Em sua obra expressionista o artista Cândido Portinari criticou as desigualdades vivenciadas pelas famílias do Sertão,as quais, vulneráveis socioeconomicamente, são invisibilizadas enquanto cidadãs. A Crítica de portinari ainda continua válida nos dias hodiérnos, mesmo depois de muito tempo, visto que a educação digital no Brasil ainda apresenta Barreiras, fator que advém de uma discrepância também socioeconômica. Com efeito, é válido conhecer o porquê a equidade em tecnológica é tão necessária, bem como os entraves que dificultam uma educação digital plena.
Em primeiro lugar, é válido destacar que a Equidade em tecnológia no Brasil se relaciona com a necessidade desta em um cotidiano de cenário pandemico. Tal situação ocorre,porque, desde 2020 o corpo social brasileiro experiência o “lockdown” (medida de controle populacional nas ruas para conter o avanço do vírus), que impôs a necessidade de se obter educação a Distância,entretanto, uma grande parcela de cidadãos brasileiros(como por exemplo o meio rural-77,3%), não tem o mínimo acesso aos meios digitais para garantir essa educação. Logo, assim como Dito pelo geógrafo Milton Santos, a tecnologia encurtou as distâncias, porém acentuou as desigualdades. Assim a Equidade tecnológica, permite a garantia do conhecimento digital pleno e a não infecção viral.
Ademais, o principal entrave que fomenta uma educação digital deficitária é a desigualdade Econômica, uma vez que esta impossibilita a aquisição dos meios para se conseguir um conhecimento digno. Essa discrepância ocorre porque desde o feudalismo(Idade Média),há uma manutenção do poder aquisitivo nas mãos de uma minoria, a elite. Desse modo, forma-se um ciclo de desigualdade, observado no fato de o Brasil ocupar o 9° lugar de nação mais desigual no mundo. Diante disso, o Brasil confirma a não garantia dos direitos fundamentais de um povo (criticada por Gilberto Dimenstein na obra “Cidadão de papel”),o acesso a educação.
Destarte, é Mister desvelar as raízes e frutos do problema. Para resolução do quadro, urge que o Ministério da educação(ME) crie, por meio de leis na Constituição, programas que tornem obrigatória a entrega de equipamentos eletrônicos nas áreas mais precárias(rural),e que detalhem o uso dessa tecnologia ao grupo residente, advirtindo-os da importância desses meios para garantia do direito a educação,sugerindo que repassem a informação aos seus vizinhos. Apenas assim, a coletividade não presenciará mais cenas de desigualdade como as vistas na obra de Portinari.
gabi.fav
Cuide com a escrita das palavras: barreiras em minúsculo, Portinari com maiúsculo. Houve algumas repetições de palavras como o “assim”.
A conclusão apresenta:
Agente;
Ação;
O modo que será a realização da ação poderia ser mais detalhado.
Faltou um detalhamento para justificar sua resposta.
Qual é o efeito esperado?
C1: 120
C2: 160
C3: 120
C4: 160
C5: 80
Nota: 640
PaulaTaís
Notas:
C1: 180
C2: 160
C3: 140
C4: 200
C5: 140
Nota: 820
Na sua conclusão acredito que falte mais detalhes, logo a finalização. É necessario trazer um repertorio citado nos paragrafos anteriores.
Gostei da sua redação, espero ter ajudado. :)
Continue escrevendo e se esforçando, logo a recompensa vêm.
Abraços!!
Fernandawill
Olá ;)
Sua redação está bem escrita.
Possui ideias legais com argumentos bons que sustentam essas ideias.
Porém, tome cuidado com a gramática, possui palavras escritas incorretamente.
Também há algumas frases que fogem uma das outras em relação a coerência entre elas.
Seria legal você mencionar o nome de alguma obra de Portinari na introdução.
Na conclusão, tente colocar duas medidas de solução.
Nota 800 pontos, 160 em cada competência.
Continue escrevendo e se esforçando
Bons estudos ;)
MiguelTorres1207
Notas:
C1: 160
C2: 160
C3: 130
C4: 200
C5: 120
Apresentou uma proposta válida de intervenção para a problemática, porém, faltou:
Detalhamento do Agente – ME, e a finalidade, visto que o fechamento ou finalização (aquela parte em que você menciona algum repertório anterior) não conta para esse requisito.
ViníciusGarciaM
Introdução:
Em sua obra expressionista (1) o artista Cândido Portinari criticou as desigualdades vivenciadas pelas famílias do Sertão,as quais, vulneráveis socioeconomicamente, são invisibilizadas enquanto cidadãs. A Crítica de portinari ainda continua válida nos dias hodiérnos (2), mesmo depois de muito tempo (3), visto que a educação digital no Brasil ainda (4) apresenta Barreiras (5), fator que advém de uma discrepância também socioeconômica. Com efeito, é válido conhecer o porquê a equidade em tecnológica é tão necessária, bem como os entraves que dificultam uma educação digital plena.
(1) vírgula
(2) *hodierno
(3) se você falou anteriormente que a crítica de Portinari ainda se faz válida, não era necessário colocar o “mesmo depois de muito tempo” posteriormente, pois isso torna o texto prolixo. Fora que a expressão “muito tempo” ficou muito vaga no contexto. Muito tempo quando? Séculos? Milênios? Se você tivesse citado o século no início da introdução, isso não teria ocorrido, pois seria possível se situar no contexto.
