No filme “Uma lição de vida, aborda a trajetória do protagonista já adulto ao ingressar na escola, porém encontra resistência por parte da sociedade, devido a sua idade e condição social. Da mesma forma no Brasil, alfabetização adulta, embora difusa encontra obstáculos em fatores socioculturais e econômicas, pela discriminação da sociedade e a vulnerabilidade econômica de seus estudantes.
A priori, vale ressaltar que a educação, segundo a constituição, é direito de todos, portanto seria de razão do indivíduo poder acessa-la a qualquer idade, o que não ocorre em sua totalidade, em decorrência da discriminação social em exigir determinados padrões diante de seus pertencentes, segundo psicóloga Cecilia Coutinho, em entrevista ao site “Portal Novo”, o que faz um jovem adulto é o papel que ele assume na sociedade. Ao ter uma vida profissional e se sustentar. É a partir dessa visão geral que, é constituído uma barreira contínua, entre a educação e a seus cidadãos trabalhadores.
Outro assim, é preciso compreender esses desafios de um âmbito econômico, que se manifesta devido a vulnerabilidade da família e na segregação do conhecimento. Sendo tais, cicatrizes de um contexto histórico marcado pela educação aos mais abastados, privado aos trabalhadores e servos, que precisavam trabalhar para sobreviver. Assim sendo, que nos dias atuais, se manifeste de forma a dificultar o acesso, com responsabilidade de sustento e cuidado de sua família, que impede total energia para o aprendizado e desânimo.
Portanto, a alfabetização na fase adulta encontra desafios que vai além da falta de interesse, e se externa devido fatores econômicos e socioculturais. Dessa forma é necessário que instituições públicas e as mídias cooperem para acabar com o preconceito da sociedade, através de propagandas de incentivo ao retorno ao ensino e de sua importância dentro e fora da sociedade, para que se construa um indivíduo melhor, afim de despertar um sentimento de pertencimento e erradicar o preconceito. Ademais, o governo, deve se aplicar na criação de projetos de ajuda financeira à adultos, que manifestem a vontade de se alfabetizar e que não possuem dificuldades financeiras e mentais de se manter estudando, afim de incentivar a volta a educação. Para que assim como no filme “Uma lição de vida”, os estudantes possam enfim terem acesso a mais possibilidades, que a educação permite.
beatrizbg
Olá, bom dia
Sobre a introdução:
Você cometeu um erro pequeno com o uso do artigo. No lugar do “No”, deveria ter usado “o” e esqueceu de completar as aspas e um de concordância. No lugar do “porém” você deveria ter continuado sua frase com o “que”, porque você segue descrevendo/explicando sobre o filme e não contradizendo algo. Também evite repetir palavras, especialmente em um mesmo parágrafo, os corretores tiram pontos por isso (Você repetiu a palavra “adulto”).
Sobre o desenvolvimento 1:
Nomes de documentos, períodos históricos e etc devem ser escritos com letra maiúscula. Imagina que é como se esses fossem os nomes deles, assim como teu é Dauany e o meu Beatriz.
Cuidado com períodos longos demais. A falta do ponto final meio que deixa teu texto corrido demais, o que acaba prejudicando tua argumentação. No início do parágrafo, você começa com “A priori, vale ressaltar que a educação, segundo a constituição, é direito de todos,” e continua com o uso da vírgula, se tivesse usado o ponto final teu período teria ficado menor e já serviria como tópico frasal também.
Sobre o desenvolvimento 2:
“Sendo tais, cicatrizes de um contexto histórico marcado pela educação aos mais abastados, privado aos trabalhadores e servos, que precisavam trabalhar para sobreviver.” Nessa parte ficou confuso o que você quis dizer, porque logo após dizer que a educação era direcionada à elite, você coloca a privação que a classe mais pobre sofreu sem uma conexão. Poderia ter escrito:
“Sendo tais, as cicatrizes (…) marcado pela educação aos mais abastasdos, que como resultado privou os trabalhadores (…)”
Sobre a conclusão:
Faltou especificar o agente. Você precisa pontuar quem seria motor da sua proposta (Por ex: Um dos Ministérios ou a mídia, como você já cita) e detalhar mais. Consegui identificar o que você propos e a finalidade que fosse feito, mas não como.
No geral:
Dá uma revisada no uso da vírgula, você acaba esquecendo algumas, cuidado com o tamanho dos períodos para não prejudicar tua argumentação. Revisar coêrencia e coesão textual vai te ajudar com isso. É legal que tu sempre use conectivos para ligar tuas ideias e ter pontuado o filme no final criou um retorno ao teu texto interessante.
