OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

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O Brasil está repleto de problemas socioeconômicos a serem discutidos, porém, todos eles podem ser direcionados à uma solução: a educação básica, a qual proporciona oportunidades àqueles que, sem ela, não teriam essa possibilidade. A educação move o mundo e, como a citação de Imannuel Kant busca mostrar, “o homem é aquilo que a educação faz dele”. A educação é prática de liberdade, é ato revolucionário.

Por conseguinte, a educação faz-se extremamente necessária. No entanto, a sociedade brasileira passa por situações de extrema pobreza, o que impede crianças de irem às escolas e adultos de terminarem sua formação. Ora, sem direitos básicos, como garantir a escolaridade? A falta de recursos mostra-se real também nas escolas públicas, destinadas, justamente, àqueles que possuem menores condições. Toda essa situação estabelece quem pode frequentar as escolas e quem não deve. Ainda, se a educação é ato que leva à liberdade, não é correto afirmar que não proporciona-la a população pobre, é o mesmo que arranca-los da liberdade?

Diante dessa perspectiva, podemos traçar vários paralelos para compreender como isso tudo funciona. Um deles aconteceu no período anterior à Segunda Guerra Mundial, quando Hitler, aos poucos, promovia o antissemitismo. De acordo com o diário de Anne Frank, uma das primeiras medidas do governo fascista foi tirar os judeus das escolas. Essa decisão foi uma total negação de direitos, e uma maneira de tirar oportunidades de ascensão dos judeus na sociedade germânica.

Portanto, podemos perceber que a educação sendo impedida promove ainda mais a diferença de classes e beneficia aqueles no “topo”. Como bell hooks incita: A educação leva à transgressão. Essa é uma ameaça para a sociedade elitista. Nas favelas, por exemplo, o crime, a falta de água, desastres naturais, entre outros, impedem tal transgressão, porém, mesmo assim, nada é feito e continua a ser tratado como problema secundário.

Assim, faz-se necessário que haja mudanças que promovam oportunidades equalitárias, não deixando que o privilégio tire chances, ainda mais do que já tem tirado há séculos. Os governos federais  entendem as necessidades de cada estado e, por isso, devem trabalhar junto com o Ministério da Educação. É preciso entender quais são os impedimentos que dificultam a educação, como falta de vestuário, comida, meio de transporte, relações familiares, e promover ações sociais que integrem as crianças nas escolas, ajudando-as e suas famílias. Apenas dessa maneira, é possível, de fato, transgredir e alcançar a liberdade.

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4 Correções

  1. Olá, Parabéns!!
    Gostei muito da sua redação, porém achei bastante extensa, 3 desenvolvimento acho que não caberia no dia da prova, a conclusão achei que você pecou em uma competência, tal como; o meio que as medidas poderiam ser tomadas. Mas tirando isso está de Parabéns, usou muito bem os conectivos, as citações e pontuou bem, continue nesse caminho que você irá tirar uma boa nota na redação do ENEM! :D

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  2. Olá, tudo bom??
    A respeito da sua redação é possível notar que você tem é um ótimo repertório cultural, utilizou diversas citações e também alusão histórica. Além disso seu texto ficou bem conectado, fez um bom uso de conjunções.
    Gostaria de pontuar para se atentar ao tamanho do seu texto, ele ficou bem extenso, e escrito a mão talvez ultrapassasse a quantidade de linhas permitida. É comum uma estrutura com 1 parágrafo de introdução, 2 de desenvolvimento e 1 para a proposta de intervenção, seguindo o modelo enem, ou 1 parágrafo de conclusão, quando se trata da Unesp ou Fuvest.
    Além disso, acho que você pode dar uma atenção maior para a proposta de intervenção. Seu texto foi muito bem estruturado, introdução e argumentação, por isso se espera uma proposta de intervenção sólida. Senti falta da ação que o ministério responsável deveria exercer, pois você apontou os problemas (transporte, comida, etc), mas não a medida que deveria ser tomada. Fora isso gostei muito do seu texto!! Espero ter ajudado e te desejo parabéns pela redação.

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  3. olá tudo bem ?, então espero te ajudar com algumas dicas para ajudar sua redação.
    introdução : ficou muito boa , gostei que você usou um repertório filosófico que com certeza iria dar uns bons pontos para vc, mas achei meio confusa sua tese , pois, no começo você usou uma explicativa para dar a intro do tema, mas uma dica que eu posso de dar é você ter colocado a o a frase da Imannuel Kant no começo para deixar bem estruturada, e claro deixar sua tese bem reforçada e oque tu irá trazer de problemáticas no D1 e o D2 ( o esperado pelos corretores)
    D1: ficou muito bom, só que faltou um repertório para reforçar sua tese , mais fora isso , ficou boa
    D2: ficou muito boa parabéns abordou corretamente , usou dados históricos para reforçar e dar valor a seu ponto de vista.
    D3: olha, vou ser bem sincero com você, não é muito normal ver uma redação com 3 desenvolvimentos, pois, deixa a redação grande é cansativa de se ler, portanto, tente usar somente dois desenvolvimentos, okay ? mas fora isso, ficou muito bom seu D3 parabéns.
    Conclusão;
    vamos lá irei ser sincero aqui , faltou muita coisa , pois, no mínimo a proposta de intervenção tem que ter esses agentes : Quem? ; Ação? ; meio\ como ? ; finalidade ? ; detalhamento : obs que a parte do detalhemnto não é obrigatória porém pode acrescentar alguns ponto pra você, agr irei mostrar oque você errou:
    quem? Governo Federal e o Ministério da Educação.
    ação? É preciso entender quais são os impedimentos que dificultam a educação, como falta de vestuário, comida, meio de transporte, relações familiares, e promover ações sociais que integrem as crianças nas escolas, ajudando-as e suas famílias.
    por meio?
    finalidade?
    irei dar sua nota total em base nas competências e espero que eu tenha ajudado vc e que todos nós entre na nossa vaga dos sonhos, ^^ : 870 sua nota, parabéns

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  4. Olá, boa noite Amxnda!
    Segue correção seguindo as competências do Enem:
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 80
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
    5. Respeito aos direitos humanos: 200
    Total: 800

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