Guerra, fome, busca por melhores condições de vida, são alguns dos fatores que levam a patriotas deixarem seus países de origem e imigrarem para outros países que possam lhe ofertar uma estabilidade ainda não alcançada em sua terra natal. Mas como serão os desafios a serem enfrentados nesse “novo mundo”? quais dificuldades irão enfrentar?
Estima-se que de 2010-2018, 774,2 mil imigrantes chegaram ao Brasil de forma legal e reconhecida pelo governo, entre eles se encontram: venezuelanos, haitianos, colombianos, bolivianos e uruguaios. A primeira barreira a ser superada é a língua, a dificuldade em conseguir se comunicar ainda é a mais persistente entre os imigrantes recém chegados ao Brasil, em alguns lugares existem escolas com a missão de ensinar o idioma brasileiro para imigrantes afim de facilitar a comunicação. A segunda barreira é a do trabalho, onde se deriva do preconceito baseado na diferença cultural e da dificuldade de comunicação, o governo disponibilizou vistos como estrangeiros para facilitar a contratação dos mesmos, no entanto, ainda é possível perceber o alto número de desempregos entre essa categoria de habitantes. Por fim, temos a dificuldade quanto a adaptação em alguns estados isso pode ocorrer pelo preconceito linguístico, cultural ou por falta de uma recepção calorosa dos nativos da terra.
Investir na educação visando a melhor adaptação dos imigrantes é de fato o primeiro passo para a derrubada dessas barreiras, uma educação onde se ensine o idioma aos imigrantes e aos nativos da terra a diversidade cultural e linguística existentes em todo mundo. Trazer fatos que estão acontecendo em todo mundo e que levam as pessoas a saírem de suas terras, com esses esclarecimentos dados a ambas as partes é possível também solucionar a dificuldade de trabalho encontrada pelos imigrantes.
Sendo assim, deve-se construir ou aperfeiçoar as escolas existente para atender ambos os públicos, os imigrante que visam uma melhora de vida no Brasil e os brasileiros que desejam conhecer outras culturas respeitando outros povos.
VitoriaMB
Olá!
C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160
C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160
C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 120
C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 120
C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160
Nota final: 720, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.
Enzo4150p
Não existe uma tese no 1° Parágrafo. Termina o primeiro parágrafo com uma pergunta não é recomendado. Você não demonstrou sua opinião no 1° parágrafo.
As informações do seu texto são bem úteis para entender a situação. Não consigo identificar uma situação-problema na sua redação.
Gostei da sua redação, mas falta sua opinião no texto.
Stefany Almeida da Silva
Oi, NÃO SOU EXPERT EM REDAÇÃO, pelo contrário, assim como vc estou aprendendo e tentando melhorar cada dia mais.
Parabéns pela redação! Gostei muito, vc apresentou fatores importantes.
Como vc disse que está em treinamento para o Enem, digo que quando vc cita “temos” no segundo parágrafo, vc se inclui no texto. No entando, apesar de ser um gênero textual que visa nossa opinião sobre determinado assunto, a linguagem DEVE ser impessoal, ou seja, na terceira pessoa sempre.
Acho que deveria organizar melhor a estrutura dos parágrafos e organizar as ideias. No texto vc deveria responder as indagações da introdução. No segundo parágrafo vc respondeu a primeira pergunta e no terceiro não respondeu à segunda pq apresentou a solução do problema ( que no Enem geralmente é apresentada na conclusão).
Mas como falei anteriormente, não sou muito boa em correções.kkkk
Meus parabéns novamente e sucesso!