Dica: Uma coisa que ajuda bastante é reler as redações que tiraram nota 1000 nos anos anteriores. Observar a estrutura ajuda a desenvolver uma que melhor se encaixa contigo.
Boa sorte com os estudos e é isso :)
Glaucian
No filme(O filme) “Uma lição de vida(“),(sem vírgula, não separa sujeito do verbo) aborda a trajetória do protagonista já adulto ao ingressar na escola, porém encontra (quem encontra? use termos para retomar de quem está falando)resistência por parte da sociedade, devido a sua idade e condição social. Da mesma forma no Brasil, alfabetização adulta, embora difusa(vírgula) encontra obstáculos em fatores socioculturais e econômicas (econômicos – deve-se estar em concordância com “fatores”), pela discriminação da sociedade e a vulnerabilidade econômica( repetição) de seus estudantes.
A priori, vale ressaltar que a educação, segundo a constituição(Constituição é maiúsculo e é a COnstituição de qual país? – use: COnstituição brasileira, COntituição Federal ou Constituição cidadã) , é direito de todos(todos quem? os cidadãos? todos os animais?), portanto seria de razão (seria de razão? oq vc quis dizer? n fez sentido)do indivíduo poder acessa-la(acento) a (em)qualquer idade, o que não ocorre em sua totalidade, em decorrência da discriminação social em exigir determinados padrões diante de seus pertencentes, segundo psicóloga Cecilia Coutinho, em entrevista ao site “Portal Novo”, o que faz um jovem adulto é o papel que ele assume na sociedade. Ao ter uma vida profissional e se sustentar. É a partir dessa visão geral que, é constituído uma barreira contínua, entre a educação e a seus cidadãos trabalhadores.(Seu paragrafo é problemático. Ele possui somente dois períodos? cadê os pontos finais? completamente desarticulado. Você deve ter, no mínimo, 4 períodos: Tópico frasal, repertório, contextualização e problematização/finalização)
Outro assim(outrossim), é preciso compreender esses desafios (a partir de) de um âmbito econômico, que se manifesta devido a vulnerabilidade da família e na segregação do conhecimento. Sendo tais, cicatrizes de um contexto histórico marcado pela educação aos mais abastados(???), privado aos trabalhadores e servos, que precisavam trabalhar para sobreviver. Assim sendo, que(—) nos dias atuais, se manifeste de forma a dificultar o acesso, com responsabilidade de sustento e cuidado de sua família, que impede total energia para o aprendizado e desânimo.(??) Você usa um repertório problemático, qual o contexto histírco? de onde são essas raízes?)
Portanto, a alfabetização na fase adulta encontra desafios que vai além da falta de interesse, e se externa devido fatores econômicos e socioculturais. Dessa forma(vírgula) é necessário que instituições públicas e as mídias(AGENTES) cooperem(cooperar é a sua ação?) para acabar com o preconceito da sociedade, através(ATRAVÉS significa: por trás de alguma coisa, o que não faz sentido na redação, usa-se: por meio)de propagandas de incentivo ao retorno ao ensino e de sua importância dentro e fora da sociedade, para que se construa um indivíduo melhor, afim(finalidade) de despertar um sentimento de pertencimento e erradicar o preconceito.(você falou que o problema não era simplesmente de desinteresse, ficou contraditório, não acha?) Ademais, o governo, deve se(—) aplicar na criação de projetos de ajuda financeira à (aos) adultos, que manifestem a vontade de se alfabetizar e que não possuem(possuam) dificuldades financeiras e mentais de se (–)manter estudando, afim de incentivar a volta a educação. Para que assim(virgula) como no filme “Uma lição de vida”, os estudantes possam enfim terem acesso a mais possibilidades(sem vírgula), que a educação permite.
Competência 1 — Diversos erros gramaticais, incluindo: acentos, crase, concordância, grafia incorreta, sintaxe, semântica etc. — 120 pontos
Competência 2 — Respeita os limites estruturais, porém não usa repertório legitimado, produtivo e pertinente.- 120 pontos
Competência 3 — Articulação de sentido dos argumentos um pouco precário– 160 pontos
COMPETÊNCIA 4 – Repetição de algumas palavras, mas o texto em geral é coeso. 200 pontos
Competência 5 – Duas propostas de intervenção e nenhuma detalhada. faça só uma, mas detalhe ela com os elementos necessários – 160
Pontuação geral e comentário geral: 760. VOcê precisa planejar seu texto um pouco melhor antes de produzi-lo. está claro que você conhece bem a estrutura do Enem, mas revise seus argumentos, ideias e principalmente a sua gramática, que pode ser seu pior inimigo no dia da prova!