Iniciante

Os desafios da educação universitária no Brasil

  • 0

Conforme afirmou o filósofo J.J. Rousseau, em sua teoria contratualista, o Estado surgiu não como um bem, mas sim como uma solução para a redução das desigualdades no âmbito social, que teriam surgido com a propriedade privada. Paralelamente, o governo brasileiro tem diminuído disparidades, pois vê-se um maior acesso ao ensino superior no país. Contudo, alguns desafios ainda necessitam ser superados, como o pequeno número de vagas e o baixo investimento nas faculdades, o que impede que tal educação possa de vez triunfar.

É de suma importância ressaltar, de início, que a questão da quantidade de vagas deve ser discutida. Nesse sentido, é possível destacar que, há poucos anos atrás, o acesso ao ensino superior no país estava restrito à classe média e alta, o que mudou a partir de programas como Fies e Prouni e das polêmicas cotas, que deram mais chances às minorias. Assim, com uma maior demanda, é necessário que mais vagas sejam disponibilizadas, para que haja uma proporção em relação à maior acessibilidade.

Além disso, um grande impasse impede que a educação universitária no país avance: o pouco investimento. Nessa perspectiva, é possível afirmar que esse ensino tem sido negligenciado pelo Estado, o que pode ser comprovado a partir da “Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos”, de 2016, a qual cortou verbas exorbitantes que seriam destinadas às faculdades, o que gerou diversas contestações e greves por parte dos estudantes. Dessa forma, foram “freados” o progresso do ensino e de pesquisas em diversas instituições, o que é um problema.

Portanto, fica evidente que tais impasses em relação à educação universitária devem ser detidos. Para isso, cabe ao Estado preconizar o desenvolvimento de mais instituições, por intermédio do Executivo, o qual deve buscar a construção de câmpus em todas as regiões do Brasil, a fim de que o reduzido número de vagas seja, aos poucos, superado. Ademais, é importante que o o mesmo agente invista mais nesse setor, bem como menores cortes de verbas destinadas às faculdades sejam vigentes, para que esse ensino possa triunfar de vez, e, assim, o Estado seja um bem para o país, o que deixaria Rousseau surpreso.

Compartilhar

1 Correção

  1. Sua redação está boa. Seus argumentos estão consistentes. Você elaborou bem os assuntos e fez com que houvesse uma boa ligação entre eles, dando uma impressão que você entende bem do assunto. Porém, ao meu ver,você colocou algumas vírgulas em alguns lugares que não tinha necessidade. Fique atento às vírgulas. Fora isso, muito boa.
    800 pontos

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.