Iniciante

Os desafios da educação de jovens e adultos no Brasil

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Na obra “O espírito das leis”, Montesquieu enfatizou que é preciso analisar as relações sociais existentes em um povo para, assim, aplicar as diretrizes legais e abonar o progresso coletivo. No entanto, ao se observar os desafios da educação de jovens e adultos no Brasil, certifica-se que a teoria do filósofo diverge da realidade tupiniquim contemporânea, uma vez que a precarização do ensino público brasiliano aliado às grandes desigualdades sociais existentes em nosso país,infelizmente, são os principais propulsores dessa problemática, fato o qual impede a ascensão do Estado brasileiro. Com efeito, é imprescindível enunciar os aspectos socioculturais e sociopolíticos como pilares essenciais da chaga.

À luz dessa perspetiva, o ângulo constitucional merece destaque. Segundo Jean-Jacques Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida na circunstância natural para que o Estado garanta direitos intransigentes. A temática, entretanto, contrasta com a concepção do pensador na medida em que a precarização do ensino público brasileiro, contribui para um aumento do número de escolas particulares, ocasionando-se assim uma intensa disparidade social e escolar, em que resulta no crescimento substancial da evasão escolar, contribuindo, tristemente, para intensificação do viés. Dessa forma, com o fito de diminuir o revés, ações precisam ser executadas pelas autoridades competentes.

Além disso, é importante aprofundar o fator grupal. Conforme Jurgen Habermas, a razão comunicativa — ou seja, o diálogo — constitui uma etapa fundamental no desenvolvimento social. Nesse ínterim, a falta de estímulo ao debate a respeito da questão, em setores escolares e familiares, todavia, coíbe o poder transformador da deliberação e, consequentemente, ocasiona a desinformação a respeito da importância da educação entre jovens e adultos, e as implicações da falta de ensino na sociedade brasileira. Destarte, discorrer criticamente sobre a problemática é o primeiro passo para a legitimação do processo sociocultural habermasseano

Entende-se, portanto, a temática como sendo um obstáculo intrínseco de raízes culturais e legislativas. Logo, o Ministério das Comunicações, por intermédio da coparticipação de canais televisivos, deverá elucidar o assunto mediante um profissional especialista nesta área, com o objetivo de mostrar as principais causas e consequências do problema e, mais detalhadamente, apresentar uma visão crítica e orientar os espectadores a respeito do assunto. Essa ação visa mitigar, também, as falhas legislativas. Desse modo, com a deliberação proposta por Habermas e a justiça apresentada por Rousseau, a sociedade terá o progresso coletivo concretizado, como teorizou Montesquieu.

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2 Correções

  1. Sua redação ficou bem organizada e estruturada conseguiu cumprir bem as regras,ficou muito bem desenvolvida e clara.Ressaltou também citações importantes das obras soube colocar bem os conectivos em cada parágrafo.

    Usou vários repertórios de forma correta e sucita

    Domina bem a estrutura soube trazer vários argumentos importantes e objetivos

    Nota : 970

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  2. A redação está excelente, só encontrei um desvio na seguinte parte do texto: “ocasionando-se assim uma intensa disparidade social e escolar”. O “se” pode ser omitido pois não é necessário. Um desvio na C1 gera nota 200.

    A C2 foi muito bem desenvolvida, repertórios bem utilizados. 200.

    Na C3 senti falta de um dado mais evidente para sedimentar seus argumentos (geralmente o Enem os fornece e são muito bem vindos). Por isso, 160. Mas eu vejo um potencial enorme, creio que no Enem pode sim vir um mil, porque nota-se que você domina a estrutura.

    A C4 está excelente, conectivos bem colocados. 200.

    A C5 está completa. 200.

    Nota final: 960.

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