(4) repetição de palavra em um intervalo muito curto
(5) *barreiras.
Desenvolvimento 1:
Em primeiro lugar, é válido destacar que a Equidade em tecnológia (1) no Brasil se relaciona com a necessidade desta em um cotidiano de cenário pandemico (2). Tal situação ocorre,porque, desde 2020 o corpo social brasileiro experiência (3) o “lockdown” (medida de controle populacional nas ruas para conter o avanço do vírus), que impôs a necessidade de se obter educação a Distância (4) (5) entretanto, uma grande parcela de cidadãos brasileiros(como (6)por exemplo(6) o meio rural-77,3%) (7), não tem o mínimo acesso aos meios digitais para garantir essa educação (8). Logo, assim como Dito pelo geógrafo Milton Santos, a tecnologia encurtou as distâncias, porém acentuou as desigualdades. Assim (9)(10) a Equidade (11)tecnológica, permite a garantia do conhecimento digital pleno e a não infecção viral. (12)
(1) *tecnologia
(2) *pandêmico
(3) *experiencia
(4) *distância
(5) ponto final
(6) entre vírgulas
(7) fonte dos dados?
(8) por que não tem acesso aos meios digitais? Ficou vago.
(9) repetição de palavra
(10) vírgula
(11) *equidade
Obs 1: o parágrafo ficou, ao meu ver, com pouca argumentação, pois parece que você focou mais na pandemia do que propriamente na desigualdade, que era o foco principal que causaria a falta da equidade tecnológica.
Desenvolvimento 2:
Ademais, o principal entrave que fomenta uma educação digital deficitária é a desigualdade Econômica, uma vez que esta impossibilita a aquisição dos meios para se conseguir um conhecimento digno. Essa discrepância ocorre porque desde o feudalismo(Idade Média),há uma manutenção do poder aquisitivo nas mãos de uma minoria, a elite. Desse modo, forma-se um ciclo de desigualdade, observado no fato de o Brasil ocupar o 9° lugar de nação mais desigual no mundo (1) . Diante disso, o Brasil confirma a não garantia dos direitos fundamentais de um povo (criticada por Gilberto Dimenstein na obra “Cidadão de papel”),o acesso a educação.
(1) fonte dos dados? Ficou vago.
Obs 1: ao meu ver, você gastou dois parágrafos batendo na mesma tecla, a desigualdade social e econômica. Quando você poderia ter escrito tudo isso em um mesmo parágrafo, sobrando mais um para você citar outro entrave da educação digital. Os problemas da educação digital não se resume apenas a desigualdade, também há sobre como os professores e pais irão participar do processo, será que os alunos utilizariam de maneira consciente?
Conclusão:
Destarte, é Mister desvelar as raízes e frutos do problema. Para resolução do quadro, urge que o Ministério da educação(ME) crie, por meio de leis na Constituição, programas que tornem obrigatória a entrega de equipamentos eletrônicos nas áreas mais precárias(rural),e que detalhem o uso dessa tecnologia ao grupo residente, advirtindo-os (1) da importância desses meios para garantia do direito a educação,sugerindo que repassem a informação aos seus vizinhos. Apenas assim, a coletividade não presenciará mais cenas de desigualdade como as vistas na obra de Portinari.
(1) *advertindo-os
Obs 1: Não houve a explicitação da finalidade e nem o detalhamento da conclusão. Dos 5 elementos da conclusão, citou apenas 3.
Notas:
C1: 160
C2: 160
C3: 80
C4: 200
C5: 120
Total: 720
Danylo
Que redação legal.
Nota: 940
– Competência 1: Nota-se que você faz bom uso da escrita formal da língua portuguesa, apresentando um texto coeso e fluido.
Erros apresentados: pandemico/Pandêmico; experiência/Experiencia; tem/Têm
Nota: 180
– Competência 2: Excelente!
Nota: 200
– Competência 3: Excelente!
Nota: 200
– Competência 4: EXcelente!
Nota: 200
– Competência 5: Apresentou uma proposta válida de intervenção para a problemática, porém, faltou:
Detalhamento do Agente – ME, e a finalidade, visto que o fechamento ou finalização (aquela parte em que você menciona algum repertório anterior) não conta para esse requisito.
Gi_HuAn~
Muito bem, Vamos Lá, owo.
-Só alguns erros de interrogações, parágrafos, Falta mais dados, como..
Auxilie na melhoria da acessibilidade
Outro desafio da educação digital no Brasil diz respeito à acessibilidade, que abrange tanto as dificuldades relacionadas ao acesso à rede e a dispositivos tecnológicos quanto aquelas enfrentadas por pessoas com deficiência.
Até Amiguinha^^
camillybeattriz
atente-se na proposta dos agentes, ficou faltando.
cuidado nas formas de escrita, acentuação e qual proposta você quer trazer para o leitor.
lembre que os 5 elementos da conclusão, são muito importantes e não deve-se esquecê-lo! acho que seus dois parágrafos deveriam ser mais trabalhados.
cuidado com as vírgulas. outra coisa, no repertório, você tem que trazer algo que foi abordado no d1 e d2. trazendo consigo, a solução do problema.