Os desafios da educação inclusiva no Brasil.

  • 0

No ensaio “Cidadanias Mutiladas”, Milton Santos dissertou sobre a importância de um país promover o bem-estar coletivo com o objetivo de diminuir mazelas do território nacional. Entretanto, tal raciocínio não é colocado em prática no sistema de educação brasileiro, já que pessoas com deficiências e outros grupos marginalizados deparam-se com diversos desafios relacionados ao ensino. Nesse cenário é necessário atuar nas raízes do problema: a falha na educação e a negligência da família.

Dessa maneira, pode-se apontar a falha na educação como um impasse na tentativa de inclusão de pessoas com deficiência nas instituições de ensino. Para o filósofo romano Sêneca: a educação é uma grande influenciadora no que diz respeito à formação e desenvolvimento do sujeito. Todavia, percebe-se a má utilização dessa ferramenta na sociedade brasileira. Uma vez que as escolas não são devidamente preparadas para atender às especificidades dos alunos, prejudicando o aprendizado e a sociabilidade. Assim, urge a necessidade de corrigir as lacunas no sistema de ensino.

Por sua vez, destaca-se a negligência da família no que tange aos obstáculos na educação de grupos minoritários. Conforme o sociólogo Talcott Parsons, a família é considerada uma “fábrica que produz personalidades humanas”. Sob esse viés, entende-se a responsabilidade dos parentes no entrave, dado que muitos não buscam apoiar e participar da criação e formação educacional de crianças com deficiência, afetando negativamente o progresso desses jovens. Nesse contexto, deve-se propor uma mudança no comportamento familiar.

Portanto, é indispensável intervir sobre as causas na falta de integração social na educação brasileira. Para isso, é imprescindível que o Ministério da Educação faça melhorias no sistema de ensino por meio de uma reforma no currículo escolar e da especialização de profissionais para atender a pessoas com deficiência, com a finalidade de tornar a educação mais acessível e equitativa. Bem como promover campanhas para as famílias, como palestras e eventos que propaguem conscientização. A partir disso, é possível proporcionar o bem-estar coletivo como defendeu Milton Santos.

Compartilhar

6 Correções

  1. Olá!
    Sua redação está ótima, mas precisa se atentar com alguns detalhes… Desenvolva mais os seus argumentos nos desenvolvimentos e tente adicionar conectivos que encaixem melhor com o contexto da frase e no momento certo.
    Sua estrutura está perfeita, parabéns!

    Lembre-se “A prática leva à perfeição!”

    • 0
  2. Sua escrita é muito boa. No entanto, você pode desenvolver suas ideias ainda mais em D1 e D2. Acho que é melhor você ver seu primeiro desenvolvimento como um fracasso do governo. Por outro lado, acho seu D2 muito bom, conecta muito bem ao assunto, e você o desenvolve muito bem. As suas conclusões propõem cinco elementos essenciais.

    • 0
  3. Olá

    C1- 180
    C2- 200
    C3- 140
    C4- 200
    C5- 200
    NOTA: 920

    Sua redação ficou muito boa. No entanto, você pode desenvolver mais suas ideias nos D1 e no D2. Acho que se você colocasse seu primeiro desenvolvimento como uma falha governamental, ficaria melhor. Já o seu D2 achei muito bom, ficou muito bem ligado com o tema e você desenvolveu muito bem. E sua conclusão apresenta os 5 elementos necessário.

    • 0
  4. Vou falar aqui algumas sugestões para a sua redação.
    Introdução: está bem estrutura.Ótima.Não vi nada para mudar ou incorreto.
    Desenvolvimento:
    – 2º parágrafo: Tem um momento que fala a ideia de um filósofo e poderia colocar outro conector em “Para o filósofo romano Sêneca: a educação”. Exemplo de conectores: Segundo ,conforme com ; Esses dois pontos explicativos ficou estranha a construção. Na minha visão nessa caso foi usado incorretamente, mas assim é possível usar dois pontos na redação e já li alguma e fica bom .
    -3º parágrafo : No inicio do parágrafo seria melhor usar o Além disso ou ademais para realizar a coesão entre os parágrafos. (coesão ´interparágrafos ) e essa expressão “Por sua vez ” não ficou muito bom para fazer isso. ( o uso de conectores entraria na competência 4);
    Conclusão: Apresentou quase completamente a proposta de intervenção. Faltou o detalhamento de um 4 (agente, ação , meio/modo e finalidade) . Vou falar algumas notas que eu falaria , mas uma sugestão com as outra correções se tiver nota faz uma média ( parece que no Enem a redação passa por 2 corredores e as vezes 3 caso ocorra discrepância entre as duas correções). Aqui o texto que explica isso https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/conheca-o-processo-de-correcao-das-redacoes . Ótimos estudos

    Competência 1 :160
    Competência 2 : 200
    Competência 3 : 200
    Competência 4:160
    Competência 5: 180

    • 0
  5. Olá, sua redação está impecável e não tenho muito a dizer, fiz uma correção breve de acordo com modelo Enem e parabéns, foi a primeira redação que corrigi que tirou 1000. Teve alguns erros e algumas palavras que se fossem trocadas dariam uma dinâmica melhor, fora isso não tenho mais o que falar, sou apenas um aluno como você, então espero ter ajudado.

    • 0
  6. Correção feita seguindo os critérios do ENEM
    Nota: 920, procurei pontuar os pontos positivos e algumas falhas. Em algumas competências, houve pouquíssimos desvios, por isso evitei tirar pontos. De modo geral, seu texto está muito bom. Espero ter ajudado.
    Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 180
    – O dissertador deixou subentendido o agente na oração: ´´Bem como promover campanhas para as famílias, como palestras e eventos que propaguem conscientização.“ Conscientização sobre o quê? Ficou subtendido.
    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto-argumentativo em prosa:200
    – Milton Santos, Sêneca, Talcott Parsons. Relação do primeiro com o último parágrafo.
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
    – O dissertador atende as necessidades do texto, entretanto em seu ponto ´´ Uma vez que as escolas não são devidamente preparadas para atender às especificidades dos alunos, prejudicando o aprendizado e a sociabilidade“, questiona-se o ´´porquê?´´ as escolas não são devidamente preparadas, como também, quais seriam as ´´lacunas“?? não pontuadas no segundo parágrafo.
    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
    – O texto apresenta conectivos, retomadas de termos de forma correta, logo apresentando sequenciamento coerente do texto.
    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 180
    – Vide competência 1.
    – Utilização de Ministério da Educação: conhecimento de ordem sócio-política.
    – ´´uma reforma no currículo escolar e da especialização de profissionais“, em que momento foi apontado que o currículo escolar e os profissionais eram problemas ?? Faltou argumentos no texto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.