A tecnologia e a informação proporcionaram evolução e revolução industrial, visto que desde o início da industrialização, a Internet permitiu uma mudança na sociedade. Todavia, verifica-se no Brasil uma “inércia” no que se refere à EAD. Por essa razão, medidas são necessárias para resolver a problemática, que tem como causa a falta de investimentos por parte dos órgãos responsáveis e a desigualdade social.
Em primeira instância, convém ressaltar a falta de investimentos como fator impulsionador do problema. Por esse ângulo, de acordo com o economista britânico Sir Arthur Lewis, “educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido”. Entretanto, no que concerne á EAD é possível verificar que as autoridades não estão aplicando na educação à distancia o necessário como: aparelhos eletrônicos e computacionais, consequentemente obtendo resultados negativos.
Ademais, outro fator é a desigualdade social, provocando a desistência dos alunos que não conseguem ter acesso à internet por meio de aparelhos digitais. Nessa perspectiva, no artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. Assim sendo, é inegável a importância desse direito, e que ele precisa ser alcançado por toda a população, a fim de que os dados de quem não usa a Internet seja menor, proporcionando uma EAD de qualidade.
Portanto, é notório que a educação a distância não atingiu de forma eficiente toda a sociedade. Então, urge que medidas sejam tomadas, com o intuito de lenir os obstáculos desse impasse. Por esse motivo, cabe o governo federal (órgão responsável pela administração federal em todo território nacional) por meio de políticas públicas investir às verbas necessárias em escolas e em bairros pobres, por meio instalação de “Wi-Fi” e aparelhos eletrônicos que serão usados gratuitamente pelos alunos e pela população pobre, com o intuito de possibilitar o acesso à internet e consequentemente uma educação a distância de qualidade.
Os desafios da educação a distância no Brasil
Compartilhar
VitóriaMotta_
Redação perfeita, daria pra tirar uma nota alta! Super coesa. Digna de uma redação nota mil, gostei muito da relação entre os parágrafos, a escrita está ótima, não fugiu do tema, sinônimos… Porém, lembre-se de quando for citar ”Governo Federal” deve escrever com letras maiúsculas, por ser um órgão. :))