Na obra “A república” escrita pelo filósofo grego Platão, é retratada à busca de Sócrates, baseada na necessidade de encontrar uma maneira capaz de garantir uma sociedade harmoniosa visto que, não haja interesses pessoais e disputas particulares, protegendo-a do caos por completo. Entretanto, o que se observa na contemporaneidade é o oposto, uma vez que os desafios do processo de alfabetização no Brasil apresentam barreiras as quais dificultam a concretização dos planos de Sócrates. Esse cenário antagônico é fruto da desigualdade social assim como às disparidades regionais. Acerca da problemática cabe analisar causas e buscar soluções para a reversão deste quadro.
Precipuamente, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apenas 7% da população brasileira com 15 anos ou mais considera-se analfabeta. A alfabetização é o processo que permite que o desenvolvimento e fundamentação da vida de todos os cidadãos. Conquanto, hodiernamente, a estratificação social assim como a desigualdade exercem sobre a sociedade a segregação dessa parcela da população que, de certo modo ficou isenta de seus direitos. Assim, pessoas com baixo nível de alfabetização são marginalizados e não tem acesso à ambientes profissionais e até mesmo pessoais.
Ademais, as disparidades regionais são um segundo fator que colaboram com o crescimento das taxas de analfabetismo visto que são notórias as diferenças na educação oferecida nos demais estados brasileiros. Segundo o Ministério da Educação (MEC), Inep e Doeb de 2014 e 2016 mostram que a Nordeste e Região Norte ficaram abaixo da média brasileira nos níveis de proficiência em Leitura e Matemática em 2014 e 2016 e em escrita em 2016. Outrossim, tais dados são reflexos das desigualdades presentes na organização social pois, o Nordeste com alto índice de pobreza e desemprego, apresenta o maior índice de analfabetismo do país.
Faz-se mister que são necessárias medidas para a reversão dessa problemática. Cabe ao governo, entidade responsável por garantir o bem-estar social da população, destinar mais recursos para providências básicas acerca da alfabetização do país, por intermédio do Ministério da Educação, com o fito de diminuir o índice de analfabetização. Tais como o maior investimento para novas turmas de jovens e adultos que não completaram o ensino médio, assim como criação de programas que visem por meio de políticas públicas a efetividade de cursos para educação básica. Para que dessa forma, seja amenizada essa problemática tão repercutida na sociedade brasileira.
julia.goulart
a introdução começou com um bom exemplo e apresentou o tema, mas deixou a entender que os planos de Sócrates são para hoje, como se ele ainda estivesse vivo.
no desenvolvimento foram levantados bons pontos e fez citação a órgãos do governo, o que da uma valorizada na redação, e gostei da proposta de intervenção também.
Parabens, ficou muito boa
Jffgg
oi espero ajuda
Na sua redação vc repetiu a expressão Visto que Duas vezes , não tira ponto, mas toma cuidado tente aumenta seu repertorio. No final do D1 vc falou sobre “ambientes profissionais e até mesmo pessoais.” Da até pra entender como a falta de educação atrapalha na vida profissional. mas no ambiente pessoas, faltou dá uma ideia de como atrapalha nesse ambiente, já que vc o trouxe.
vitoriamilhomesz
INTRODUÇÃO: A explicação da obra “A república” ficou um pouco confusa e também longa demais.
“…apresentam barreiras as quais dificultam a concretização dos planos de Sócrates.*
*Ficou um tanto quanto estranha essa frase. Parece que Sócrates ainda existe e ainda corre atrás desse plano. Você poderia escrever dessa forma: “…apresentam barreiras DAS quais dificultam ESSE PROCESSO.”
De resto sua introdução ficou boa e você soube expor o tema e a tese.
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I DESENVOLVIMENTO: “Precipuamente” Significa “Principalmente”… Não cabe ao contexto que você a colocou.
” apenas 7% da população brasileira com 15 anos ou mais considera-se analfabeta. “*
* Neste ponto, você praticamente discorda da sua tese ao utilizar a palavra apenas. Esse dado não ficou bem colocado ou você errou nas palavras.
” A alfabetização é o processo que permite que o desenvolvimento e fundamentação da vida de todos os cidadãos.”**
**Período totalmente solto no paragrafo. Não há conexão com os outros períodos.
” Assim, pessoas com baixo nível de alfabetização são marginalizados e não tem acesso à ambientes profissionais e até mesmo pessoais.”***
***Dê um exemplo disso.
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II DESENVOVIMENTO: “mostram que” Não é necessário o uso dessas duas palavras. Coloque apenas “A região Nordeste…”
” apresenta o maior índice de analfabetismo do país.****
****Coloque um dado que mostre isso.
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CONCLUSÃO: Ficou boa e possui os 5 critérios exigidos.
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PARABÉNS!!!!!!!!