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Os desafios da educação na era tecnológica

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Tema: Os desafios da educação na era tecnológica

Título: A educação do futuro

                A Organização das Nações Unidas propôs, em 2015, a Agenda 2030, que dispõe de 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Dentre eles, a garantia de Educação de qualidade para todos corresponde ao quarto objetivo. No entanto, verifica-se uma visão secular do ensino, que tenta incluir a tecnologia, mas não a conduz de forma eficiente, seja por sua falha estrutural, seja pela realidade vigente no Brasil.

                Primeiramente, é importante ressaltar que a educação brasileira é centrada em metodologias passivas de ensino. Com isso, perpetua-se uma situação confortável tanto para o professor como para o aluno, entretanto, sua eficiência torna-se menor a cada dia. Neste meio, a tecnologia é imposta e confrontada por via de práticas isoladas, como a substituição de cadernos por tablets. Mudança que apenas transfigura a face de um sistema retrógrado.

                Por outra perspectiva, crianças e adolescentes vivem, hoje, imersos em um mundo extremamente conectado. Jogos em realidade aumentada, filmes em 3D e demais interações online fazem parte do cotidiano dos jovens. Assim sendo, é plausível entender a tecnologia como um meio desenvolvido pelo homem para sua comunicação. Paulo Freire fundamenta seu trabalho pedagógico no diálogo, entendendo-o, por sua vez, como o primeiro caminho no processo de ensino-aprendizagem. Por consequência, interligar a tecnologia e a educação deve partir da superação da dicotomia existente entre a escola e o mundo.

                Diante do exposto, é dever do Ministério da Educação integrar as tecnologias ao cerne educacional por meio da atualização da Base Nacional Comum Curricular, inserindo atividades de resolução de problemas e projetos tecnológicos que correspondam aos conteúdos teóricos e também à realidade contemporânea. Ademais, 5% da receita do Ministério deve ser destinada à formação contínua dos professores, para que eles sejam capazes de aplicar as atividades criadas. Somente deste modo será possível assegurara uma educação de qualidade a todos os cidadãos brasileiros.

 

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3 Correções

  1. Boa tarde,
    sua redação está boa, mas esperava que você escrevesse sobre a falha estrutural e a realidade da educação brasileira em seus argumentos, como dito na sua introdução “No entanto, verifica-se uma visão secular do ensino, que tenta incluir a tecnologia, mas não a conduz de forma eficiente, seja por sua falha estrutural, seja pela realidade vigente no Brasil.”
    Mas fora isso, não reparei em erros ortográficos aparentes, ou qualquer coisa.

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  2. Muito boa a sua redação, sobre um tema tão preciso nos dias de hoje, gostei na sua introdução, que você começou falando da onu e seus objetivos, isso destaca bastante sua redação.
    Seu desenvolvimento também foi fantástico, mas pra ficar melhor ainda indico algumas citações como, “O saber que não vem da experiência não é realmente saber”. Lev Vygotsky e Paulo Freire “A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. ”Não existe docência sem discência.” “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. ”Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens educam-se entre si, mediatizados pelo mundo.”
    Na sua proposta de intervenção ficou fantástica parabéns. Com as 5 competências sua nota fica mais ou menos 800. Espero ter ajudado. Continue assim.

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  3. Na minha opinião Faltou clareza na introdução acerca dos argumentos a serem explanados. Ademais só citou um argumento na introdução e que eu não consegui identificar sua retomada no desenvolvimento;
    As citações foram pertinentes ao assunto discutido;
    Quanto aos conectivos foram muito bem empregados;
    Não coloquei pontuações, pois não conheço como funciona, já que não estudo para Enem.
    Espero ter ajudado…

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