Os desafios da educação à distância no Brasil

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Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante à todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social. Conquanto, as dificuldades que a educação à distância (EAD) enfrenta impossibilita que a população desfrute desse direito universal na prática. Esse cenário é fruto tanto da ineficiência da atuação dos setores governamentais, quanto da não democratização do acesso à internet e aos meios tecnológicos. Diante disso, torna-se fundamental o debate desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Primeiramente, é importante pontuar que tal problema deriva da enfraquecida ação do governo, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e a consequência dessa contradição é, claramente, refletida nesse empecilho que o ensino à distância encara, já que o fator principal no desenvolvimento de um país é a educação. Diante disso, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Através deste trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade vê-se que essa adversidade se configura como obstáculo na vida de muitos brasileiros. Diante desse contexto, é relevante salientar que o acesso à internet e à tecnologia no Brasil não é nada democrático, uma vez que, desde o período do café, as regiões norte e nordeste são as mais defasadas de investimentos, em decorrência disso, a população é a que apresenta menor poder aquisitivo. De acordo com dados do IBGE, cerca de 46 milhões de brasileiro não têm acesso à internet, sendo que essa porcentagem concentra-se na porção norte do país. Diante do exposto, fica claro a necessidade de medidas para atenuar essa problemática.

Infere-se, portanto, que o problema se mostra uma grande pedra a ser removida do caminho para o desenvolvimento. Nesse sentido, é imprescindível que o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações devem reduzir a desigualdade apresentada por meio de investimentos em computadores e planos de internet popular, a fim de que a democratização da educação à distância seja garantida. Espera-se com essa medida que esses desafios sejam superados.

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4 Correções

  1. Ooi
    Boa tardee
    Gostei da sua redação, mais tenta fazer um encaixe na estrutura dela. Por exemplo:
    Na introdução você contextualiza e pontua, depois apresente a sua tese e pontua. em seguida dê um spoiler do que você irá abordar e termina como por exemplo: convém analisarmos as principais causas, consequências e uma possivel medida relacionada a esse fenômeno.
    Pq assim, a sua introdução, você entrega ao leitor a sua estrutura, oq ele ira ler nos próximos tópicos.
    No desenvolvimento:
    No desenvolvimento você retoma o seu spoiler e pontua. Dps, apresenta um dado (G1, acrítica…) pontua. Dps faça uma crítica.
    E no terceiro parágrafo a msm coisa
    Na conclusão vc retoma a introdução e algumas coisas do desenvolvimento, apresenta o agente, a ação, o meio modo, e por fim a finalidade.
    Utilize os concectivos:
    Introdução: No Brasil entretanto
    Nesse sentido
    Desenvilvimento: Inicialmente, em primeira análise, em primeira instância, outrossim, Dados publicados por Y comprovam , isso não só se evidencia por X mais também por Y e Z
    Conclusão: Portanto, Desse modo, sob esse aspecto
    E é isso
    Bjsss
    Qualquer coisa tmj

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  2. Nota 1 – 160 – demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 160 – desenvolve bem o tema proposto, mas acaba por não explorar os seus principais aspectos.
    Nota 3 – 160 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Nota 4 – 140 – recebe essa pontuação ao demonstrar domínio dos recursos coesivos, por meio de partes do texto bem articuladas, com poucas inadequações no uso dos recursos coesivos.
    Nota 5 – 180 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos.

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  3. Olá! Depois da palavra “enfrenta” na introdução deveria ter vírgula.
    》Lembrando que se caso você disser ‘educação à distância’, não é necessário usar as iniciais (EAD), um ou outro já basta.
    Quando você diz: “..democratização do acesso à internet e aos meios tecnológicos..” acredito que você cria mais de 2 argumentos ( no ENEM existem apenas 2) e outra, se caso escrever apenas — democratização do acesso aos meios tecnológicos — já ficaria bom e incluiria a internet.
    Como eu disse: você criou mais de 2 argumentos, logo, destacasse com problema apenas dois, você acrescentou mais um formando 3 problemas, veja: a falta de atuação do governo, democratização dos meios tecnológicos e falta de debate.
    Deveria ter mais um parágrafo então mas, não ajudaria pois o ENEM não pede 3.
    Desenvolvimentos, bem legal! Você discute sobre o problema apresentado mais acima, tem uns erros de vírgula mas, contextualiza legal!!!
    ¤Porém, você não falou de dabates como apresentou na introdução.¤ Perderia ponto por isso, viu?
    Conclusão : bem legal! Você jogou o agente/ação/detalhamento/meio/modo e finalidade. Mas já iria se desestruturar pelo erro cometido na introdução sobre argumentos e ao todo, pelos desvios gramaticas seja, Competência 1 e 2 diminuiria um pouco sua nota.
    Não sou expert mas, esse é meu ponto de vista! Espero ter ajudado!!!!

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  4. Nota 1:-120-No meu ponto de vista não teve bom desempenho na língua portuguesa por não colocar acentuação correta.
    Nota 2:-160-Faltou o esclarecimento do que se pede no tema.
    Nota 3:-200- Organizou e esclareceu o que se pede no tema.
    Nota 4:-120-Faltou clareza na apresentação dos fatos, foi um pouco incoerente.
    Nota 5:-120-Não respeitou os direitos humanos ,faltou clareza na resolução dos fatos.
    Boa redação, faltou revisar alguns fatos

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