: [email protected]

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  2. C1-200
    C2-160
    C3-160- ampliar o repertórios
    C4-160- se atente na quantidade de repetições com o conectivos procure aumentar o repertório, mesmo que tenha bastante ainda há muitas repetições presentes
    C5-200
    NOTA:880
    Parabéns pela redação ela é de alto nível e tem grande potencial continue assim e se atente aos detalhes, eles fazem a diferença

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  3. Está show seu texto foi muito intelecto usar a citação de um.grande filósofo, incrível mesmo ………………………..nbgvvghgwdfgggggggggggggvbnkkmpniknn.kgjcjcjcjxhxhxhxhxhxhzhzhdhldududjxludjdncujdjduxudududud7d8e8d7d8dixud7fuydyduryeydydydyd6d6d6d6ruf7fufufufufufudyd7divifupfuf8d70w6d6w7djvhzhvjchc

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  4. C1-200-
    C2-160- tomar cuidado em relação ao repertório, muitos repertórios sem muito aprofundamento não causam boa impressão e tornam a leitura difícil
    C3-160- ampliar o repertório, aprofundar um dos filósofos seria mais pertinente do que colocar dois
    C4-200
    C5-200
    NOTA:920
    Parabéns, com mais empenho e maior aprofundamento do seu repertório é possível que você chegue à nota 1000

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  5. Show irmão, parabéns mesmo pelo texto. Segundo parágrafo achei que deu uma devagada mas ademais está muito bom. Foi muito inteligente o uso do nome e citação de um filósofo tão conhecido e renomado em críticas sociais.
    jasjbhucbbcyuwrhmscvgavsdjk eanfuiyhweuifneklrhhhhhhhgityyknsghsghdbndyufjgnbgfhjdyuyudisaopdokwiutrlknekjrho

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