Os desafios da adoção no Brasil

  • 0

Em “The Batman”, é contada a história de Edward Nashton e Bruce Wayne, ambos órfãos mas encarados de maneira diferente pela sociedade: isso porque enquanto Bruce era bilionário, Edward cresceu em um orfanato carente da atenção do governo e dos cidadãos locais. Longe da ficção, a situação de crianças esperando para serem acolhidas ainda é delicada. Estima-se, segundo o CNJ, que 45.758 casais e solteiros estejam na fila de espera enquanto apenas 9,4 mil crianças esperam.

Muito se é especulado sobre a burocracia no processo, mas pouco é falado sobre os obstáculos que os próprios adotantes criam. Antes da Constituição Federal de 1988, os direitos de adotados eram bagunçados e eles não eram vistos como filhos legítimos, da mesma forma como uma série de fatores dificultavam a adoção. Felizmente, com a criação do ECA, os impasses entre adotantes e adotados diminuíram significativamente.

Hodiernamente, a maior objeção ocorre na hora da adoção. Segundo o Cadastro Nacional de Adotantes, o número de candidatos é bem maior que o de jovens cadastrados. Sabe-se, no entanto, que crianças brancas, saudáveis e menores de 6 anos são as preferidas do banco de dados, bem como as que não possuem irmãos. Preferências como essas, lamentavelmente, diminuem as chances de outros menores serem escolhidas.

Portanto, é importante notar que diversos fatores são peças-chave para dificultar o processo de adoção. Sabendo disso, é importante que as mídias, com o apoio do governo, sejam um veículo para otimizar a prática adotiva, por meio de publicidade e propagandas que expressem a ideia de que adoção é um ato de amor e válido, independente da raça e condição da criança, quebrando assim paradigmas e preconceitos no sistema de acolhimento.

Compartilhar

3 Correções

  1. Acho importante deixar claro os temas que serão abordados no D1 e no D2 sem interferência de dados.
    Começar o parágrafo com elemento coesivo para ter uma chamada de atenção, como: em primeiro plano, mormente, destaca-se. Está faltando elementos coesivos para embasar sua redação, é de suma importância dentro das competências.

    • 0
  2. fique atento(a) para a conexidade da citação como a proposta da redação, eu achei a ideia de usar “the batman” interessante, porém deve ser tomado as devidas providências já que nesse caso, a citação, pouco se acrescentou ao conteúdo do texto e ocupou muito da sua introdução, ademais, acho importante aplicar sempre que puder, mais conectivos no seu texto, para faze-lo mais coeso, também procure desenvolver a estrutura mais para não deixar seus para não deixar seus parágrafos muito curtos. Fora isso, há uma coisinha ou outra para se atentar, eu não conseguirei listar porque também sou estudante e não sou muito bom em corrigir. Contanto eu gostei bastante da sua argumentação, suas frases são boas e você conseguiu transmitir bem o assunto, resta focar na parte estrutural e de coesão do texto. Bons estudos ^_^

    • 0
  3. Cuidado quanto ao tema
    Existe uma estratégia de início para não se perder não fugir do tema e não deixar de falar do tema.
    Você citou os desafios citou a adoção mas não citou o Brasil. Assim que visualizar o tema já separa, por exemplo; Desafios, Adoção e Brasil. Assim você sabe os pontos que não podem faltar nos parágrafos.
    Espero ter ajudado. BOA SORTE!!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.