Iniciante

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

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No livro “O diário dos Escritores da Liberdade” escrito por Erin Gruwell, são retratados os entraves enfrentados por uma professora para que seus alunos, recebam uma educação de melhor. Ao sair da ficção, sem desconsiderar o contexto histórico da obra, observa-se que existem impasses na educação contemporânea brasileira. Desse modo, conclui-se que essas dificuldades ocorrem devido à falta de investimento adequado à educação e problemas socioeconômicos.

Primeiramente, é importante analisar que a falta de infraestrutura compromete o acesso à aprendizagem no Brasil. Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o ensino de qualidade, os problemas associados à falta de equipamentos primordiais nas instituições escolares ultrapassam a esfera financeira, haja vista que a demanda por materiais essenciais para ministrar aulas é incompatível com a disponibilidade ofertada pelos órgãos responsáveis, o que torna o processo lento e burocrático. No entanto, essa situação dificulta a garantia de aulas sublimes, contrariando o que está estabelecido pela Carta Magna. Conforme Pierre Bourdieu, o qual afirma que a “violência simbólica” se expressa quando uma determinada parcela da população não usufrui dos mesmos direitos, fato semelhante à falta de educação de qualificada no País.

Ademais, os problemas socioeconômicos contribuem para o desinteresse dos alunos, pois desde idade tenra eles sentem necessidade de trabalhar para ajudar nas despesas de casa, mas enfrentam dificuldades para correlacionar o trabalho e estudos, resultando na desmotivação e desistência, como também a falta de cuidados principais com a saúde, higiene e materiais escolares, podem gerar constrangimento nos alunos e afetar sua disposição em frequentar as aulas. De acordo com uma pesquisa da Politize, a pobreza é a 6º maior causa do abandono escolar, devido à falta de itens essenciais para uma participação digna na escola. Todavia, essas questões não consideradas de extrema importância para serem resolvidas, porém elas devem ser abordadas para garantir oportunidades educacionais igualitárias para todos os alunos.
Portanto, medidas devem ser elaboradas para minimizar essa problemática. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável por proporcionar educação Superior no Brasil, promover melhorias na educação, como criação de laboratório e bibliotecas em todas as escolas do país, por meio de verbas governamentais, a fim de incentivar e promover interesse dos alunos para que haja participação efetiva deles, bem como oferecer aulas mais elaboradas e criativas. Outrossim, urge ao Ministério da Cidadania, por meio de verbas governamentais, proporcionar ajuda financeira para famílias em situação precária, permitindo que elas possam realizar atividades essenciais para frequentar a escola com dignidade. Em suma, poderíamos ter uma educação igualitária e de qualidade, como é merecido aos alunos da obra retratada e pelos alunos da atual sociedade brasileira, pois à educação é elemento importante na construção de caráter e aprimoramento da convivência em sociedade.

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5 Correções

  1. Comentários sobre cada parágrafo:
    Introdução: bem estruturada e com repertório coerente ao tema. Há algumas inadequações gramaticais quanto ao uso de vírgula e conectivos. Por exemplo: “Desse modo, *conclui-se* que essas dificuldades…”, conclui-se não é adequado naquele contexto.

    Desenvolvimento 1: o repertório referente à Pierre Bourdieu não está bem atrelado ao restante do fragmento.

    Desenvolvimento 2: Há muitas informações, é preciso uma discussão mais clara.

    Conclusão: proposta de intervenção abrangente, quase utópica. É necessário que seja algo possível/praticável.

    5 competências do enem:

    1 – Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa:
    160 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita.

    2 – Compreender o tema e não fugir da proposta da redação do enem:
    120 – Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    3 – Organização das ideias.
    160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.

    4 – Coesão e coerência na redação do enem.
    160 – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    5 – Proposta de Intervenção.
    160 – Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Pontuação: 760

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  2. No livro “O diário dos Escritores da Liberdade” *VÍRGULA* escrito por Erin Gruwell, são retratados os entraves enfrentados por uma professora para que seus alunos,*SEM VÍRGULA* recebam uma educação de melhor [QUALIDADE]. Ao sair da ficção, sem desconsiderar o contexto histórico da obra, observa-se que existem impasses na educação [BÁSICA] contemporânea brasileira. Desse modo, conclui-se que essas dificuldades ocorrem devido à falta de investimento adequado à [NA] educação e [AOS] problemas socioeconômicos.

    Primeiramente, é importante analisar que a falta de infraestrutura compromete o acesso à aprendizagem no Brasil. Embora a Constituição Federal de 1988 assegure o ensino de qualidade, os problemas associados à falta de equipamentos primordiais nas instituições escolares ultrapassam a esfera financeira, haja vista que a demanda por materiais essenciais para ministrar aulas é incompatível com a disponibilidade ofertada pelos órgãos responsáveis, o que torna o processo lento e burocrático. No entanto, *CONECTIVO USADO INADEQUADAMENTE* essa situação dificulta a garantia de aulas sublimes, contrariando o que está estabelecido pela Carta Magna. Conforme Pierre Bourdieu, o qual afirma que a “violência simbólica” se expressa quando uma determinada parcela da população não usufrui dos mesmos direitos, fato semelhante à falta de educação [×de×] qualificada no País.

