No filme “Nem que a vaca tussa”, da Disney, a personagem Pearl teme pela perda de sua singela propriedade rural, a fazenda “Pedaço do céu”, a qual vai a leilão após um acúmulo de dívidas. Fora da ficção, os pequenos agricultores também sofrem desafios, uma vez que a agricultura familiar tem sua atuação comprometida no Brasil. Acerca disso, a falta de apoio governamental e o interesse financeiro destacam-se como causadores de tal problemática.
A princípio, pode-se afirmar que o governo do país não presta o devido suporte aos pequenos produtores, ao favorecer os grandes latifundiários. Sob tal perspectiva, de acordo com o Censo Agropecuário, de 2017, os estabelecimentos de agricultura familiar produzem uma parcela significativa dos alimentos consumidos pelos brasileiros: 80% da produção de mandioca e 42% da de feijão, por exemplo. Esses dados demonstram a importância desses produtores para o abastecimento interno, no entanto, os governantes aparentam não valorizá-los. Isso porque a economia brasileira é orientada visando atender ao mercado externo e, com essa infeliz política agrícola favorecedora da exportação, os agricultores familiares perdem espaço. Logo, é fundamental que os interesses nacionais sejam equilibrados.
Outrossim, é igualmente preciso apontar a ânsia por lucro como outro contribuinte para esse impasse. Nesse sentido, segundo o líder pacifista Mahatma Gandhi: “A terra provê o suficiente para as necessidades de cada um, mas não para a ganância dos homens”. A partir dessa abordagem, fica claro que, apesar do extenso território brasileiro, a busca desenfreada por riquezas impossibilita a distribuição igualitária de terras. Consequentemente, surgem conflitos no campo, em que os pequenos proprietários são vítimas de opressão e até de violência, de forma que se veem obrigados a deixar seus territórios. Com base nisso, conclui-se que tais agricultores precisam de proteção.
Portanto, medidas são necessárias para a resolução dessa adversidade. A fim de garantir apoio financeiro aos proprietários da agricultura familiar, urge que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento crie programas de auxílio para essa população, por meio do direcionamento de verbas. Essa ação deverá ocorrer principalmente durante os períodos de estiagem, já que nessa época do ano a produção é prejudicada. Ademais, é preciso que a violência no campo seja combatida mediante punições contra os criminosos. Só assim, como Pearl conseguiu manter sua fazenda, os pequenos produtores rurais também prosperarão no país.
Nildaline Rocha
Olá
-Comentários iniciais-
Introdução
“No filme “Nem que a vaca tussa”, da Disney, a personagem Pearl teme pela perda de sua singela propriedade rural, a fazenda “Pedaço do céu”, a qual vai a leilão após um acúmulo de dívidas. Fora da ficção, os pequenos agricultores também sofrem desafios, uma vez que a agricultura familiar tem sua atuação comprometida no Brasil. Acerca disso,(1) a falta de apoio governamental e o interesse financeiro destacam-se como causadores de tal problemática.”(2)
1- bom conectivo mas, não sei se é o mais indicado para essa parte do texto, prefira algo como ” nesse contexto, nesse sentido, diante disso, assim,etc.
2- Sua introdução está simplesmente perfeita, além de completa :
apresenta um repertório sociocultural legitimado, pertinente ao tema e produtivo;
problematização, unindo o repertório à discussão do primeiro parágrafo;
tese explícita ( o que deixa claro para o corretor de que você fez um projeto de texto)
Até aqui, zero erros de gramática
Desenvolvimento 1
“A princípio, pode-se afirmar(1) que o governo do país não presta o devido suporte aos pequenos produtores,(2) ao favorecer os grandes latifundiários. Sob tal perspectiva, de acordo com o Censo Agropecuário, de 2017, os estabelecimentos de agricultura familiar produzem uma parcela significativa dos alimentos consumidos pelos brasileiros: 80% da produção de mandioca e 42% da de feijão, por exemplo. Esses dados demonstram a importância desses produtores para o abastecimento interno, no entanto, os governantes aparentam não valorizá-los. Isso porque a economia brasileira é orientada visando atender ao mercado externo e, com essa infeliz(3) política agrícola favorecedora da exportação, os agricultores familiares perdem espaço. Logo, é fundamental que os interesses nacionais sejam equilibrados.”(4)
1- substitua por uma expressão como: observa-se, nota-se, é evidente, é inegável, percebe-se, entre outras
2- retire a vírgula
3- eu sei que opinião é algo individual mas, talvez esse adjetivo não seja o ideal para o contexto redação Enem. Diante disso, substitua-o por “lamentável” por exemplo.
4- ótimo repertório, legitimado, pertinente e produtivo.
Seu desenvolvimento 1 é digno de aplausos, pois está muito bom, mas, preste atenção no seguinte detalhe: a marca de autoria ( faltou deixa-la mais evidente, por meio do uso de adjetivos, mais de 2 seria o ideal)
Desenvolvimento 2
“Outrossim, é igualmente preciso apontar a ânsia por lucro como outro contribuinte para esse impasse. (1)Nesse sentido, segundo o líder pacifista Mahatma Gandhi: “A terra provê o suficiente para as necessidades de cada um, mas não para a ganância dos homens”. A partir dessa abordagem, fica claro que, apesar do extenso território brasileiro, a busca desenfreada por riquezas impossibilita a distribuição igualitária de terras. Consequentemente, surgem conflitos no campo, em que os pequenos proprietários são vítimas de opressão e até de violência, de forma que se veem obrigados a deixar seus territórios. Com base nisso, conclui-se que tais agricultores precisam de proteção.”(2)
1- ótimo tópico frasal
* nenhum erro de gramática e concordância
2- novamente, dê mais autoria à sua argumentação, mediante o uso de adjetivos
* usou o repertório sociocultural legitimado muito bem, uma vez que você relaciona-o à discussão desenvolvida no parágrafo tornando-opertinente e produtivo
Proposta de intervenção
Agente ok
Ação ok
Meio/ modo ok
Detalhamento ok
Finalidade ok
” por meio do direcionamento de verbas” direcionar verbas para onde? Aos pequenos agricultores? Às propriedades rurais que desenvolvem a agricultura familiar? Ao MST ( movimento dos trabalhadores sem terra)? Explicite
Notas:
C1- 200
C2- 200
C3- 180
C4- 200
C5- 200
Parabéns, Abigail, exceto por esses dois deslizes, explanados acima, sua redação está perfeita :)
Lucas.mmmendes
Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊
Na mina humilde opinião, sua redação está ótima.
Não consegui encontrar nenhum desvio gramatical;
A tese é explícita e os argumentos são bem desenvolvidos;
Utiliza um repertório sociocultural pertinente e produtivo;
Tem (muitos) elementos coesivos; e
A proposta de intervenção tem os cinco elementos necessários (agente, ação, objetivo, modo e detalhamento).
Tenho apenas uma observação, mas não chega a ser um desvio que justifique a perda de pontos. No seguinte trecho: “Outrossim, é igualmente preciso apontar a ânsia por lucro como outro contribuinte para esse impasse”. As palavras “outrossim” e “igualmente” têm o mesmo sentido, então da forma que você escreveu ficou redundante. Sugiro retirar a palavra “igualmente”.
Com base nisso, na minha humilde opinião, você conseguiu a nota máxima. Parabéns!!!