O ilustre poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “No meio do caminho”, retrata, de modo figurado, os obstáculos que o ser humano encontra ao longo de sua jornada. De maneira análoga à obra literária, pode-se associar tais obstáculos aos desafios da conquista do primeiro emprego, presente na sociedade brasílica. Assim, é profícuo analisar a negligência governamental e a falta de capacitação dos cidadãos que contribui para a persistência do revés.
Mormente, é imperioso destacar a inoperância governamental como peça-chave do empecilho. Acerca disso, o sociólogo francês, Émille Durkheim, afirma que é dever do Estado gerenciar questões relacionadas ao progresso social. Entretanto, nota-se que a difícil inserção dos indivíduos no mercado de trabalho, é em grande parte, fruto da exígua atuação estatal, que não disponibiliza cursos e treinamento profissionais gratuitamente para aqueles em situação de vulnerabilidade, visto que não possuem recursos financeiros para investir em sua carreira profissional. Logo, é mister que ações diligentes sejam capazes de atenuar o problema.
Outrossim, é válido salientar que a insuficiência qualificação profissional atua como coadjuvante no imbróglio. Nesse viés, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 74,6% dos brasileiros não se importam em realizar cursos de capacitação profissional. Com base nesse dado expressivo, vê-se uma nação cada vez mais afetada pelo desemprego, pois as empresas buscam profissionais que tenham interesse constante em se atualizar em sua área de interesse. Tal questão, tem por efeito um aumento exponencial nos índices de desocupação trabalhista. Destarte, enquanto esse cenário permanecer vigente difícil será a resolução desse desafio.
Infere-se, portanto, que medidas precisam ser postas em vigor para mitigar o óbice. Urge, dessa maneira, que o Governo Federal, – órgão responsável por todo o desenvolvimento nacional-, em parcerias com organizações privadas, promova cursos de qualificação profissional, por meio de projetos sociais, ao qual será proporcionado de forma gratuita e expandindo-se, especialmente, nas áreas periféricas. Dessa maneira, observa-se uma sociedade que todos tem igual direito de se qualificar para se integrar no âmbito empresarial, e, somente assim, o desemprego não será mais um estorvo.
Larissa_psi
Olá, primeiramente parabéns pela redação, achei que ficou muito boa. Infelizmente eu não tenho as melhores competências para avaliar seu trabalho, mas irei fazer alguns comentários que podem ser interessantes para você. Ok?! Bora lá então.
Primeiro parágrafo
Gostei desse parágrafo, trouxe a ideia de forma sucinta e com conteúdo.
Segundo parágrafo
Nada a dizer
Terceiro parágrafo
Nada a dizer
Quarto parágrafo
“Urge, dessa maneira, que o Governo Federal, – órgão responsável por todo o desenvolvimento nacional-,” seria interessante ou usar o travessão ou a vírgula.
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
200
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
200
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
200
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
200
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
200
Total: 1000
Observações gerais: Seu repertório é muito bom, parabéns! Achei uma das melhores redações que eu li! Continue assim, você está no caminho certo.
Projeto Redação
Introdução:
• O ilustre poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “No meio do caminho”, retrata, de modo figurado, os obstáculos que o ser humano encontra ao longo de sua jornada. De maneira análoga à obra literária, pode-se associar tais obstáculos aos desafios da conquista do primeiro emprego, presente na sociedade brasílica. Assim, é profícuo [1] analisar a negligência governamental e a falta de capacitação dos cidadãos que contribui para a persistência do revés.
Obs.:
• Perfeita.
• Aconselho a usar palavras mais conhecidas, não é porque o corretor do ENEM é formado em Letras que ele irá saber o significado de todas as palavras que existem. Então, para não causar uma dificuldade na leitura dele e pra que ele não tire ponto seu, aconselho a fazer isso.
Desenvolvimento 01:
• Mormente, é imperioso destacar a inoperância governamental como peça-chave do empecilho. [1] Acerca disso, o sociólogo francês, Émille Durkheim, afirma que é dever do Estado gerenciar questões relacionadas ao progresso social. Entretanto, nota-se que a difícil inserção dos indivíduos no mercado de trabalho, [2] é [3] em grande parte, fruto da exígua atuação estatal, que não disponibiliza cursos e treinamento [4] profissionais gratuitamente para aqueles em situação de vulnerabilidade, visto que não possuem recursos financeiros para investir em sua carreira profissional. Logo, é mister que ações diligentes sejam capazes de atenuar o problema.
Obs.:
• 1 – Deixe o seu tópico frasal mais claro, se não perderá pontos na c3. Se faça perguntas para não deixar a ideia vaga, como “que empecilho”? O do primeiro emprego.
• 2 – Equívoco de vírgula.
• 3 – Ausência de vírgula.
• treinamentos*. Se atente à concordância.
Desenvolvimento 02:
• Outrossim, é válido salientar que a insuficiência qualificação profissional atua como coadjuvante no imbróglio. [1] Nesse viés, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 74,6% dos brasileiros não se importam em realizar cursos de capacitação profissional. Com base nesse dado expressivo, vê-se uma nação cada vez mais afetada pelo desemprego, pois as empresas buscam profissionais que tenham interesse constante em se atualizar em sua área de interesse. Tal questão, [2] tem por efeito um aumento exponencial nos índices de desocupação trabalhista. Destarte, enquanto esse cenário permanecer vigente [3] difícil será a resolução desse desafio.
Obs.:
• 1 – Mesma coisa do desenvolvimento 01, se pergunte.
• 2 – Equívoco de vírgula. Período bem pequeno, né? Cuidado, pequeno deve ser o tópico frasal, os outros não.
• 3 – Ausência de vírgula.
Conclusão:
• Infere-se, portanto, que medidas precisam ser postas em vigor para mitigar o óbice. Urge, dessa maneira, que o Governo Federal, [1] – órgão responsável por todo o desenvolvimento nacional-, [2] em parcerias com organizações privadas, promova cursos de qualificação profissional, por meio de projetos sociais, ao qual [3] será [4] proporcionado [5] de forma gratuita e expandindo-se, especialmente, nas áreas periféricas. Dessa maneira, observa-se uma sociedade que todos tem igual direito de se qualificar para se integrar no âmbito empresarial, e, somente assim, o desemprego não será mais um estorvo.
Obs.:
• 1 – As iniciais de “governo federal” são minúsculas. Dê uma pesquisada no Google.
• 2 – Isso é desperdício de linhas, foque em detalhar o MEIO, pois é o mais importante.
• 3 – os quais*.
• 4 – serão*.
• 5 – proporcionados*.
• O que terá nesses projetos sociais? Detalhe.
Nota:
c1: 160
c2: 200
c3: 160
c4: 200
c5: 160
Total: 880//
Laysaa0
Olá, tudo bem?
A sua redação está excelente, parabéns!!
– Usou a forma culta formal;
– Uso de pontuações corretas;
– Ótimo desenvolvimento (nos dois D) e por fim
– A conclusão que está ótima e bem elaborada.
Há, eu daria 1000 para a sua redação, em minha opinião ela está perfeita, continue assim.
Parabéns novamente!! Bons estudos e espero ter ajudado. ;)