Aprendiz

Os desafios da educação à distância adotado durante a pandemia no Brasil

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A temática a respeito da educação a distância tem sido amplamente discutida no Brasil, já que existem pontos favoráveis e desfavoráveis. Neste contexto é valido destacar a implementação do ensino a distância como uma forma de não perder o ano letivo, as dificuldades de acesso de uma parcela da população que não tem acesso à internet e as dificuldades de adaptação e acompanhamento das aulas no ensino remoto.

 Primeiramente, com a eclosão da pandemia da Covid-19 em março de 2020 no Brasil, teve-se as aulas presenciais suspensas. Neste período foi realizado o adiantamento das férias de julho, e durante este adiantamento estados e municípios estruturaram a retomada com aulas à distância. O ensino a distância foi neste momento uma saída encontrada a fim de cumprir às 800 horas anuais implementadas pela Medida Provisória 934/2020.

No documentário “Pro dia nascer feliz” de João Jardim, o sistema público de ensino brasileiro é deficitário e não consegue suprir e ser efetivo no processo de ensino aprendizagem. Esta defasagem é resultado da falta de investimentos públicos na educação e também resultante da desigualdade social presente na sociedade. A população pobre e marginalizada não tem acesso ao sistema de forma igualitária. E este problema se faz presente no EAD instituído. Tendo em vista que uma parcela significativa da população brasileira não tem acesso a computador, tablete, internet por exemplo.

A falta de recursos materiais influencia diretamente no acompanhamento das aulas. Estes alunos recebem material impresso, mas não é o suficiente para proporcionar o ensino de qualidade. Soma-se a este fator também o fato de muitos estudantes do ensino fundamental ter inúmeras dificuldades em acompanhar as aulas, pois estavam habituados ao presencial, e necessitam de auxílio na realização das atividades.

Destarte conclui se que há uma necessidade maior em investimento público na educação brasileira, como também políticas públicas de atendimento à população a fim de diminuir a desigualdade social, proporcionando assim qualidade no ensino público como também resultando em maior motivação no público discente.

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4 Correções

  1. Olá, Salete!
    Analisei sua redação e notei algumas inadequações:
    • INTRODUÇÃO
    – Faltou vírgula no conectivo;
    – Parágrafo confuso devido ao não uso de ponto final em “letivo”
    – Ensino à distância (crase);
    – Faltou pontuação;
    – Deveria ter colocado vírgula no lugar de “e” , só deveria ter usado entre o último e penúltimo elemento da sua enumeração;
    – Evite repetir termos, procure sinônimos!
    Recomendo que siga em sua redação a seguinte estrutura: Utilize três períodos;
    O primeiro será a alusão, o segundo a relação com a temática e o terceiro a tese (seu ponto de vista indiretamente) com dois núcleos (seus argumentos- um para cada parágrafo).
    • DESENVOLVIMENTO
    – Recomendo dois parágrafos apenas;
    – Coloque conctivos no início do desenvolvimento;
    – “Teve-se” ficou estranho e não concordou. “As aulas foram suspensas” fica legal;
    – Repete muitas palavras, evite!
    – Muitos erros de pontuação;
    – Pesquise o uso de este e esse, não use muito nos textos;
    – Estrangeirismos entre aspas;
    – Veja o uso de “tem” no plural e singular;
    • CONCLUSÃO
    – O que deve ter:
    Retomada da tese;
    Agente, ação, meio/modo e finalidade, juntamente ao detalhamento;
    – Conectores com vírgula, lembre-se!
    – “Conclui se” escrito errado.
    Em suma, estude gramática, estrutura textual e uso de conectivos. Percebi que você possui bons argumentos (ótimo para competência 2), só faltou organizá-los.
    Enfim, espero que tenha te ajudado!
    Parabéns pela iniciativa, continue estudando e seja resilente. Não desista, você está no caminho certo. Abraço!!!

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  2. Boa tarde,achei interessante o começo de sua redação,porem ao decorrer da mesma parece que meio que se perdeu,foram bastante parágrafos e acho que passou de 30 linhas,organize-a melhor ,na pontuação ,e na conclusão ,tá boa,mas tente chamar a atenção do começo ao fim.
    Tente mostrar que não era só na pandemia que se tem esse problema,que já vinha há muito tempo,que seria o acesso que muitos não tem poucas ferramentas.

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  3. Olá, não sou muito boa, mas vou tentar corrigir!
    Primeiro, tome cuidado com a falta de vírgulas e acentuação, seu texto está enorme e só 7 vírgulas, muito cuidado!!!
    Sua redação está bem informativa o que é muito bom, mas tente colocar mais argumentos, muito mais; outra coisa é que a divisão em 5 parágrafos é algo que eu nunca vi, o normal é de 3 a 4; eu não sei se isso tira pontos, mas todo cuidado é essencial!
    A sua proposta está muito fraca, você focou em muitas informações na argumentação e se esqueceu um pouco da conclusão, faltou detalhes, como vai ser esse investimento? Vai investir em que parte da educação? Cuidado com perguntas não respondidas.
    C1: 120
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 180
    C5: 110

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  4. Olá, Tudo bem?
    Espero ajudar!
    Parabéns pela a sua redação, muito bem abordado o assunto condizente com o tema apresentado.
    Releia e revise as ideias do 1° e 3° paragrafo, a forma como escreveu não ficou tão clara ao leitor. Muito boa sua escrita e colocação de conectivos e vírgulas, Parabéns! A prática sempre leva a perfeição! Bom Trabalho!

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