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ENEM: Os desafios da educação digital no Brasil

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Em 2020, com a pandemia de Coronavírus e a necessidade de isolamento social, as escolas tiveram que se adequar a nova realidade, por meio de aulas online. Nesse contexto, percebeu-se que os desafios acerca da educação digital configuram um grave problema no Brasil. Sendo assim, é imprescindível analisar, como perpetuadores da situação, não só a dificuldade de acesso à internet por parte da população, como também a falta de infraestrutura das escolas.

Primeiramente, cabe destacar que não são todas as pessoas que possuem contato frequente com o meio digital. A Constituição Federal brasileira garante o direito à educação e ao bem-estar social, apesar disso vê-se que no contexto de educação digital, os indivíduos de classes sociais menos favorecidas geralmente não possuem acesso à internet para a realização de eventuais atividades em casa, e quando possuem, não é de qualidade boa. Assim, é contraditório o pensamento do senso comum, de que todas as crianças estão sempre conectadas à internet.

Além disso, problemas também são observados no que tange à implementação do modelo nas escolas. Um deles é o despreparo dos professores para aulas digitais. Isso ocorre pois as pessoas de idades mais avançadas não foram familiarizados nesse meio, encontrando diversas dificuldades para a realização de tais aulas, como a utilização de aparelhos tecnológicos. Com isso, fica evidente o quanto esse cenário é preocupante e precisa ser revisto.

Portanto, o Governo Federal, em parceria com as escolas, deve promover a capacitação dos professores em lidar com o meio digital, por meio de aulas que expliquem o funcionamento dos aparelhos, programas e softwares – mais especificamente instruindo-os a como proceder nas aulas-, objetivando a melhoria na educação digital do país nas escolas. Além disso, outras medidas devem ser tomadas quanto à utilização da internet em casa pelos alunos. Então, os desafios encontrados na pandemia de 2020 não serão mais uma realidade.

 

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5 Correções

  1. C1: 160
    adequar À nova realidade

    Existe alguns erros de vírgula na frase, mas o correto seria assim: ,apesar disso, vê-se que, no contexto de educação digital,

    realização de eventuais atividades em casa,-essa vírgula não existe- e,-essa vírgula que vc não colocou seria obrigatória-quando possuem

    C2: 160
    você só usou a Constituição de repertório praticamente- algum corretor pode considerar a pandemia como repertório de atualidades-, mas precisa ter 2 repertórios no mínimo

    no desenvolvimento 1 você não argumenta solidamente o porquê das pessoas não possuírem internet é um desafio para a educação digital. Eu sei que é obvio, mas é preciso mencionar isso no texto pra não acontecer o que ocorreu nesse desenvolvimento: expor sem argumentar, fugindo do texto pedido que é dissertativo-argumentativo e caminhando para o lado dissertativo-expositivo

    C3: 180

    A Constituição Federal brasileira garante o direito à educação e ao bem-estar social, mas os indivíduos de classes sociais menos favorecidas geralmente não possuem acesso à internet. Percebe que, tirando as intercalações, tá um pouco distante a relação entre bem-estar social e internet ?

    Então, os desafios encontrados na pandemia de 2020 não serão mais uma realidade.
    Dá a impressão de que os problemas da pandemia vão sumir porque, com a sua proposta, o povo terá educação digital. O que não irá, de fato, ocorrer

    C4: 180

    no que tange à implementação do modelo nas escolas
    que modelo? eu tive que inferir. Compreendi, mas tente não deixar brecha para abaixarem seus pontos!

    A repetição do além disso no texto demonstra que você tem pouca diversidade de conectores, não faça issoooo

    C5: 200

    Todos os 5 elementos pedidos foram abordados!

    Excelente texto! Apenas detalhes!

    880, você tá quase lá!

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  2. Tá sabendo somar direitinho, hein… Por favor, se for pra não ajudar, apenas não comenta nada. Não copia, cola e coloca notas aleatórias não, é feio.

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    • 0
  3. A introdução foi interessante, não notei erros gramaticais. Você contextualizou, se posicionou a respeito da problemática e apresentou dois fatores a serem discorridos nos parágrafos subsequentes
    O primeiro parágrafo tratou de apresentar o problema “falta de acesso à internet” e de quebra encaixou a Constituição
    “Isso ocorre pois as pessoas de idades mais avançadas não foram familiarizados nesse meio” o certo seria “familiarizadAs” pois se refere a “pessoas”
    A finalização é a parte mais desafiadora, mas você conseguiu discorrer bem. Apresentou quem fará, o que fará e como fará.
    C1= 180
    C2= 120
    C3= 100
    C4= 100
    C5= 120
    TOTAL: 620

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  4. Achei Três erros.

    O primeiro erro tá na Gramática:

    Na introdução, o corretor é “á nova”.
    No Desivolvimento, o corretor é “boa qualidade”.
    Na conclusão, o corretor é “explicam”.

    O segundo erro foi no desenvolvimento e na conclusão. O temo “Alem disso” se repetir duas vezes.

    O terceiro foi na conclusão, não tem trópico frasal.

    Espero ter ajudado :)

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  5. Os desafios da educação digital no Brasil
    Em 2020, com a pandemia de Coronavírus e a necessidade de isolamento social, as escolas tiveram que se adequar a nova realidade, por meio de aulas online. Nesse contexto, percebeu-se que os desafios acerca da educação digital configuram um grave problema no Brasil. Sendo assim, é imprescindível analisar, como perpetuadores da situação, não só a dificuldade de acesso à internet por parte da população, como também a falta de infraestrutura das escolas.

    Primeiramente, cabe destacar que não são todas as pessoas que possuem contato frequente com o meio digital. A Constituição Federal brasileira garante o direito à educação e ao bem-estar social, apesar disso vê-se que no contexto de educação digital, os indivíduos de classes sociais menos favorecidas geralmente não possuem acesso à internet para a realização de eventuais atividades em casa, e quando possuem, não é de qualidade boa. Assim, é contraditório o pensamento do senso comum, de que todas as crianças estão sempre conectadas à internet.

    Além disso, problemas também são observados no que tange à implementação do modelo nas escolas. Um deles é o despreparo dos professores para aulas digitais. Isso ocorre pois as pessoas de idades mais avançadas não foram familiarizados nesse meio, encontrando diversas dificuldades para a realização de tais aulas, como a utilização de aparelhos tecnológicos. Com isso, fica evidente o quanto esse cenário é preocupante e precisa ser revisto.

    Portanto, o Governo Federal, em parceria com as escolas, deve promover a capacitação dos professores em lidar com o meio digital, por meio de aulas que expliquem o funcionamento dos aparelhos, programas e softwares – mais especificamente instruindo-os a como proceder nas aulas-, objetivando a melhoria na educação digital do país nas escolas. Além disso, outras medidas devem ser tomadas quanto à utilização da internet em casa pelos alunos. Então, os desafios encontrados na pandemia de 2020 não serão mais uma realidade.

    C1 – 120
    C2 – 200
    C3 – 200
    C4 – 120
    C5 – 200
    730

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