    Ademais, os problemas socioeconômicos contribuem para o desinteresse dos alunos, pois desde idade tenra [IDADE TENRA?] eles sentem necessidade de trabalhar para ajudar nas despesas de casa, mas [USO INAPROPRIADO DE “MAS”] enfrentam dificuldades para correlacionar o trabalho e estudos, resultando na desmotivação e desistência, como também a falta de cuidados principais com a saúde, higiene e materiais escolares, podem gerar constrangimento nos alunos e afetar sua disposição em frequentar as aulas. De acordo com uma pesquisa da Politize, a pobreza é a 6º maior causa do abandono escolar, devido à falta de itens essenciais para uma participação digna na escola. ×Todavia,× [PORTANTO,] essas questões ×não× [SÃO] consideradas de extrema importância para serem resolvidas, ×porém× [POIS] elas devem ser abordadas para garantir oportunidades educacionais igualitárias para todos os alunos. [TRECHO ANTERIOR CONFUSO]

    Portanto, medidas devem ser elaboradas para minimizar essa problemática. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável por proporcionar educação Superior no Brasil, promover melhorias na educação, como criação de laboratório e bibliotecas em todas as escolas do país, por meio de verbas governamentais, a fim de incentivar e promover interesse dos alunos para que haja participação efetiva deles, bem como oferecer aulas mais elaboradas e criativas. [PERÍODO MUITO LONGO!] Outrossim, urge ao Ministério da Cidadania, por meio de verbas governamentais, proporcionar ajuda financeira para famílias em situação precária, permitindo que elas possam realizar atividades essenciais para frequentar a escola com dignidade. Em suma, poderíamos [USO DA 1° PESSOA!] ter uma educação igualitária e de qualidade, como é merecido ×aos× [PELOS] alunos da obra retratada e pelos alunos da atual sociedade brasileira, pois à *SEM CRASE* educação é [UM] elemento importante (×na construção de caráter e aprimoramento da×) [PARA CONSTRUIR O CARÁTER E APRIMORAR A] convivência em sociedade.

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  3. Oie tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
    Introdução: gostei bastante da introdução. O repertório é pertinente ao tema e a tese esta clara e fácil de ser identificada.
    Desenvolvimento: D1- consegui entender o que você queria dizer nesse parágrafo, mas ele esta um pouco confuso, principalmente da parte de “No entanto” até o final desse desenvolvimento.
    D2- achei a estrutura desse desenvolvimento confusa, já que ele não possui uma organização breve sobre o que será dito. (não tem uma forma correta de escrever um desenvolvimento, mas acho que se você escrever um tópico frasal, uma explicação do porquê de tal questão e uma citação/repertório que fundamenta o que você quis escrever pode ajudar a ter uma ordem na argumentação, só uma ideia para te ajudar!)
    conclusão: a sua conclusão está bem escrita, atente-se apenas para os elementos que são cobrados! A sua possui: agente+ ação+ meio+ efeito
    senti falta/ não consegui identificar o detalhamento.
    Comp.1- escrita: não sou muito boa com erros de português, mas consegui perceber alguns erros que podem impactar na sua nota. 160
    Comp.2- Repertório: você escolheu muito bem os repertórios, mas acho que poderia ter aproveitado melhor eles, por exemplo no primeiro desenvolvimento, percebi que você citou muitas coisas e acabou prejudicando a sua argumentação. Repertório legitimado E pertinente ao tema, sem uso produtivo.160
    Comp.3- Projeto de texto: você escreve bem ao longo do texto, mas percebi que em algumas partes há um deslocamento de argumentação. Projeto de texto com algumas falhas E Desenvolvimento de algumas informações, fatos e opiniões. 120
    Comp. 4- Coerência: notei que utilizou alguns conectivos, mas poderia ter colocado mais alguns para deixar o texto mais coerente e coeso. No primeiro desen. que está escrito “No entanto, essa situação dificulta a garantia de aulas sublimes”, o conector “no entanto” é usado para contrapor, e na minha interpretação ao ler o texto parecia estar sendo usado errado, ai você poderia usar um conector de conclusão como: assim ou então. (sugestão) 160
    Comp.5- a sua conclusão possui 4 elementos válidos. 160
    Total: 760
    Você possui um grande potencial, continue escrevendo!
    Peço desculpas se interpretei alguma parte errada, não sou profissional :)
    Espero ter ajudado e bons estudos !!!

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  4. Boa tarde, tudo bem? sou só mais uma estudante querendo ajudar, mas vou me esforçar para te ajudar da melhor forma.

    Então vamos lá!!

    Introdução: muito bem contextualizada e deixou bem implícita a sua tese.

    Desenvolvimento1: muito bem desenvolvido

    Desenvolvimento2: ficou muito longo… tem que cuida as linhas

    Conclusão: apresentou uma proposta de intervenção completa! Parabéns!!

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  5. existem erros ortográficos/ de pontuação em:

    Todavia, essas questões não consideradas de extrema importância para serem resolvidas, *porém, elas* devem ser abordadas para garantir oportunidades educacionais igualitárias para todos os alunos.

    a fim de incentivar e promover interesse dos alunos *para haver* participação efetiva deles, bem como oferecer aulas mais elaboradas e criativas.

    5 competências do enem:

    1 – Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa.
    2 – Compreender o tema e não fugir da proposta da redação do enem.
    3 – Organização das ideias.
    4 – Coesão e coerência na redação do enem.
    5 – Proposta de Intervenção.

    1 – 160 (pelos erros ortográficos acima)
    2 – 140 (senti que vc fugiu da proposta, que seria os DESAFIOS..)
    3 – 140 ( vc não soube organizar suas ideias, colocou dois repertórios no D1 e não soube argumentar)
    4 – 160 ( não vi muitos problemas, mais poderia ser mais coerente
    5 – 160 ( uma boa intervenção, mais a conclusão ficou muito longa e cansativa de ler, e não atingiu os critérios dela

    760 – é escrevendo que se aprende

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