Aprendiz

Os Desafios Atuais da Migração no Brasil

  • 1

A Declaração dos Direitos Humanos, de 1948, estabelece que todas as pessoas possuem o direito de deixar qualquer país. Nesse sentido, no cenário brasileiro hodierno, observa-se um grande número de migrações. Dessa forma, com o movimento migratório, novos desafios começam a surgir na questão que tange a inclusão de migrantes na sociedade, como: preconceitos gerados pela mentalidade social retrógrada e as dificuldades no aprendizado do idioma.

É de conhecimento geral que, grande parte das pessoas que migram para o Brasil sofrem, de alguma forma, preconceito. A respeito disso, sabe-se que, durante o século XX, o Nazismo foi utilizado para legitimar o discurso preconceituoso de inferioridade de uma determinada etnia. Tal fato assemelha-se ao contexto atual, em que, muitas vezes, migrantes são mal julgados e tratados de forma desrespeitosa pela sociedade, que ao invés de acolhe-los, disseminam ódio devido a sua cultura.

Em paralelo à isso, pessoas que buscam refúgio em outros países devem aprender o idioma para sua sobrevivência, o que pode se tornar um problema uma vez que necessitam da ajuda de instituições não governamentais. Consoante o conceito de Modernidade Liquida, de Zygmunt Bauman, que explica a queda das atitudes éticas pela fluidez dos valores, a fim de atender aos interesses pessoais, aumentando o individualismo. Desse modo, não só a sociedade, mas também o Estado não apresentam-se dispostos a ajuda-los e acolhe-los, por conta da individualidade exacerbada dos tempos modernos.

Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar essa situação. Para que isso ocorra, o Ministério da Cultura, juntamente com as escolas municipais devem desenvolver palestras e exposições, no que se refere a importância das diversidades culturais para alunos e pais, por meio da apresentação de trabalhos escolares sobre países, que serão coordenados pelos professores regentes. Tais palestras devem ter a presença de profissionais, com o objetivo de facilitar o entendimento sanar curiosidades. Por fim, é preciso que a comunidade brasileira olhe de forma mais otimista para a diferença, pois como constatou Hannah Arendt: “A pluralidade é lei da terra”.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá!
    Primeiramente , parabéns pela sua redação, ela está muito bem estruturada. Pela pouca experiência que tenho, tentarei te ajudar como eu posso.
    Sua introdução está ótima, ficou bem explícito seus dois argumentos, apenas uma observação: Na minha opinião, em “A declaração dos Direitos Humanos, de 1948(…), essa primeira vírgula não tinha necessidade de estar ali… perceba que sem ela, durante a leitura, a frase flui melhor
    No desenvolvimento 1, ao começar um novo parágrafo, é bom que se tenha um conectivo para ficar mais coeso. Fora isso, percebi bastante conectivos na sua redação
    Sobre os demais parágrafos, não tenho muito o que dizer, eles estão muito bons, vc trouxe citações e alusões que reforçaram sua ideia.
    Parabéns, não deixe de treinar

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.