Estudante

Os desafios da convivência familiar em tempos de pandemia

  • 0

  No filme  “Lilo e Stitch”, pertencente ao catálogo do Disney +, a personagem Lilo tem uma frase marcante, “Ohana quer dizer família, e família quer dizer nunca abandonar ou esquecer”. Fora da ficção, esse cenário não é o mesmo atualmente. A importância da família – base de uma sociedade – vem sendo esquecida, essa situação aumentou durante a pandemia devido a certos fatores. Dessa forma, urge analisar as causas, consequências e medidas interventivas para esse problema.

   Diante desse cenário, observa-se  que a pandemia do coronavírus, além de problemas na saúde, trouxe o aumento de complicações em problemas já existentes. Segundo o portal de notícias G1, após o início da pandemia os divórcios aumentaram em 24%. Nesse sentido, é importante ressaltar o descaso dos indivíduos com a instituição familiar, a falta de tempo e comunicação são exemplos disso. Desse modo, durante a pandemia, muitos lares não tinham convívio, e obrigados a ficarem em casa, não conseguiram manter a família de pé.

  Ademais, o individualismo é um grande pilar dessa problemática que prejudica não só essa, como outras instituições. O escritor José Saramago, na sua obra Ensaio sobre Cegueira, metaforizou uma sociedade que está alheia dos problemas ao seu redor. Sob esse viés, nota-se que as pessoas estão focadas apenas no `si próprio` e esquecem que deve haver uma convivência, um trabalho em grupo com sua família. Diante disso, a sociedade se perde, pois se não há um bom convívio familiar, não há um bom convívio social.

  Infere-se, portanto, que a mídia, como plataforma de grande influência no país, deve promover campanhas publicitárias, por meio da TV, rádios e jornais, que falem sobre a importância do convívio e da conversa familiar, a fim de atenuar os obstáculos gerados antes, durante e depois da pandemia.  Além disso,  é deve dos pais e mães, sejam eles casal hetero, homossexual ou solteiros, educar seus filhos de modo que eles entendam o quão a família é importante, assim, um melhor lar será   formado, e essa instituição continuara a existir. Por fim, a frase da Lilo será aplicada no contexto social brasileiro.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá!!!!! tudo bem??? espero que esteja…não sou profissional, mas vou tentar te ajudar com o pouco que sei…
    Sua introdução está muito boa, o uso do repertório foi muito legal, argumentou bem um conselho que deixo é que aqui é um ótimo parágrafo para deixar o que será argumentado no decorrer do seu texto, pois os corretores costumam ler muitas redações, inclusive, os do ENEM, então, sempre tente colocar em sua tese os pontos/problemas…fora isso sua intro tá muito legal.
    Nos demais parágrafos estão muito bem organizados, alguns erros de coesão, mas que com a prática você melhorar, um conselho que dou é que use e abuse de conectivos, eles ajudam muito na coesão do texto.
    Por fim, sua conclusão ficou bem completa, não senti falta de nenhum agente!! Parabénss!!!! continue praticando e nunca desista de seus sonhos!

    • 1
  2. Introdução: O repertório sociocultural é pertinente ao tema e foi usado de forma produtiva. Acho que ficaria melhor juntar a segunda e terceira frase para deixar a leitura mais fluida sem a interrupção do ponto final: “Fora da ficção, esse cenário não é o mesmo atualmente, visto que a importância da família – base de uma sociedade – vem sendo esquecida, e essa situação aumentou durante a pandemia devido a certos fatores.” Para demonstrar que houve um bom planejamento de texto, é aconselhável apresentar na introdução os argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos.
    Desenvolvimento 1: Ao apresentar o tópico frasal, você poderia ter sido mais específica e deixado claro quais são os problemas que a pandemia provocou, assim o texto não pareceria superficial. Evite a repetição de termos (problemas). O repertório tem relação com o tema, mas não foi bem aproveitado, já que você apenas citou os dados. Achei que o parágrafo ficou muito descritivo e pouco argumentativo, procure expor indiretamente sua opinião em relação ao problema.
    Desenvolvimento 2: O tópico frasal e o repertório foram bem apresentados. Só achei que o parágrafo ficou meio curto, o que fez com que outras questões sobre o tema não fossem exploradas; você poderia citar, por exemplo, a relação entre os pais e os filhos que estudaram em casa com o EAD, e sobre como a violência doméstica aumentou durante a pandemia.
    Conclusão: A primeira proposta de intervenção está completa com os 5 elementos. Há alguns erros de escrita: deve (dever) e continuara (continuará).
    Nota: 880
    Competência 1: 160
    Competência 2: 180
    Competência 3: 140
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.