Os desafios da educação à distância na pandemia (corrijam minha redação por favor, preciso de ajuda)

  • 2

Segundo o filósofo Paulo Freire “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Dito isso, fica evidente a importância da educação para a constituição da sociedade apesar dos desafios que a pandemia desencadeou.

A educação a distância pode ser uma boa opção devido à facilidade de horários, simuladores virtuais, custo benefício e isolamento social. Mesmo assim, é perceptível, ainda hoje, certo preconceito em relação a essa modalidade de ensino. Além disso, segundo uma pesquisa feita pela UNICEF (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas) em 2020 3,7 milhões de estudantes matriculados não tiveram acesso às atividades e não conseguiram estudar em casa. Isso se deu porque muitos alunos de baixa renda não receberam os tablets disponibilizados para Estado.

 

Outro fator existente é a dificuldade de adaptação dos professores, pois eles também necessitam de boas condições para exercerem sua função. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto da Península 83% dos professores se sentem despreparados para dar aulas à distância no Brasil. É sabido que, muitos não têm ambiente silencioso, boa conexão e aparelhos eletrônicos agravando a situação.

 

Dessa forma, se faz necessário a supervisão dos pais ou assistência social para verificar se os alunos estão de fato, cumprindo com as atividades e presença nas aulas. Como também, o Estado tem um papel fundamental em distribuir acesso à internet, tablets e materiais de apoio à todos os estudantes e professores para devido aproveitamento das aulas. Além disso, palestras motivacionais feitas por psicólogos para motivar e reafirmar a educação como um dos pilares da sociedade brasileira.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá. Vou tentar corrigir sua redação nos moldes ENEM.

    Primeira observação que preciso fazer é que a sua redação está bem curtinha, 260 palavras. Não sei se é a sua primeira redação, mas tente nas próximas colocar a redação com pelo menos entre 320-350 palavras. Há redações nota mil com 400 palavras para cima e outras com 350-380, então essa é a melhor escolha.
    Procure passar tudo isso para o papel e veja se atingiu 30 linhas. Se não, você está perdendo linhas que poderiam auxiliar na sua nota!

    Segundo o filósofo Paulo Freire(1) “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Dito isso, fica evidente a importância da educação para a constituição da sociedade(2) apesar dos desafios que a pandemia desencadeou.
    (1) Vírgula.
    (2) Vírgula.
    *Não vou falar que a introdução está curta, pois já falei que o texto no geral está. Então, aqui o problema é você não ter apresentado o que será discutido no decorrer do texto. Sempre procure apresentar os pontos (ou problemas) que você irá desenvolver durante a redação.

    A educação a distância pode ser uma boa opção devido à facilidade de horários, simuladores virtuais, custo benefício e isolamento social. Mesmo assim, é perceptível, ainda hoje, certo preconceito em relação a essa modalidade de ensino. Além disso, segundo uma pesquisa feita pela UNICEF (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas) em 2020 3,7 milhões de estudantes matriculados não tiveram acesso às atividades e não conseguiram estudar em casa. Isso se deu porque muitos alunos de baixa renda não receberam os tablets disponibilizados para Estado(1).
    (1) Aqui seria “pelo o Estado” ou “para estudar”? Creio que tenha sido o corretor automático, mas cuidado com isso.
    *Desenvolvimento ok. Senti uma inconsistência no seu argumento: você disse no começo que há um certo preconceito, porém no final diz que os alunos de baixa não receberam os tablets. Não é preconceito sendo que eles não tem acesso a ferramenta, não concorda? Talvez você quis dizer preconceito do governo, ou algo semelhante, mas se for o caso, especifique sempre!
    Tome cuidado com essas falhas na argumentação, os corretores identificam muito rápido isso.

    Outro fator existente é a dificuldade de adaptação dos professores, pois eles também necessitam de boas condições para exercerem sua função. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto da Península(1) 83% dos professores se sentem despreparados para dar aulas à distância no Brasil. É sabido que, muitos não têm ambiente silencioso, boa conexão e aparelhos eletrônicos(2) agravando a situação.
    (1) Vírgula.
    (2) Acredito que aqui viria vírgula também.
    *Aqui não teve inconsistência na argumentação, mas faltou aprofundamento nela. No geral, ok.

    Dessa forma, se faz necessário a supervisão dos pais ou assistência social para verificar se os alunos estão de fato, cumprindo com as atividades e presença nas aulas. *Como também, o Estado tem um papel fundamental em distribuir acesso à internet, tablets e materiais de apoio à todos(1) os estudantes e professores para devido aproveitamento das aulas.* Além disso, palestras motivacionais feitas por psicólogos para motivar e reafirmar a educação como um dos pilares da sociedade brasileira.
    (1) Não tem crase aqui. O correto seria “a todos”. Substantivo masculino.
    *Vamos lá: três propostas de intervenção. Duas incompletas, e uma — em minha visão — está completa. Marquei por asteriscos (*). Então, por isso você leva 200 na C5. Minha sugestão é evitar esse monte de proposta de intervenção, e focar somente em uma, pois aí você se aprofunda e detalha a única proposta.
    Sim, o ENEM é muito chato kkkk.

    Nota (procure se atentar as minhas observações do que na nota em si):
    C1: 160 — Poucos desvios gramaticais no geral, mas eles existem.
    C2: 120 — Senti a falta de conclusão nos seus desenvolvimentos.
    C3: 160 — Aquele ponto que apontei no D1 sobre a inconsistência na argumentação.
    C4: 160 — Poderia ter utilizado mais conectores, igual utilizou na proposta de intervenção (conclusão).
    C5: 200 — Proposta completa.
    Total: 800 (posso ter errado para cima ou para menos).

    Bom, pelo que li, você escreve bem. Só precisa se adequar com o que o ENEM exige (é bem chato mesmo, mas fazer o que né?).
    Só queria te dar uma sugestão: procure ler as redações nota mil e comece a perceber o “modelo” que elas seguem. Perceba que há uma linha de raciocínio bem semelhante em algumas, o que vai te auxiliar no seus estudos com toda certeza!

    Se ficou com alguma dúvida do que eu disse, sinta-se livre para enviar uma mensagem.

    Parabéns, e continue treinando!

    • 0
  2. Nota: 720
    Introdução:
    – Amei a citação! Ela serviu muito bem como um repertorio sociocultural!
    – O paragrafo deveria ter 3 pontos! É ideal que exista 3 pontos em todos os parágrafos da redação!

    D1:
    – Os estrangeirismos devem estar entre aspas: ”tablets”
    – Gostei dos dados.
    – Adorei que você trouxe as vantagens, porem trouxe as consequências e o que o governo fez.

    D2:
    – Parabéns por ter citado os professores!
    – ‘É sabido que’ é uma expressão ambígua e evasiva. Reconsidere o seu uso, de acordo com o objetivo do seu texto.
    – Gostei do paragrafo, porém poderia ter aprofundado mais.

    Conclusão:
    – Adorei os conectivos usados aqui e na redação toda!!! Abuse deles!!!!!
    – Os estrangeirismos devem estar entre aspas ou ser italizados.
    – ‘à todos’ é um erro. Considere utilizar ”a todos”
    – Amei suas propostas!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.